Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

No Recife, Faltou táxi e sobrou ônibus lotados no Reveilon

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

“Lotado, lotado, sem condições”. Nesta terça-feira (1º), as palavras do comerciante Márcio de Amorim definem o sufoco que os pernambucanos passaram na virada do ano para conseguir pegar táxis. Márcio tinha trabalhado a noite inteira e queria chegar em casa para descansar. As paradas de ônibus ficavam lotadas. Quando passava um táxi, já vinha com passageiros. Alguns taxistas não queriam ir pra Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Outros, cobravam preço fechado, sem taxímetro.

A exemplo do carnaval e do último Réveillon, neste ano, os taxistas do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e São Lourenço da Mata, cidades da Região Metropolitana, puderam circular livremente entre os quatro municípios. Com isso, a expectativa era a melhor possível. Até 7.692 veículos à disposição da população.

Nas ruas de Olinda, o problema continuava. Na Avenida Getúlio Vargas, uma das mais movimentadas, poucos táxis e nenhum livre. Na Praça do Carmo, havia alguns na parada. Adriano Bezerra era o motorista de um deles e estava quase indo embora – ficaria até as 23h e passaria o carro para um amigo. Já Edmilson da Costa não vai para casa tão cedo. É trabalhando que ele vai receber o ano novo e não acha ruim. "Minha mulher está viajando. Tem muita demanda na rua, eu vou trabalhar, atender o pessoal", conta ele.

No Recife, a situação se complicou. Havia muitos táxis circulando nas ruas, o que não era garantia de nada. Quem quisesse ir para o bairro de Boa Viagem não podia contar com o taxista José de Lima, por exemplo. "Tem muita avenida que está interditada. Fui lá e para sair está complicado", argumenta ele. Para Tuane Cantarelli, auxiliar administrativo, o problema maior era a tarifa.  Ela contou que havia motoristas cobrando um valor fechado pela corrida do Derby até Boa Viagem. "Não ia ser no relógio, ia ser o preço que ele pediu, R$ 40", disse ela.

Às três da manhã, o auxiliar administrativo Marcos Brás ainda tentava pegar um táxi de Boa Viagem para Casa Amarela, onde mora. A promessa de um esquema especial montado na área por trás do palco na Avenida Boa Viagem, após a queima de fogos, foi motivo de frustração para quem quis voltar para casa. Sem táxi, as paradas de ônibus ficaram lotadíssimas.

READ MORE - No Recife, Faltou táxi e sobrou ônibus lotados no Reveilon

Passageiro que cair em ônibus pode usar cobertura do Dpvat

Brasília – O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que acidentes causados por quedas de passageiros de ônibus em movimento podem ser cobertos pelo Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores (Dpvat). O entendimento é da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A vítima do acidente moveu ação no Rio Grande do Sul pedindo a cobertura do seguro porque teve sua capacidade motora reduzida ao cair de um ônibus quando descia em um ponto. O pedido foi negado pelo juiz de primeiro grau e pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS). Ambos entenderam que não se tratava de acidente de trânsito, pois a vítima caiu sobre o meio-fio e não dentro do ônibus.

Para a relatora do processo no STJ, ministra Nancy Andrighi, o DPVAT deve ser usado para reparar danos pessoais em acidentes de trânsito, independentemente se a culpa é da vítima. A ministra argumentou que a queda ocorreu após a brusca movimentação do veículo e por isso cabe indenização.

O STJ não fixou o valor da indenização, que deverá ser apurado pela Justiça local em escala proporcional ao grau de invalidez da vítima.

READ MORE - Passageiro que cair em ônibus pode usar cobertura do Dpvat

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960