Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Em Palmas, motoristas são vítimas de stress a destratam passageiros

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010


Finda ano, entra ano, e as reclamações da população em torno do sistema de transporte público da capital se repetem: demora nos terminais, veículos lotados, necessidade de novas linhas e o alto valor da tarifa. Insatisfação é o que não falta, mas segundo o presidente da Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade (ATTM), Sílvio Portilho, o poder público está “esforçando-se ao máximo para conseguir atender todas as reclamações”.
Mas além dessas já conhecidas reclamações, uma outra está chegando nos ouvidos das autoridades. A pressa dos motoristas para cumprir os horários estabelecidos pela empresa e pela prefeitura vem gerando problemas para quem utiliza o sistema: estressados, os motoristas acabam maltratando os passageiros. Os maus tratos denunciados ao jornal O GIRASSOL vão desde ao não atendimento da solicitação de parada nos pontos, a xingamentos.
“Sempre vejo coisas absurdas. Eles andam muito rápido e perdem a paciência facilmente. Não sei para que tanta pressa!”, reclama Gleyda Miranda, que utiliza o transporte público diariamente.
O motivo para tanta correria, segundo os motoristas é o BDO – Boletim Diário de Ocorrência. “Se atrasarmos três minutos somos cobrados e recebemos uma advertência. O fiscal chega a entrar no ônibus para chamar nossa atenção na frente dos passageiros”, disse um motorista da empresa Miracema que preferiu não se identificar.
Os motoristas contam que sofrem uma grande “pressão”, e que por isso, é quase impossível – nos horários de pico – não pular alguns pontos. “A gente acaba perdendo a paciência com alguns passageiros. As escalas são péssimas e o salário é ruim”, desabafa outro.
Silvio Portilho diz que o tempo estabelecido para fazer o percurso de uma estação à outra é fruto de um estudo detalhado e minucioso. “Nós não abrimos mão do motorista cumprir os horários, pois se um ônibus atrasa, os passageiros serão afetados e eles são nossa prioridade”, declara o presidente da ATTM.
O presidente do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores de Transporte Rodoviário e Operadores de Máquinas do Estado do Tocantins (Sintromet), Antonio Carlos, conta que após a mudança do sistema, os motoristas tiveram que assumir várias funções, o que acabou sobrecarregando-os. “Não tem como não se estressar, depois de assumir a função de cobrador eles têm que verificar o cartão e auxiliar os deficientes físicos por apenas R$ 16,27 por mês. Muitos motoristas estão adoecendo com tanto desgaste”, indigna-se Antonio, que também reclama das péssimas condições de trabalho: “Não tem um banheiro e nem um lugar descente para se beber água”, completa. Esta previsto para este ano, a criação de um quiosque com banheiros e lanchonete na estação Javaé, que será administrado pelo sindicato.
Sobre o acumulo de funções, Sílvio diz que “nada está em experimentação”, e que esse modelo de sistema já funcionava em Curitiba (PR). “Nada foi inventado. Isso já existe e é normal que seja assim”, arremata.
fonte: O Girassol

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960