Em São Paulo, Começa a inscrição para obter o Bilhete Único Especial para Trabalhador Desempregado

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Cadastro será feito pela internet e benefício garante cotas gratuitas nos ônibus municipais aos trabalhadores que tiverem recebido a última parcela do seguro-desemprego em um período de até três meses antes da solicitação. Medida beneficiará até 30 mil

Será aberto nesta segunda-feira (15) o cadastramento para os cidadãos interessados em obter o Bilhete Único Especial para Trabalhador Desempregado. A solicitação para o benefício deve ser feita pela internet, no site da São Paulo Transporte (SPTrans) e a documentação para comprovar o direito à gratuidade deverá ser enviada pelos Correios.

A nova modalidade do bilhete irá conceder cotas gratuitas nos ônibus municipais aos trabalhadores que tiverem recebido a última parcela do seguro-desemprego em um período de até três meses antes da solicitação. 

Serão disponibilizadas 12 cotas diárias por mês por um período de no máximo três meses a quem se enquadrar nas regras para recebimento do benefício. 

Cada cota dará direito a realizar até oito embarques por dia nos ônibus municipais. Quando o passageiro voltar a trabalhar durante o período da gratuidade, ele deverá informar a SPTrans e as cotas serão canceladas.

O benefício é uma iniciativa inédita na capital paulista, e tem como objetivo facilitar o deslocamento dos trabalhadores em busca de recolocação profissional. O investimento estimado com a nova gratuidade é de R$ 20 milhões por ano e a estimativa é que entre 15 e 30 mil pessoas sejam beneficiadas pela medida por mês.

Cadastro
Para ter direito ao Bilhete Único Especial para Trabalhador Desempregado, o usuário deverá possuir um Bilhete Único cadastrado em seu nome. Os cidadãos que ainda não possuem o cadastro deverão solicitar seu cartão pela internet e indicar um posto de sua preferência para retirada.

Após fazer o pedido do cartão, o trabalhador irá acessar a opção “Benefício Desempregado” no menu do site da SPTrans para solicitar as cotas. Além do cadastro normal, o interessado deverá informar o número do seu PIS/PASEP, o número do seguro-desemprego, a data da rescisão, a data da disponibilidade da última parcela do seguro, e ainda os números da Carteira Profissional e do CNPJ da empresa em que trabalhava.

Para que o benefício alcance o maior número de interessados possível, o site também permitirá ao usuário a opção de cadastrar o CPF do antigo empregador, quando este for pessoa física, caso de empregados domésticos, por exemplo.

Feita a solicitação, se os dados do cadastro estiverem corretos e a pessoa tiver direito ao bilhete, o sistema informará o próximo passo, que será encaminhar cópias autenticadas dos documentos físicos à SPTrans pelos Correios. Depois do usuário solicitar o benefício e comprovar o direito à gratuidades, as cotas serão disponibilizadas nos cartões entre 15 e 20 dias, a partir da data de postagem dos documentos comprobatórios.

Quando houver a confirmação de recebimento das cotas, bastará levar o cartão a um equipamento de recarga para ativar seus créditos. Quem fizer o cadastramento e enviar seus documentos nesta segunda-feira (15) poderá usufruir das cotas gratuitas nos ônibus já no início do mês de março.

O interessado deverá enviar cópias do RG (frente e verso), CPF, PIS/PASEP, comprovante de residência de no máximo seis meses e uma cópia simples da consulta de Habilitação do Seguro Desemprego. A documentação deverá ser enviada por meio da Caixa Postal 77075 – CEP 01014-970.

Documentos necessários
- RG ou CNH (frente e verso)
- CPF
- PIS/PASEP
- Comprovante de Residência com CEP (máximo de 6 meses)
- Consulta de Habilitação do Seguro Desemprego (cópia simples – não precisa de autenticação).

Informações: SPTrans

Leia também sobre:

Colabore com o Blog Clicando nos anúncios da página
READ MORE - Em São Paulo, Começa a inscrição para obter o Bilhete Único Especial para Trabalhador Desempregado

No Recife, Alunos já podem solicitar carteira de estudante 2016

A Carteira de Estudantes 2016 do Grande Recife já pode ser solicitada pelos alunos do ensino Infantil, Fundamental, Médio, Técnico e de cursinhos pré-vestibulares da Região Metropolitana. Este ano, cerca de 700 mil estudantes estão aptos a retirarem o documento que garante o direito da meia passagem, através da aquisição de créditos para o Vale Eletrônico Metropolitano Estudantil (Vem Estudante) e o pagamento de meia entrada em eventos culturais e esportivos.

Para solicitar a carteira basta que a instituição de ensino preencha corretamente os dados dos alunos no sistema com informações sem abreviações e de acordo com a certidão de nascimento ou carteira de identidade. Também deve ser anexada uma foto 3x4, igual à utilizada para emissão de RG, Carteira de Trabalho ou Passaporte. 

