Pedido de reajuste da tarifa das linhas urbanas da Capital está em análise na EPTC. Ainda não há definição de valor e data para entrar em vigor.
Mesmo ainda em análise na Coordenação de Regulação de Transporte da EPTC, o pedido de reajuste das passagens da Capital, proposto pelo Sindicato das Empresas de Ônibus, já começa a ser calculado por quem depende do serviço.
Pela proposta, a tarifa subiria de R$ 2,30 para R$ 2,56 (11%). Para quem trabalha seis dias por semana e pega um ônibus para ir e outro para voltar, o valor de 48 tarifas passaria de R$ 110,40 para R$ 122,88.
Valor a ser repassado
No caso do técnico em câmara de bronzeamento artificial Renato Alves, 32 anos, os gastos serão maiores. Ele percorre as estéticas da cidade e da Região Metropolitana, usa mais de cinco ônibus por dia e paga com o dinheiro do próprio bolso.
– Se realmente aumentar esta quantia, vou ter que repassar o valor para o preço das visitas – adiantou.
Mesmo ainda em análise na Coordenação de Regulação de Transporte da EPTC, o pedido de reajuste das passagens da Capital, proposto pelo Sindicato das Empresas de Ônibus, já começa a ser calculado por quem depende do serviço.
Pela proposta, a tarifa subiria de R$ 2,30 para R$ 2,56 (11%). Para quem trabalha seis dias por semana e pega um ônibus para ir e outro para voltar, o valor de 48 tarifas passaria de R$ 110,40 para R$ 122,88.
Valor a ser repassado
No caso do técnico em câmara de bronzeamento artificial Renato Alves, 32 anos, os gastos serão maiores. Ele percorre as estéticas da cidade e da Região Metropolitana, usa mais de cinco ônibus por dia e paga com o dinheiro do próprio bolso.
– Se realmente aumentar esta quantia, vou ter que repassar o valor para o preço das visitas – adiantou.
Se uma pessoa trabalha seis dias por semana e pega um ônibus para ir e outro para voltar, em um mês, gasta 48 passagens.
- Com o valor atual da tarifa (R$ 2,30), o gasto total é de R$ 110,40.
- Com preço proposto pelo sindicato, o valor total de um mês ficaria em R$ 122,88.
- A diferença é de R$ 12,48 por mês, a mais.
2 comentários:
Na defesa do pedido, o setor também alegou que, desde o último reajuste de tarifa, os óleos lubrificantes e graxas subiram 4,30% e que os veículos (chassis e carroceria) tiveram 14% de aumento médio. O sindicato frisou, ainda, que também houve alta expressiva nos serviços terceirizados de manutenção e reparo dos ônibus.
As empresas também ressaltaram que o número de passageiros entre 2008 e 2009 permaneceu praticamente o mesmo, assim como a rodagem, mas que houve uma queda no índice de passageiro por quilômetro – IPK, já que cresceu em 400 mil o número de passagens não pagas no sistema. O ano de 2009 terminou com 6,62 milhões isentos na roleta.
Fonte: Rádio Guaíba
Graças ao TRI eles podem sempre alegar aumento de isentos na roleta, com esse cartão tudo é registrado. Independente desse numero, essas latas continuariam rodando com eles a bordo ou não, então isentos não é desculpa.
Os motoristas NÂO economizam os ônibus, aceleram demais, freiam forte, passam por todos buracos na rua e deveriam estar transportando gado. Logicamente o gasto com manutenção deve ser absurdo.Além disso o serviço é péssimo, algumas linhas são demoradas demais e cobradores mal educados.
Pessoalmente, eu evito o máximo o uso dessas latas de sardinha, sempre que posso uso minhas próprias pernas para percorrer distâncias razoáveis, acho que boicotar sempre que possível é a melhor maneira de protestar.
Postar um comentário