DF terá ônibus e metrô de graça aos domingos e feriados *** BRT Metropolitano de Belém receberá 265 ônibus incluindo 40 elétricos com ar e Wi-Fi *** Trem bala entre São Paulo e Rio é viável após correções, afirma secretário de Transportes *** Com R$ 12,3 bi, BNDES apoia construção da Linha 6 do metrô de São Paulo *** Governo de Pernambuco anuncia obras de alargamento da Avenida Caxangá e requalificação de estações de BRT *** Rio é cidade em que usuário gasta mais tempo para deslocamento *** Linha Visite Santos começa a circular com aprovação de turistas *** Prefeitura de São Paulo entrega 100 ônibus elétricos e avança na sustentabilidade do transporte público *** BRT de Goiânia adotará sistema de “metronização”; entenda *** Ônibus elétrico articulado inicia período de testes em Porto Alegre *** Conheça nossa página no Instagram

No Rio, Projeto para transportes recebeu nota 6 do COI.

quinta-feira, 4 de março de 2010


Um relatório da Federação das Indústrias do Rio (Firjan) sobre trânsito durante as Olimpíadas provoca polêmica. Os técnicos temem que aconteçam congestionamentos de até 140 quilômetros. O estado e a prefeitura do Rio contestaram as conclusões.

O encontro foi feito para debater o programa de transportes para as Olimpíadas de 2016. O projeto apresentado pelo Rio passou raspando no exame do Comitê Olímpico Internacional. Recebeu nota 6, sobre o máximo de dez. O plano prevê principalmente a instalação de corredores de ônibus articulados, chamados de BRT, ônibus de trânsito rápido, na sigla em inglês. O modelo existe em Curitiba e outras cidades brasileiras. Os técnicos da Firjan examinaram o projeto e apresentaram o resultado nesta quarta-feira (3).

Foi um choque. Os 140 quilômetros de congestionamento, uma notícia que sempre se associou ao trânsito de São Paulo, aconteceriam no Rio. “Uma grande parte da população se movimentaria por vans, táxis e ônibus, quando o esperado seria que a quantidade de pessoas se movimentando de trem e metrô aumentasse significativamente”, explicou Cristiano Prado, autor do projeto.
A Firjan condenou a opção que foi feita pelo transporte rodoviário, o que vai aumentar o número de vans em circulação. Os secretários de Transportes do estado e do município que participaram do projeto para as Olimpíadas não gostaram das críticas. “É uma boa provocação, mas eu discordo porque existe governo. O governo está aí justamente pra reverter as tendências ruins”, disse o secretário municipal, Alexandre Sansão. “Muitas ideias podem ser trazidas ao debate, agora, essas ideias precisam encontrar grau de realidade”, afirmou Júlio Lopes, secretário estadual de Transportes.

Fonte: G1

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960