Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Imagem dos ônibus em SP melhoram segundo pesquisa

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

A imagem da população sobre os ônibus municipais na cidade de São Paulo melhorou entre 2008 e 2009, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira (27) pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), mas a avaliação do serviço como excelente ou bom ainda é de 50%. Outros seis setores do transporte público na região metropolitana foram avaliados, e todos apresentaram ganhos de imagem, com exceção do Metrô, avaliado como excelente ou bom nos dois anos por 82% dos entrevistados, a maior aprovação registrada. O maior ganho foi registrado nos ônibus metropolitanos – a aprovação subiu de 41% para 55%.
A avaliação foi feita com 3.376 pessoas em novembro de 2009 por meio de pesquisa domiciliar na qual os entrevistados não precisavam ser usuários do transporte e intencionais, com cotas por sexo, idade, classe social e linhas utilizadas – nas quais as pessoas precisavam ser usuárias do transporte. Além dos ônibus municipais e do Metrô, também foram avaliados os trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), os corredores de ônibus, os micro-ônibus municipais, os ônibus metropolitanos e os ônibus nos outros municípios da Grande São Paulo. Em todos os casos, a percepção do transporte como ruim ou péssimo caiu – mas em alguns casos, ainda continua alta.
Nos ônibus municipais, por exemplo, enquanto a aprovação subiu de 40% para 50%, a imagem ruim ou péssima foi de 30% para 24% entre 2008 e 2009. A menor avaliação como ruim ou péssimo foi encontrada no Metrô – mudança de 8% para 5%. Na CPTM, a variação foi de 48% para 50% na aprovação e 29% para 26% na imagem ruim; nos micro-ônibus municipais, de 40% para 51% e de 31 para 26%, respectivamente; os ônibus nos corredores variaram de 53% para 58% nas avaliações positivas e de 28% para 21% nas negativas; os ônibus metropolitanos, nos mesmos quesitos, foram de 41% para 55% e de 29% para 21%; e nos ônibus de outras cidades da Grande São Paulo a aprovação cresceu de 42% para 51% e a reprovação diminuiu de 35% para 28%.
O secretário municipal de Transportes, Alexandre de Moraes, disse que os resultados da pesquisa mostram que o esforço da prefeitura no investimento nos transportes públicos têm dado resultado. “Ela mostra que é necessário que a prefeitura volte a investir no Metrô, que são necessários corredores de ônibus, uma fiscalização mais forte e troca de veículos, a pesquisa mostra que a população se sente mais confortável em veículos mais novos”, disse ele.


Apesar de os números deste ano serem abaixo dos encontrados na mesma pesquisa no início da década, o secretário reforçou que eles são positivos. “Em 1999 tínhamos 830 mil pessoas que usavam os ônibus por dia. Hoje já chegamos a 11 milhões de ‘catracadas’ diárias. A medida que o serviço vai para todas as regiões da cidade, ele tem que aprimorar. Como agora ele vai mais longe, temos mais desafios. ”

A manutenção da aprovação do Metrô em 82% foi vista como natural para o diretor de planejamento do órgão, Marcos Kassab. “É um número bastante elevado, que conseguimos manter mesmo com o aumento significativo no número de passageiros”, afirmou. No caso da CPTM, a companhia vê a pequena elevação na imagem – levando-se em consideração os investimentos recentes – como reflexo da má imagem anterior do sistema, sendo preciso tempo para que as melhorias sejam absorvidas pela população.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960