Em Sorocaba, Ônibus elétrico será utilizado na linha 100-Expresso

quarta-feira, 26 de março de 2014

Será nesta quinta-feira (27), às 8h30, com partida do Terminal Santo Antonio, a primeira viagem de teste do ônibus 100% elétrico em Sorocaba. O veículo de transporte coletivo operará na linha 100 - Expresso, que faz a ligação entre os terminais Santo Antonio e São Paulo. O prefeito Antonio Carlos Pannunzio conhecerá o ônibus elétrico e acompanhará esta primeira viagem.

A linha 100 - Expresso é operada pela Consórcio Sorocaba (Consor) que, buscando a inovação tecnológica, irá fazer o teste com o ônibus 100% elétrico na cidade por cerca de 30 dias, com o acompanhamento operacional da Urbes - Trânsito e Transportes.

O veículo, modelo urbano com piso baixo, pertence à empresa chinesa BYD que está fazendo uma série de testes no Brasil. A intenção é avaliar o seu desempenho técnico e operacional em sistemas de transporte coletivo urbano. O veículo já operou em linhas em São Paulo e agora operará temporariamente em Sorocaba.

O ônibus elétrico possui 12 metros de comprimento, 2,55 metros de largura e 3,36 metros de altura. O veículo é alimentado por baterias de fosfato de ferro, tecnologia ambientalmente responsável, não emite poluente e não precisa do sistema de rede elétrica como os trolebus que rodam em São Paulo, por exemplo. Ele possui autonomia de 250 a 320 km dependendo das condições da operação e sua recarga é feita durante a noite na garagem por um período de 5 horas. Possui dois motores elétricos no eixo de tração, o que torna o carro com baixo nível de ruído e melhora o conforto dos passageiros. 

A BYD é uma das maiores fabricantes de baterias do mundo. Há alguns anos entrou neste mercado fabricando ônibus e veículos de passeio elétricos. A Urbes não possui neste momento informações relativas a sua manutenção ou preço comercial. 

Informações: Cruzeiro do Sul

Leia também sobre:

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960