Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

São Paulo continua a priorizar os ônibus com novas medidas

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

O primeiro dia útil depois do feriado de Finados não foi nada fácil para o paulistano que saiu de carro. A CET  (Companhia de Engenharia de Tráfego) registrou, na última terça-feira (3), 128 km de congestionamento, às 9h30, quando a média para esse horário fica entre 98 km e 72 km.

A cidade teve um nó no trânsito porque, além da chuva e da volta ao trabalho, houve alterações em algumas das vias da Bela Vista, na região central

Desde segunda-feira, os  carros particulares estão proibidos de acessar o Viaduto Doutor Plínio de Queiroz, que passa sobre a Praça 14 Bis, no corredor da Avenida 9 de Julho. Apenas os ônibus vão circular na via, e em tempo integral.

A mudança se estende, também, ao Túnel Daher Elias Cutait, sob o Masp (Museu de Arte de São Paulo), na altura da Avenida Paulista. Ele ganhou um corredor de ônibus exclusivo à esquerda, deixando apenas uma faixa para os carros. No total, o novo trecho terá 2 quilômetros, nos dois sentidos.

A novidade provocou confusão nos motoristas e muitas reclamações. “Um absurdo essa mudança, sem necessidade. Faltou aviso e planejamento. Fiquei mais de dez minutos parado num trecho que levava um minuto”, disse o empresário Wagner Almeida, de 41 anos, morador na região.

A CET diz que colocou sinalização há uma semana para avisar das alterações no trânsito.

Para a companhia, a medida vai acabar com o chamado “trânsito em x” – quando carros e coletivos precisam trocar de faixas entre si – e haverá ganhos de velocidade média e tempo de viagem aos passageiros. A CET, porém, não informou quão rápida será a viagem ou o aumento da  velocidade média esperada para os ônibus.

Com esse novo trecho, sobe para 120,1 quilômetros a malha exclusiva para os coletivos. A medida faz parte da  “Operação Dá Licença Para o Ônibus”, que tem objetivo de priorizar o transporte público em detrimento dos carros.

Apenas no corredor 9 de Julho circulam 28 linhas de ônibus, com frequência média de 445 coletivos e transporte de 325 mil passageiros, em média, em dias úteis, segundo a CET.

Quem invadir esses novos trechos será punido a partir do dia 9 deste mês.  O valor da multa  é de R$ 191,54,  e  perda de sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Por Tatiana Cavalcanti
Informações: Diário de SP
READ MORE - São Paulo continua a priorizar os ônibus com novas medidas

No Rio, Obras do BRT na Avenida Brasil foram adiadas

As obras para construção do BRT TransBrasil foram adiadas para o dia 8 de novembro. Os trabalhos vão acontecer para a extensão da execução do pavimento rígido na Avenida Brasil, na altura do Caju.

Haverá ampliação da área de ocupação das obras no trecho entre a Rua Franco de Almeida e a Rua Ricardo Machado, trecho de 150m, no sentido centro. Sinalização específica será instalada para orientar e alertar os motoristas, além de painéis de mensagens variáveis, que estarão posicionados estrategicamente com a mesma finalidade.

Apoiadores de tráfego contratados e equipes da CET-Rio estarão no local para atuar não somente nos trechos da obras como também em todo o entorno. A operação de trânsito contará com 72 operadores de tráfego por turno, 45 Painéis de Mensagens Variáveis, 52 câmeras de monitoramento e 14 reboques na Av. Brasil, na Linha Vermelha e nas rotas alternativas, para desobstrução das vias em caso de enguiço ou acidente.

Serão bloqueadas quatro faixas na pista central da Avenida Brasil, sentido centro, junto ao canteiro central, entre a rua Franco de Almeida e a Rua Ricardo Machado. Será removido o canteiro divisor entre as pistas Central e lateral no referido trecho. Com isso, serão disponibilizadas 04 (quatro) faixas de rolamento em pista única para escoamento do fluxo no sentido centro.

A partir da Rua Ricardo Machado, serão retomadas as condições normais das pistas central e lateral. Visando garantir a prioridade ao transporte público, será mantido o funcionamento da faixa reversível exclusiva para ônibus no interior do piso rígido, na pista sentido Deodoro, junto ao canteiro central, da seguinte forma: Prioridade para o sentido Deodoro: das 13h às 21h, de segunda a sexta (exceto feriados) e nos domingos; Prioridade para o sentido Centro: das 05h às 12h de segunda a sexta. Principais impactos esperados no trânsito Serão esperados impactos no fluxo de tráfego da Avenida Brasil, no horário da manhã e maior intensidade na saturação da saída da Linha Amarela para a Avenida Brasil, podendo gerar reflexos na Linha Amarela.

Reversível A CET-Rio informa que será efetuada a antecipação do acesso da faixa reversível localizada no trecho Trevo das Missões-Trevo das Margaridas da Av. Brasil, por conta das obras do BRT Transbrasil. O acesso, que era localizado logo após o viaduto das Missões, será antecipado em 300 metros e ficará localizado antes do referido viaduto. A alteração será implementada no dia 03/11/15 (terça – feira) a partir das 11h, mediante a implantação de sinalização gráfica. Interdição noturna para obras no Elevado das Bandeiras A CET-Rio informa que o Elevado das Bandeiras será interditado, nos dois sentidos, para obras e manutenção.

As intervenções acontecerão nos dias 03, 04, 05, 09, 10 e 11 de novembro, das 23h50 às 5h. Durante os fechamentos, os motoristas deverão seguir pela Estrada do Joá.

Informações: Manchete Online
READ MORE - No Rio, Obras do BRT na Avenida Brasil foram adiadas

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960