No Recife, Novos terminais integrados devem ser entregues à população ainda este ano

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Meses após ficar pronto, entrou em funcionamento o Terminal Integrado Tancredo Neves, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife. Ele atenderá 64 mil pessoas, por meio de 25 linhas de ônibus interligadas ao ramal Sul do metrô. Ainda este ano devem ser entregues à população outros terminais, como Cosme e Damião, TIP, Xambá e a primeira etapa da reforma no terminal do Barro, previstos para o mês de maio. Já no segundo semestre, deve entrar em operação o novo TI da Joana Bezerra e os de Prazeres, Largo da Paz e Santa Luzia.

No caso do Terminal Integrado de Xambá, em Olinda, concluído desde o ano passado, o funcionamento ainda depende de ajustes na avenida Presidente Kennedy, principal via por onde circularão os ônibus da benfeitoria. O terminal, por onde já deveria estar sendo usado por 70 mil pessoas por dia, atualmente, conta apenas com um funcionário vigiando o lugar para evitar depredações.
TI do Xambá a espera do problemático corredor de ônibus da Presidente Kennedy
Quem passa pela Presidente Kennedy facilmente observa ações de carga e descarga irregular, bem como estacionamento em local indevido, além de outras irregularidades. “Uma via paralela, a Agamenon Magalhães, deverá ser usada como alternativa para melhorar a circulação de veículos na Presidente Kennedy. A Secretaria das Cidades se comprometeu a fazer a pavimentação da via.

Por nota, a Prefeitura de Olinda informa que várias medidas serão executadas para o reordenamento da avenida Presidente Kennedy, entre elas, fechamento do canteiro central, implantação de semáforos, conclusão dos loops de quadra e ações de controle urbano. “Essas ações, que envolvem várias secretarias municipais e estaduais, têm como prazo de conclusão o final de maio”, garante em documento.

Wellington Silva, da Folha de Pernambuco
READ MORE - No Recife, Novos terminais integrados devem ser entregues à população ainda este ano

Prefeitura de Santos adia fim da cobrança em dinheiro nos coletivos

A Prefeitura prorrogou por 30 dias o fim da cobrança de passagens em dinheiro nos coletivos de Santos. O anúncio foi feito pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) na tarde desta segunda-feira, um dia antes do início da nova medida entrar em vigor. 

Segundo o prefeito, o adiamento do sistema, que prevê o ingresso nos ônibus das linhas municipais apenas com o uso de cartão-transporte, teria sido motivado pelo descumprimento das propostas de melhorias solicitadas pela Prefeitura à Viação Piracicabana, empresa responsável pelo transporte coletivo na Cidade. A mesma será multada em R$ 14.500,00. 

Conforme Paulo Alexandre, para acabar com a dupla função de motorista, a Prefeitura teria solicitado à Piracicabana que triplicasse os pontos de venda do cartão. No entanto, a Administração informou ter verificado que algumas regiões do Município não teriam sido contempladas. 

Em janeiro, quando a medida foi anunciada, o Município continha oito postos próprios e outros 32 terceirizados. Hoje, há 140 pontos de venda instalados em bancas de jornal, lotéricas e lanchonetes.

Com isso, a partir desta terça-feira, quem andar de ônibus em Santos poderá efetuar o pagamento da passagem com dinheiro. No entanto, os motoristas serão orientados e entregar a estes passageiros um formulário para a aquisição dos cartões-transporte, com a lista de postos de venda para a adquirir o mesmo. 

O prefeito de Santos assegurou ainda que, enquanto as medidas solicitadas pela Prefeitura não forem adotadas pela Viação Piracicabana, o valor da tarifa do transporte não será reajustado. 

Além dos 140 pontos para emissão da primeira via e compra de créditos eletrônicos, o cartão-transporte também pode ser requisitado gratuitamente pela internet. Basta ter RG e CPF em mãos e entrar no site www.santosonibus.com.br . A Piracicabana promete entregá-lo na casa do usuário até 24h após o pedido.

Informações: A Tribuna

READ MORE - Prefeitura de Santos adia fim da cobrança em dinheiro nos coletivos

Contrato para metrô Salvador-Lauro de Freitas é assinado

O contrato que prevê a realização do Programa de Viabilização do Metrô foi assinado nesta segunda-feira, 22, pelo governador Jaques Wagner e os prefeitos Antonio Carlos Magalhães Neto (Salvador) e Marcio Paiva (Lauro de Freitas), no Salão de Atos, na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

No acordo, fica determinado que o Estado viabilizará a conclusão da Linha 1 do metrô (Lapa a Pirajá) e a implantação da Linha 2 do metrô (Paralela a Lauro de Freitas), além de definir as regras de administração. A tarifa de integração entre o metrô e o sistema de ônibus de Salvador será de R$ 1,10.

Também foi assinada a transferência para o Governo da Bahia a administração da Companhia de Transporte de Salvador (CTS), responsável pelos trens do subúrbio.

Ainda segundo o contrato, a administração da Estação Pirajá ficará sob a responsabilidade do governo estadual, enquanto a Estação da Lapa será administrada pela prefeitura.

A previsão é que o Edital de Licitação do metrô seja publicado em 20 dias, segundo o governador Jaques Wagner. O modelo de gestão adotado é de Parceria Público Privada (PPP).

Informações: A Tarde Online

READ MORE - Contrato para metrô Salvador-Lauro de Freitas é assinado

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960