Frota de ônibus de Petrolina é renovada

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Foram entregues nesta segunda-feira (28), em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, 22 ônibus para o transporte público de passageiros. A ação cumpre reivindicações de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre o Ministério Público e a gestão municipal. Os veículos começam a circular a partir da próxima segunda-feira (4).
Foto: Taisa Alencar
Dos 66 veículos da frota operante, 22 foram substituídos. “A gente fecha um compromisso assumido pelo Executivo, em relação a renovação da frota. Tínhamos um Termo de Ajustamento de Conduta e a gente está até superando em 50% o que foi ajustado. Esperamos com isso oferecer uma maior qualidade aos usuários, enquanto finalizamos o plano de mobilidade e consequentemente a licitação que vai vir para dar uma nova cara ao sistema de transporte coletivo de Petrolina”, explicou o diretor-presidente da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC), Paulo Valgueiro.

Ainda de acordo com Paulo, os ônibus já estão dentro dos padrões exigidos para cadeirantes. “Os 22 carros que estão sendo entregues, todos esses já estão preparados para acessibilidade, de forma padrão. A partir de agora, todo veículo para entrar no sistema tem que ter a acessibilidade”, disse Paulo.

Outras mudanças devem ser feitas nos próximos meses. “O Plano de Mobilidade já contempla as vias onde deverão ser utilizadas pelo sistema de transporte coletivo. Assim como os padrões mínimos de condições exigidas para circulação, esses veículos vão atender. Essa nova roupagem desses ônibus já é fruto do Plano de Mobilidade. A partir de agora vamos trabalhar o Mobi Petrolina, com os demais sistemas”, concluiu Paulo.

A gestora executiva do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo do Vale do São Francisco (Setranvasf), Rosicleia Rodrigues, a entrega dos 22 ônibus representa um avanço. “Até o ano passado tínhamos apenas três ônibus adaptados. Já em 2015, com essa renovação, temos 42. A gente fica muito feliz com essa renovação porque era uma meta da Setravans trazes novos ônibus para a população e é importantíssimo porque vamos dar mais qualidade de vida para os novos usuários”, destacou.

TAC
O Termo de Ajustamento de Conduta foi firmado em outubro de 2014 com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para a renovação da frota de ônibus da cidade. De acordo com o TAC, a gestão municipal se comprometeu em exigir das empresas de transporte coletivo, Viva Petrolina e Joalina, que os veículos com mais de 10 anos de uso fossem substituídos de forma progressiva.

Segundo dados da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC), cerca de 31.600 pessoas dependem diariamente dos veículos da frota que atendem o município. São 21 linhas de ônibus para atender aos bairros da cidade. De acordo com a EPTTC, nos horários de pico, o tempo de parada nos veículos nos terminais são reduzidos, diminuindo os intervalos entre um ônibus e outro.

Por Taisa Alencar
Informações: G1 Petrolina

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960