A gestão do prefeito Gilberto Kassab (DEM) estuda substituir a construção do corredor de ônibus da Avenida Celso Garcia, na zona leste, por um monotrilho elevado, mesmo modelo projetado para a extensão do Expresso Tiradentes (antigo Fura-Fila) - trens com pneus circulando em viadutos de uso exclusivo. Segundo informou ontem em audiência na Câmara Municipal Laurindo Junqueira, técnico da SPTrans e ex-secretário de Transportes de Santos e de Campinas, o prefeito deve assinar o contrato para o estudo do projeto em dezembro.
A mudança de planos, segundo Junqueira, se deve ao alto custo previsto para as desapropriações necessárias à implementação dos 30 km de via para coletivos, interligando o Parque D.Pedro II, no centro, ao Itaim Paulista, no extremo da zona leste.Junqueira argumentou ainda que o corredor pode causar impacto negativo nos imóveis do entorno, já que seriam necessárias intervenções como a construção de pontes e de viadutos a cada 10 km, além do alargamento de avenidas. Estimativa inicial apontava o custo do projeto em cerca de R$ 800 milhões. Essa situação (alto custo) levou o prefeito a reconsiderar a ideia de construir um corredor e a pedir estudos de alternativas. A opção pelo monotrilho ainda não está tomada, ponderou o técnico da SPTrans.
O corredor da Celso Garcia é o único projetado pela gestão Kassab e deveria ter sido entregue no final de 2008. A nova previsão de conclusão da obra, feita no Plano de Metas do Executivo, é 2012.Questionado pelos vereadores se a mudança para o monotrilho poderia resultar em um novo Minhocão, que acelerou a degradação da região central, Junqueira respondeu que não existem semelhanças. O monotrilho é bastante leve, alto, estreito, roda sobre trilho, é silencioso e sua capacidade de transporte é muito maior do que a dos ônibus. O projeto nada tem a ver com o Minhocão. Essa é a razão pela qual queremos buscar algo que invada o mínimo possível a cidade, justificou.
Fonte: O Estado de São Paulo
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