Com o calor, ônibus do BRT do Rio superaquecem e deixam de circular

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Alguns ônibus do BRT Transoeste não circularam na manhã desta terça-feira (12), devido a superaquecimento do motor, provocado pelo forte calor na cidade. As informações são da assessoria de imprensa do consórcio que administra o BRT.
Foto: Mariucha Machado/G1
Segundo a assessoria, como o sistema funcionava nesta manhã com menos veículos do que o normal, os passageiros até as 9h30 ainda enfrentavam atrasos. De acordo com o consórcio, além do calor, o superaquecimento pode ter sido provocado também porque grande parte do corredor expresso se situa próximo a um canteiro, onde a grama prende na grade do motor obstruindo a ventilação.

Ainda de acordo com o consórcio, por volta do mesmo horário, o sistema começou a voltar aos poucos a circular dentro dos padrões de normalidade. O BRT transporta cerca de 125 mil passageiros por dia.

Informações: G1 Rio

READ MORE - Com o calor, ônibus do BRT do Rio superaquecem e deixam de circular

Em teste: Aeromóvel da Trensurb bate recorde de usuários

Visando contribuir na mobilidade dos usuários do Aeroporto Salgado Filho, a Trensurb estendeu o funcionamento da conexão metrô-aeroporto via tecnologia aeromóvel na segunda-feira (11). “Na operação do dia de ontem ficou evidenciado que com o transtorno ocorrido em função da chuva, os usuários procuravam intensivamente o aeromóvel”, afirma o engenheiro Sidemar Francisco da Silva, responsável da Trensurb pelo trabalho de pesquisa e implantação da tecnologia aeromóvel.

Ao longo do dia, 2.726 pessoas utilizaram a linha do aeromóvel da Trensurb num total de 108 viagens, um recorde até aqui – o maior número de usuários havia sido no dia 14 de outubro: 1.719. A média de passageiros transportados normalmente durante o período de operação assistida do sistema é de cerca de 1.400 pessoas por dia em 72 viagens.



“Em caráter extraordinário, realizamos uma operação com horário estendido e sacrificamos os trabalhos de testes em função de atender uma situação excepcional que estava acontecendo na cidade”, explica o engenheiro Sidemar.

Ampliação de horário a partir do dia 18

A partir da próxima segunda-feira (18), a Trensurb amplia o horário de funcionamento da linha aeromóvel. Hoje, o sistema opera, ainda sob supervisão da empresa contratada Aeromovel Brasil S.A. para a realização de testes e ajustes, em dias úteis, das 10h às 16h. No dia 18, o aeromóvel começa a funcionar das 6h30 às 16h, ainda em dias úteis somente.

A operação assistida seguirá acontecendo com o veículo A100, sem cobrança de passagem. O A200, com capacidade para 300 passageiros, continua na fase de testes estáticos e, na próxima semana, deve começar a circular na via para os testes dinâmicos, ainda sem passageiros e fora do horário de operação aberta ao público. A definição da data de início da operação comercial depende do andamento desses testes.

Informações: Trensurb
READ MORE - Em teste: Aeromóvel da Trensurb bate recorde de usuários

Viagem de ônibus fica mais rápida com novo corredor no Grande Recife

No primeiro dia útil da liberação da pista exclusiva de ônibus no trecho do Corredor Norte-Sul que passa pelas cidades de Paulista e Olinda, na Região Metropolitana do Recife, o trânsito ficou mais livre na área. Nesta segunda (11), segundo motoristas e passageiros, a viagem ficou mais rápida.

“Está muito mais fácil dirigir até a PE-15”, afirmou o motorista de ônibus Sandro José. “Melhorou bastante. O trânsito nunca era assim, livre”, disse o motorista Pedro Soares dos Santos. Apesar da aprovação, usuários do transporte coletivo reclamaram da falta de estrutura básica nos terminais. A iluminação pública é precária em vários trechos, e a travessia para chegar ao ponto também é arriscada. A acessibilidade para cadeirantes e idosos também virou motivo de queixa. “Eu tenho filho cadeirante desde pequeno e não fizeram acesso para ele nem para idoso”, comentou o comerciante Jucier Fernando.

O secretário das Cidades, Danilo Cabral, garantiu fazer melhorias na área. “Com relação à questão da acessibilidade, todas as estações estão garantidas, seja por sinal de pedestre, seja por passarelas que serão construídas. A iluminação pública nós já acionamos os municípios, a quem compete a ligação da iluminação pública. Alguns já fizeram, e esta semana nós vamos mais uma vez ratificar. Caso eles não adotem as medidas necessárias, o próprio governo do estado vai terminar a religação da iluminação pública”, prometeu.

READ MORE - Viagem de ônibus fica mais rápida com novo corredor no Grande Recife

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960