Após esse preenchimento, os estudantes devem acessar o link da Carteira de Estudante no site do Grande Recife (www.granderecife.pe.gov.br) para gerar o boleto de pagamento. O documento poderá ser pago nos bancos do Brasil (nas seguintes redes de atendimento: agências bancárias, Internet, Autoatendimento, Correspondente MaisBB, Banco Postal nas agências dos Correios) e Caixa Econômica Federal (nas redes de atendimento: Agências lotéricas, Internet, Autoatendimento, Correspondente Caixa Aqui). A carteira é confeccionada em até 30 dias corridos, após o pagamento. A taxa para aquisição da carteira é de R$ 11,30.

É importante lembrar que os alunos devem estar matriculados em instituições de ensino localizadas na Região Metropolitana do Recife e em curso regular com duração mínima de um ano, além de freqüentar a escola regularmente.

Outro dado importante é que as solicitações poderão ser efetuadas até o dia 31 de dezembro desse ano, portanto todos os boletos deverão ser pagos, impreterivelmente, até esta data. É importante lembrar, que a carteira versão 2015 vale até o dia 31 de março deste ano. Para mais informações, os usuários devem entrar em contato com o Grande Recife no 3182-5800 ou com a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 081 0158.

Informações: GRCT


Colabore com o Blog Clicando nos anúncios da página
READ MORE - No Recife, Alunos já podem solicitar carteira de estudante 2016

Novas linhas transversais de ônibus passarão a circular em Porto Alegre

Ainda não há data definida para o início das operações, mas Porto Alegre terá quatro novas linhas transversais de ônibus nos próximos dias, informa a prefeitura. São as linhas T12, T12 A, T12.1 e T13, que beneficiarão Lomba do Pinheiro e Restinha, bairros afastadas do centro da cidade.
Foto: João Paulo Magalhaes/Divulgação PMPA

As linhas T12 e suas derivadas serão operadas pela Carris e substituirão os prefixos 314 - Restinga PUC (e suas extensões), que interligam a região da Restinga e a Lomba do Pinheiro à universidade e à Terceira Perimetral. Já a T13 substituirá a Triângulo / 24 de outubro / PUC, circulando nas zonas Norte e Leste da cidade.

A T13 e T12A, que eram circulares com outros consórcios, passarão a ter terminal na rua Albion, em frente à Carris. O itinerário será estendido a partir da Avenida Ipiranga, acessando a Cristiano Fischer, Cubanos e Albion. As demais seguem com os mesmos trajetos que tinham com os nomes anteriores.

Materiais informativos serão distribuídos aos passageiros das linhas que terão alteração.

A alteração ocorre em razão do novo sistema de transporte de Porto Alegre, implantado pela prefeitura, após a realização da licitação dos ônibus, que dividiu o serviço de transporte coletivo em quatro bacias operacionais. Três delas são dos consórcios vencedores da licitação (bacia Norte, Leste e Sul, que substituem Conorte, Unibus e STS, respectivamente), que realizam o trajeto tradicional, no sentido bairro-Centro. A outra bacia fica a cargo da Carris e corresponde às linhas transversais, que interligam zonas da cidade.

As mudanças são baseadas em estudos de planejamento de transporte da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). 

Os novos coletivos terão layout diferente do atual. As bacias serão separadas por cores. Inicialmente, Os veículos azuis trafegariam pela Zona Sul, e os vermelhos pela Zona Norte. Porém, pensando na rivalidade Gre-Nal, o prefeito José Fortunati decidiu inverter os itinerários. Isso porque a Arena do Grêmio fica na Zona Norte, e o Beira-Rio, estádio do Inter, na Zona Sul.

Os ônibus da zona Leste terão a pintura verde. Os da Carris, o tradicional ocre, próximo da cor laranja.

Informações: G1 RS


Colabore com o Blog Clicando nos anúncios da página
READ MORE - Novas linhas transversais de ônibus passarão a circular em Porto Alegre

Teresina ganha 25 novos ônibus a partir dessa terça

A solenidade de entrega acontecerá ao meio-dia, na avenida Ayrton Sena (avenida principal do Conjunto Porto Alegre). Dos 25 ônibus que serão entregues, apenas doze são climatizados.

De acordo com Carlos Daniel, superintendente da Strans, a previsão é que todas as linhas troncais, ou seja, as que levarão os passageiros dos terminais ao centro de Teresina deverão ser climatizadas. Segundo ele, a frota que circula atualmente é de 444 ônibus que estão sendo substituídos gradativamente.

Os ônibus que serão entregues nessa terça-feira começarão a circular imediatamente após a solenidade de entrega, nas linhas:

170 Poty Velho – Mocambinho
270 Mocambinho - Porto Alegre
36 Mocambinho - Promorar
618 Promorar – Shopping
615 Sacy- Shopping
723 Rodoviária Circular I

Informações: Capital Teresina


Colabore com o Blog Clicando nos anúncios da página
READ MORE - Teresina ganha 25 novos ônibus a partir dessa terça

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960