Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Biarticulados começam a circular com máscaras em Curitiba

segunda-feira, 1 de junho de 2020

Em uma iniciativa das empresas de ônibus de Curitiba, começaram a circular, nesta sexta-feira-feira (29/5), os primeiros biarticulados com “máscara”. O adesivo que simula a máscara de proteção é plotado na frente do veículo e tem como foco reforçar a prevenção contra a transmissão do novo coronavírus. Ao todo 60 biarticulados em operação na capital vão usar a máscara branca.

“É uma iniciativa para lembrar a população da importância do uso da máscara em todos os locais, incluindo nos ônibus. A campanha ressalta que estamos juntos, pensando na coletividade e em maneiras de evitar a propagação da covid-19”, diz o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto.

Serão plotados os biarticulados das empresas Sorriso, Redentor e Gloria. Em um primeiro momento serão adesivados 46 biarticulados, a maioria do eixo Norte-Sul. Na segunda fase, mais 14 de outros modelos. A iniciativa das empresas de ônibus de Curitiba tem o apoio da Urbs e Prefeitura de Curitiba.

“Essa é uma contribuição das empresas de ônibus de Curitiba no sentido de dizer que estamos juntos nessa batalha contra o coronavírus e que vamos vencer. Mas, para isso, precisamos contar com a colaboração de todos, e usar máscara é uma das ações mais importantes”, disse o presidente do Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba (Setransp), Mauricio Gulin.

A campanha traz, em destaque, a frase Use Máscara e a hashtag #pensenocoletivo, em alguns ônibus, e #pensenasaúde, em outros.

Nesta quinta-feira, os semáforos para pedestres também passaram a reforçar a necessidade do uso de máscara contra o vírus.

Orientações aos passageiros
A obrigatoriedade do uso da máscara está prevista em Curitiba desde o dia 17 de abril, com a entrada em vigor da resolução municipal 1/2020. Desde então, a Urbs tem orientado os passageiros sobre a medida, com letreiros nos ônibus, cartazes e faixas nos terminais, além da orientação dos fiscais da Urbs em terminais e principais estações da região central, em parceria com a Guarda Municipal e, mais recentemente, com o Exército.

A recomendação para população é evitar pegar ônibus em horários de maior movimento, sobretudo a população idosa, que é considerada grupo de risco da covid-19.

Nos terminais, os ônibus só podem sair com 50% da lotação para evitar aglomeração e o passageiro tem que respeitar a marcação que exige distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas.

O sistema de transporte opera com folga em relação à demanda, que caiu muito com a pandemia. Desde segunda-feira (25/5), no entanto, a frota foi ampliada de 65% para 80% por conta da reabertura dos shoppings. Com a retomada dos estabelecimentos, o sistema está recebendo, em média, um adicional de 8,6 mil passageiros por dia. Ontem (27/5) foram 268.999 passageiros pagantes, contra 260.427 na quarta-feira da semana passada.

READ MORE - Biarticulados começam a circular com máscaras em Curitiba

Porto Alegre terá mais 9 quilômetros de faixa exclusiva

Começa nesta sexta-feira (29), mais uma etapa de liberação de faixas exclusivas para ônibus em Porto Alegre. Serão contemplados novos trechos nas Avenidas Mauá, João Goulart, Loureiro da Silva e Ipiranga, além da região do Túnel da Conceição.

Táxis também terão autorização para usar o espaço. Ao todo, 8,9 quilômetros terão faixa azul. O funcionamento delas ocorrerá no horário das 6h às 9h e das 16h às 20h, com exceção do Túnel da Conceição, que será das 6h às 20h.

– Sendo planejadas para dar um tempo menor de deslocamento aos ônibus, sim, é uma boa medida, pois serve de atrativo para utilização desta modalidade. O usuário valoriza muito o tempo. Quanto aos táxis, é uma forma de valorizar os mesmos frente aos veículos de aplicativos. Mas só elas (as faixas) não vão resolver os problemas – avalia o engenheiro civil e doutor em Transportes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) João Fortini Albano.

Na Avenida Ipiranga, o trecho que ganhará faixa específica está localizado no sentido do bairro ao Centro entre as avenidas Antônio de Carvalho e João Pessoa. Esse é o segundo trecho da via que está ganhando espaço exclusivo para ônibus. Em janeiro de 2019, 900 metros da Ipiranga no sentido do Centro ao bairro, entre as avenidas Elias Cirne Lima e Antônio de Carvalho, receberam a pintura que identifica o espaço.

"A implantação de faixas exclusivas para o transporte coletivo é uma das principais políticas públicas para o barateamento dos custos do transporte. A 'disputa' do ônibus com o automóvel, pelo mesmo metro quadrado de asfalto, acima de tudo, é antidemocrático", destaca a Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP).

Até agora, o Programa de Priorização do Transporte Coletivo já entregou 17 quilômetros de faixa exclusiva para ônibus. A ideia da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) é ter mais 22 quilômetros em uso pela cidade.

Informações: Zero Hora
READ MORE - Porto Alegre terá mais 9 quilômetros de faixa exclusiva

No Recife, Avenida Conde da Boa Vista ganha duas novas paradas de ônibus

Duas novas paradas de ônibus entram em operação, a partir desta quinta-feira (28), na Avenida Conde da Boa Vista. Os equipamentos fazem parte das obras de requalificação da via e ficam na calçada, próximas ao Shopping Boa Vista. Os pontos são seletivos e deverão ser atendidos por 27 linhas, no sentido subúrbio/cidade da viagem. Com isso, a parada provisória instalada em frente ao Atacado dos Presentes, no mesmo sentido da via, será desativada. Confira, abaixo, como fica:

A parada nº 180321 fica em frente à loja Riachelo, logo após o cruzamento com a Rua José de Alencar, e será atendida pelas seguintes linhas:

411 – Plaza Shopping (Dantas Barreto)
414 – Torre
511 – Alto do Mandu
516 – Casa Amarela (Nova Torre)
521 – Alto Santa Isabel (Conde da Boa Vista)
524 – Sítio dos Pintos (Dois Irmãos)
531 – Casa Amarela (Rosa e Silva)
624 – Brejo (Conde da Boa Vista)
644 – Largo do Maracanã
721 – Água Fria
726 – Alto Santa Terezinha (Conde Boa Vista)
1977 – TI Pelópidas (Conde da Boa Vista)

Já a parada nº 180322 fica em frente ao Shopping Boa Vista, antes do cruzamento com a Rua Gervásio Pires. Este ponto de embarque e desembarque será atendido pelas linhas:

044 – Massangana (Boa Vista)
069 – Conjunto Catamarã
072 – Candeias (Opcional)
100 – Circular (Conde da Boa Vista/Prefeitura)
101 – Circular (Conde da Boa Vista/Rua do Sol)
243 – Vila Dois Carneiros – via Agamenon Magalhães
312 – Mustardinha
313 – San Martin (Abdias de Carvalho)
315 – Bongi
321 – Jardim São Paulo (Abdias de Carvalho)
324 – Jardim São Paulo (Piracicaba)
331 – Totó (Jardim Planalto)
332 – Totó (Abdias de Carvalho)
341 – Curado I
346 – TI TIP (Conde da Boa Vista)

Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

Informações: GRCT
READ MORE - No Recife, Avenida Conde da Boa Vista ganha duas novas paradas de ônibus

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960