Em São José dos Campos, Corredor de ônibus têm 1.600 multas em apenas um ano

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Às vésperas de completar um ano de implantação, os corredores de ônibus na região central de São José dos Campos foram responsáveis por 1.600 autuações a motoristas infratores até o mês de junho. A fiscalização no local teve início em setembro do ano passado e a via com o maior número de multas é a avenida Adhemar de Barros.
Foto: Carlos Santos/G1
O levantamento foi realizado pela secretaria de Transportes e mostra que houve queda significativa no número de autuações após o primeiro mês de fiscalização, quando foram registradas 1.220 multas pelas vias exclusivas. Já no primeiro semestre deste ano, foram 115 autuações.

Segundo a pasta, as principais irregularidades cometidas pelos motoristas foram transitar pelo corredor sem mudar de faixa e circular pelo corredor sem efetuar conversões.

Recordista
Na Adhemar de Barros, foram aplicadas 1.045 multas até o final do ano passado. Na avenida, o corredor foi implantado na faixa central e gerou reclamação de motoristas e comerciantes da região. O número de infrações no local neste ano não foi informado pela prefeitura.

A secretaria informou que apesar da redução nas infrações, a fiscalização não foi reduzida e é feita diariamente por agentes de trânsito nos principais cruzamentos. Apesar de ter anunciado a instalação de radares nos corredores, a prefeitura informou que não há previsão para que isso ocorra, uma vez que o edital para contratação do serviço foi suspenso para ser revisto.

Motoristas
Quem trafega pela região diariamente, diz estar mais acostumado com as mudanças, mas mesmo após quase um ano, ainda há reclamações em alguns pontos. Para o taxista Marcos Figueira Jajá, de 41 anos, o corredor na Adhemar de Barros faz com o que o motorista mude de faixa constantemente, atrapalhando a fluidez do tráfego.

"Na José Longo, também, tem um hospital em frente ao corredor, onde não tem ponto de embarque e desembarque. Alguns taxistas que trabalham comigo já levaram multa por esperar passageiros por ali", afirmou.

Implantação
Os corredores exclusivos para coletivos foram implantados no dia 27 de julho em 10 avenidas da região central. Por esses corredores trafegam cerca de 70% das linhas de transporte público que circulam na cidade. Com a medida, as viagens foram reduzidas entre 8 e 15 minutos em média.

Daniel Corrá
Informações: G1 Vale do Paraíba e Região

Leia também sobre:

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960