Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Serviço do Google Maps que indica qual transporte público pegar chega ao Rio

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

O Rio de Janeiro é a terceira cidade do Brasil a contar com o "Google Transporte Público", serviço on-line da gigante de buscas que indica aos internautas da região metropolitana qual a melhor rota, considerando ônibus, metrô e trem. O lançamento do serviço foi anunciado pelo Google e o governo do estado nesta terça-feira (22), em evento no Palácio Guanabara. A ferramenta, disponível no site Google Maps, mostra o que o usuário deve fazer para se locomover de um ponto a outro usando alternativas de transporte público. O serviço já está disponivel em outras 77 cidades do mundo, incluindo São Paulo e Belo Horizonte que já contam com a ferramenta há nove meses.
"O Rio de Janeiro é o primeiro do país a oferecer o serviço completo, com toda a região metropolitana coberta", ressaltou o gerente de produtos do Google, Marcelo Quintella, acrescentando que espera dobrar o número de linhas de ônibus cadastradas até o início de 2010.Nesta fase inicial, o sistema conta com 915 linhas de ônibus e 7.790 pontos, abrangendo mais de 40 mil quilômetros de extensão da região metropolitana do Rio. Além disso, o serviço traz informações sobre as linhas de trem e metrô, suas respectivas integrações e mais de 150 estações.
"Esse é o segundo grande lançamento que fazemos no Google Maps em todo o mundo. Poucas metrópoles têm um projeto tão bem implementado quanto aqui no Rio. Esperamos que o Google Transporte Público também possa contribuir para que o Rio seja escolhido sede dos Jogos Olímpicos de 2016", disse Alexandre Hohagen, diretor-geral do Google para a América Latina.


As principais concorrentes do Rio para sediar as Olímpiadas em 2016 não contam com essa ferramenta. "Nem Chicago, nem Tóquio, nem Madri", frisou o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes. O "Google Transporte Público" dá instruções sobre como percorrer um trajeto, além de informar o tempo estimado para completar o percurso. Ele mostra, por exemplo, até que ponto de ônibus o usuário deve andar, qual coletivo pegar e onde descer para chegar ao destino.
Ainda de acordo com a companhia, quando houver mais de uma alternativa de percurso, a ferramenta mostrará as três melhores rotas, levando em conta o tempo de viagem, número de transferências e o custo para o usuário. Os trajetos fazem também combinações entre tipos de transporte, como ônibus, metrô e trem.
Aproximadamente sete milhões de passageiros utilizam diariamente o sistema de transportes públicos da região metropolitana do Rio.
"Acreditamos que o Google Transporte Público será extremamente útil não apenas para os cidadãos do Rio, mas também para os milhões de turistas que passeiam pela Cidade Maravilhosa todos os anos", afirmou Hohagen.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960