A prefeitura deu início ontem à viagem do Transcarioca — novo nome para o corredor T5 — ao lançar, por meio da Secretaria de Obras, o edital de construção do sistema para ônibus articulados entre a Barra e a Penha. O custo está orçado em R$ 730,5 milhões. Somados aos R$ 300 milhões para desapropriações de 3.630 imóveis, a prefeitura gastará R$ 1,03 bilhão.
O projeto todo, no entanto, custará ainda mais. Em janeiro, a Secretaria de Transportes lançará outro edital, para escolha do operador do sistema, que terá de construir todas as 38 estações e arcar com a compra da frota de ônibus — estimada em cerca de R$ 155 milhões.
Esse custo sairá do bolso do consórcio que vencer a concorrência. Segundo o secretário de Obras, Luiz Antônio Guaraná, o Transcarioca será financiado pelo Programa de Aceleração do Crescimento para Mobilidade Urbana, do Ministério das Cidades.
A viagem será feita em 47 minutos pelos ônibus expressos, com apenas seis paradas ao longo dos 28 quilômetros. O tempo estimado para os paradores ainda não foi divulgado.
— Hoje demos efetivamente a largada para a construção do Transcarioca. Apresentamos o projeto ao governo federal como prioridade para o transporte público do Rio, que será sede da Copa (de 2014) — disse Guaraná, acrescentando que os recursos ainda não foram liberados, mas lançar o edital de prequalificação e o decreto de desapropriação são ações importantes para viabilizar a obra.
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