Tecnologia auxilia a fiscalização diária da Mobilidade Urbana na cidade de Macaé

quarta-feira, 25 de março de 2015

A tecnologia disponibilizada pela secretaria de Mobilidade Urbana, aliada à fiscalização efetiva em diversos pontos da cidade, está gerando bons resultados. Trata-se de um efeito da utilização pelos agentes de palmtops que, além da aplicação de multas, possuem uma série de aplicativos para a consulta da situação dos veículos junto aos registros de segurança pública. Como saldo, em menos de uma semana, agentes de trânsito ajudaram a recuperar dois carros identificados como roubados pelo sistema.

O primeiro veículo recuperado, com placa da cidade de São Bernardo do Campo-SP, foi identificado como estando em estado de abandono e com o status de roubado no sistema. O carro foi encontrado no Parque Valentina Miranda no final da tarde da sexta-feira (20). A descoberta só foi possível porque o agente de trânsito fazia uma ronda de moto pela Rua Abílio Miranda Diniz, na noite da quinta-feira (19), e autuou um veículo estacionado de forma irregular. No outro dia, ao passar pelo local, o veículo permanecia no mesmo lugar, apesar de ter sido autuado. Sendo assim, a consulta foi realizada por meio do palmtop e o aparelho acusou o status de “roubado”.

O segundo veículo foi recuperado na segunda-feira (23), por meio da ronda realizada por agente de trânsito, que também autuou um veículo por estacionamento irregular na Rua Artina Ribeiro, esquina com Governador Roberto Silveira. Ao consultar o sistema utilizando o palmtop, o veículo com placa de Conceição de Macabu-RJ também constava como “roubado”.

Nos dois casos, foram feitos os contatos com a supervisão de Trânsito e o 32º Batalhão de Polícia Militar, que enviou homens aos locais. A partir daí o reboque foi acionado para levar os veículos à 123º Delegacia de Polícia de Macaé, para as devidas averiguações. O veículo de Conceição de Macabu havia sido roubado na semana passada, na Rua Marechal Rondon, no Miramar, e o proprietário já foi localizado.

Fiscalização – A fiscalização ostensiva em alguns pontos da cidade também está permitindo o flagrante de desrespeito às leis de trânsito, evitando que acidentes de consequências mais graves venham a acontecer. Um exemplo disso aconteceu na última quarta-feira (18) durante as atividades de fiscalização e operação de trânsito no entorno das obras na entrada no bairro Novo Cavaleiros.

Neste caso, o agente de trânsito flagrou o comportamento imprudente de um condutor de um caminhão basculante e fez a abordagem do mesmo. Assim, ficou constatado que o veículo era conduzido por um menor, de apenas 17 anos. Por isso, foi feita a autuação de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro: dirigir veículo sem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Permissão para Dirigir (PPD) e também Permitir posse/condução do veículo a pessoa sem CNH ou PPD, sendo, neste caso, responsabilizado o proprietário do veículo. Ambas infrações são gravíssimas e, somados, os valores das multas totalizam R$ 1.149,24.

Informações: Prefeitura de Macaé

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960