O secretário dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, José Luiz Portella, informou que o tempo médio de viagem para quem utiliza o transporte coletivo na região metropolitana aumentou de 61 minutos para 69 minutos, entre 1997 e 2007. Para quem usa automóveis particulares, o tempo subiu de 29 para 33 minutos.
Portella anunciou nesta quinta-feira o resultado da Pesquisa Origem e Destino 2007, que apresenta dados sobre os deslocamentos da população. Ao todo foram 30 mil entrevistas válidas e 431.658 endereços levantados referentes a locais de residência, trabalho, escola, além de origens e destinos de viagens e pontos de transferência entre modos.
De acordo com a pesquisa, em 2007 a região metropolitana tinha 19,5 milhões de habitantes, num crescimento de 16% desde 1997. A frota de automóveis particulares cresceu na mesma proporção.
Além disso, os dados apontam que, entre as pessoas com renda familiar de dois a oito salários mínimos, foram feitas 13,9 milhões de viagens diárias utilizando transporte coletivo e 11,3 mil com veículos particulares.
"O certo é o cidadão passar a deixar seu carro em casa e passar ao veículo coletivo. Por isso, o Metrô, que é uma experiência que deu certo, precisa ser ampliado", afirmou Alberto Epifani, diretor de planejamento da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Portella anunciou nesta quinta-feira o resultado da Pesquisa Origem e Destino 2007, que apresenta dados sobre os deslocamentos da população. Ao todo foram 30 mil entrevistas válidas e 431.658 endereços levantados referentes a locais de residência, trabalho, escola, além de origens e destinos de viagens e pontos de transferência entre modos.
De acordo com a pesquisa, em 2007 a região metropolitana tinha 19,5 milhões de habitantes, num crescimento de 16% desde 1997. A frota de automóveis particulares cresceu na mesma proporção.
Além disso, os dados apontam que, entre as pessoas com renda familiar de dois a oito salários mínimos, foram feitas 13,9 milhões de viagens diárias utilizando transporte coletivo e 11,3 mil com veículos particulares.
"O certo é o cidadão passar a deixar seu carro em casa e passar ao veículo coletivo. Por isso, o Metrô, que é uma experiência que deu certo, precisa ser ampliado", afirmou Alberto Epifani, diretor de planejamento da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
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