Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Mobilidade urbana é tema de reunião em Belo Horizonte

quinta-feira, 5 de novembro de 2009


O Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência (CMMCE) se reuniu na quinta-feira (29/10) na sede da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTRANS). Um dos destaques do encontro foi a participação do coordenador de Políticas Urbanas da BHTRANS, Marcelo Cintra, que expôs algumas metas do plano de mobilidade urbana para a capital. Segundo Marcelo, “é preciso integrar todos os setores da administração pública no combate às fontes de poluição”. Entre outras ações, Cintra citou o gerenciamento da demanda nos transportes públicos e as regras inseridas no novo contrato de concessão dos serviços às empresas de transportes, que estabelecem a ampliação do uso de combustíveis menos poluentes como o álcool, biodiesel e hidrogênio.

Na mesma linha, o gerente de Planejamento e Monitoramento Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), Weber Coutinho, anunciou a assinatura de importante convênio com o Instituto Nacional de Meteorologia e a instalação de duas novas Estações de Monitoramento da Qualidade do Ar. “Iniciamos neste mês o trabalho nas bases para a instalação dos containers de sustentação e as estações deveDuas outras boas notícias vieram do diretor do grupo de trabalho de Energias Renováveis do CMMCE, Rogério Siqueira.

Uma é o início do funcionamento, em novembro, da planta de geração de Biogás no Aterro Sanitário da PBH que, mesmo ainda em montagem, já gerou recursos da ordem de R$ 16 milhões para os cofres da PBH. Ele informou ainda que a MundusCarbo, empresa contratada pela SMMA para realizar o Inventário de Emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) na capital, deve concluir o trabalho também no mês de novembro.Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Ronaldo Vasconcellos, o desenvolvimento do inventário deve ser visto como a etapa mais relevante na elaboração de uma política municipal de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

Os números devem ser apresentados no dia 12 de dezembro.Presidido por Ronaldo Vasconcellos, o CMMCE é constituído por representantes da Prefeitura, Câmara Municipal, Estado, universidades, ONGs e entidades representativas da indústria e do comércio, tendo como objetivo central discutir propostas para a melhoria da qualidade de vida e preservação do meio ambiente na capital.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960