Para quem trabalha durante sete horas corridas todos os dias da semana e dependendo da escala, havendo a possibilidade de trabalhar até nos finais de semanas ou feriados, prestar atenção mantendo o equilíbrio físico e mental no trânsito de Teresina é uma tarefa bastante difícil, uma vez que nos últimos anos o tráfego de veículos na capital tem crescido bastante, sem contar no dever de atender bem o passageiro que possui os mais diferentes estilos, gostos, religiões e costumes.
Tudo isso são atribuições dadas aos 1200 condutores de transporte coletivo nas ruas da cidade de Teresina. Mas para ser motorista de ônibus na cidade são necessários critérios mais específicos, como ser habilitado na categoria D e possuir o curso de Transporte Urbano e Rodoviário de Passageiros, ministrado pelo SEST/SENAT.
Segundo a coordenadora do curso em questão, Caubyra Nery, o número de profissionais que o fazem é bastante grande, isso porque todas as 13 empresas de ônibus urbanos que operam na capital possuem convênio com o órgão e sempre encaminham seus funcionários para qualificação.
Tudo isso são atribuições dadas aos 1200 condutores de transporte coletivo nas ruas da cidade de Teresina. Mas para ser motorista de ônibus na cidade são necessários critérios mais específicos, como ser habilitado na categoria D e possuir o curso de Transporte Urbano e Rodoviário de Passageiros, ministrado pelo SEST/SENAT.
Segundo a coordenadora do curso em questão, Caubyra Nery, o número de profissionais que o fazem é bastante grande, isso porque todas as 13 empresas de ônibus urbanos que operam na capital possuem convênio com o órgão e sempre encaminham seus funcionários para qualificação.
O presidente do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT), Herbert Miúra, afirmou que além de qualificação, o curso traz motivação aos funcionários. “Todas as empresas enviam seus motoristas para participarem desse curso porque é uma forma de qualificar o trabalhador e estamos sempre melhorando o desempenho do profissional em suas atividades diárias e de certa forma deixá-lo mais motivado e dedicado ao ofício”, pontuou.
A função de cobrador
O Ministério do Trabalho não atende o ofício de um cobrador de ônibus como profissão. Para o órgão, o trabalho desses homens e mulheres são apenas funções que podem ser exercidas por qualquer pessoa com ensino médio.
O Ministério do Trabalho não atende o ofício de um cobrador de ônibus como profissão. Para o órgão, o trabalho desses homens e mulheres são apenas funções que podem ser exercidas por qualquer pessoa com ensino médio.
Para os cobradores de ônibus, ser responsável pelo recolhimento do dinheiro ou do vale transporte do passageiro e a entrega do troco, pela leitura correta do passe verde e controle do interior dos ônibus (após o passageiro passar a catraca), são algumas das atribuições de um cobrador e por isso a categoria não deixa de considerar esse trabalho como uma profissão.
Para exercer a função de cobrador de ônibus em Teresina, além de ensino médio é necessário o curso de Relações Humanas para Cobrador de Transportes Urbanos e Rodoviários, também oferecido pelo SEST/SENAT.
Para exercer a função de cobrador de ônibus em Teresina, além de ensino médio é necessário o curso de Relações Humanas para Cobrador de Transportes Urbanos e Rodoviários, também oferecido pelo SEST/SENAT.
Fonte: TV Canal 13
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