Indignados com as péssimas condições do transporte coletivo da capital, membros da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT) realizaram na manhã de ontem um protesto ao lado do Terminal Urbano, no centro da cidade.
Durante o manifesto, o presidente da CTB no Acre, sindicalista José Chaves, argumentou que a baixa qualidade do serviço de transporte coletivo é reflexo da ganância por parte dos empresários, os quais, segundo ele, só visam o lucro.
“Como o reajuste da tarifa de ônibus foi negada pelo prefeito Raimundo Angelim, as empresas aumentaram o intervalo entre os ônibus deixando os passageiros a esperar o coletivo por mais de 40 minutos. Além disso, esses usuários acabam sendo obrigados a embarcarem em ônibus superlotados para serem transportados em pé”, contestou Chaves.
O sindicalista alega, ainda, que as empresas aumentaram o intervalo intrajornada para duas horas, explorando assim os servidores, que não recebem remuneração por esse período.
Durante o manifesto, o presidente da CTB no Acre, sindicalista José Chaves, argumentou que a baixa qualidade do serviço de transporte coletivo é reflexo da ganância por parte dos empresários, os quais, segundo ele, só visam o lucro.
“Como o reajuste da tarifa de ônibus foi negada pelo prefeito Raimundo Angelim, as empresas aumentaram o intervalo entre os ônibus deixando os passageiros a esperar o coletivo por mais de 40 minutos. Além disso, esses usuários acabam sendo obrigados a embarcarem em ônibus superlotados para serem transportados em pé”, contestou Chaves.
O sindicalista alega, ainda, que as empresas aumentaram o intervalo intrajornada para duas horas, explorando assim os servidores, que não recebem remuneração por esse período.
Sindcol divulga nota rebatendo denúncias
O Sindicato das Empresas dos Transportes Coletivos de Rio Branco, Sindcol, tem a relatar quanto o ato realizado nesta quinta feira (10) pelas Centrais Sindicais questionando a qualidade no transporte de passageiros em Rio Branco, o seguinte:
No que diz respeito á renovação de frota, até o final do mês de outubro, com a compra de trinta e quatro novos carros para as empresas, a frota será renovada em mais de 1/3.
Relativo à implantação do intervalo intrajornada (horário de duas horas de descanso para motoristas e cobradores durante o período de trabalho), o Sindcol esclarece que o horário foi implantado na carga horária, atendendo a uma reivindicação ao do Ministério Publico do Trabalho, que determinou às empresas a implantação da nova jornada trabalhista.
Com a implantação do referido intervalo, o itinerário e os horários dos coletivos não foram alterados pelas empresas, uma vez que a responsabilidade para mudar qualquer linha e horário, é da autarquia que fiscalização o sistema, a Rbtrans.
No que diz respeito á renovação de frota, até o final do mês de outubro, com a compra de trinta e quatro novos carros para as empresas, a frota será renovada em mais de 1/3.
Relativo à implantação do intervalo intrajornada (horário de duas horas de descanso para motoristas e cobradores durante o período de trabalho), o Sindcol esclarece que o horário foi implantado na carga horária, atendendo a uma reivindicação ao do Ministério Publico do Trabalho, que determinou às empresas a implantação da nova jornada trabalhista.
Com a implantação do referido intervalo, o itinerário e os horários dos coletivos não foram alterados pelas empresas, uma vez que a responsabilidade para mudar qualquer linha e horário, é da autarquia que fiscalização o sistema, a Rbtrans.
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