Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Presidente da Etufor diz que Sistema de Integração Temporal pode ser melhorado

sexta-feira, 19 de março de 2010


O presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Ademar Gondim, reconhece que o Sistema de Integração Temporal em Fortaleza é confuso, mas lembra que se trata ainda de um projeto piloto. Segundo ele, há um estudo em andamento para melhorar o sistema integrado na Capital. ``Estamos criando alguns cenários para ver o que pode ser feito``, adianta o gestor.

Uma das possibilidades seria criar um modelo semelhante ao que é adotado em São Paulo, onde a integração é livre. Lá, o passageiro pode fazer até quatro viagens com um único bilhete. Não há combinações de linhas. O usuário pode subir em qualquer ônibus ou até mesmo no metrô. ``Estamos estudando as alternativas. Mas isso tem que ser feito com cautela. Liberar a integração como foi feito em São Paulo é arriscado.

Estamos avaliando os prós e contras``, comenta Ademar Gondim. O risco, segundo ele, seria a queda na arrecadação, que acabaria levando ao aumento da tarifa. ``Em São Paulo, a Prefeitura injeta R$ 90 milhões de reais para cobrir o sistema livre. Mesmo assim, a passagem custa R$ 2,70``, argumenta o presidente da Etufor.

Em Fortaleza, o valor da passagem é R$ 1,80. ``A gente não dá subsídio direto, mas reduz alguns tributos para conseguir manter esse valor``, diz ele. Ademar lembra ainda que a Integração Temporal é apenas uma das medidas tomadas pela Prefeitura para melhorar o sistema de transporte público.

``Na verdade, a integração maior é feita nos terminais de ônibus. Esse é o nosso diferencial. Além disso, temos a tarifa social aos domingos, a gratuidade para os portadores de deficiência. Nenhuma cidade tem todos esses aspectos``.

Fonte: O Povo online

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960