O diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, formalizou em 2 de fevereiro, em Belo Horizonte, o início do fornecimento de diesel S-50 para a frota de ônibus da capital mineira, composta por 2.854 veículos com idade média de quatro anos e meio. O combustível tem 50 miligramas por quilo (mg/kg) de teor de enxofre em sua composição e é menos poluente que o diesel S-500, fornecido anteriormente e que tem 500 mg/kg. Sua utilização, garantiu Costa, não vai impactar na tarifa do transporte coletivo.
Em três anos, o novo combustível estará disponível para todos os veículos a diesel na capital. Em 2014, haverá substituição total para o tipo S-10 (com 10 mg de enxofre/kg) em todas as capitais e do S-50 para municípios das regiões metropolitanas. O dirigente da Petrobras reafirmou ainda que a companhia mantém o projeto de ampliar a participação no mercado de etanol.
O novo combustível (S-50) é produzido na Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O volume fornecido à capital mineira é de 10 mil metros cúbicos/mês. O S-50 já vinha sendo fornecido às cidades de São Paulo e Rio de Janeiro e às regiões metropolitanas de Fortaleza (CE), Recife (PE) e Belém (PA). Desde janeiro deste ano, além de Belo Horizonte, o combustível está sendo distribuído a Salvador, Porto Alegre e Região Metropolitana de São Paulo. A meta é que, em janeiro de 2013, seja disponibilizado um novo óleo diesel, com 10 mg/kg de teor de enxofre, para veículos novos.
O presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), Robson Abreu, disse que a nova planta resultará em incremento ainda maior na geração de emprego e renda para toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte. "Para a Fiemg, essa empreitada vai afetar positivamente toda a classe produtora. Representa para a indústria mineira a possibilidade de ampliação da geração de emprego e renda", disse.
0 comentários:
Postar um comentário