Indignados com o aumento repentino da tarifa do transporte coletivo, estudantes de Salvador decidiram fazer uma manifestação na manhã da próxima quinta-feira (21/01). A concentração começa às 8h, na sede da Associação dos Professores Licenciados da Bahia (APLB –Sindicato), em Nazaré, de onde, após uma plenária, os estudantes seguem em passeata até Estação da Lapa, a mais movimentada da cidade.
Lá acontece uma grande manifestação com faixas, apitos e cartazes.“Vamos mostrar a nossa insatisfação com o aumento da tarifa do transporte em Salvador, uma das muitas medidas autoritárias e abusivas do prefeito João Henrique, que mais uma vez mostra que está do lado dos grandes empresários e contra a população mais pobre de Salvador. Foi assim com a aprovação do PDDU, com o aumento do transporte nos últimos três anos e o reajuste de mais de 200% da tarifa do Elevador Lacerda”, declarou o vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) na Bahia, Maurício Guimarães.
O protesto é contra a decisão da Prefeitura que, de forma unilateral, autorizou o reajuste da tarifa do transporte coletivo de R$ 2,20 para R$ 2,30, no último sábado. A medida pegou a população de surpresa e está sendo contestada também pela bancada de Oposição da Câmara Municipal, uma vez que o reajuste se deu sem a aprovação dos vereadores, conforme determina a Lei Orgânica do Município.
A manifestação está sendo organizada por entidades do movimento estudantil como a Associação Baiana de Estudantes Secundaristas (ABES), União de Estudantes da Bahia (UEB), União Baiana de Estudantes Secundaristas (UBES) e a UNE, que divulgaram um documento nesta terça-feira, criticando a postura do prefeito. Confira a íntegra do manifesto:
0 comentários:
Postar um comentário