Metrô Rio vende 10 mil bilhetes para o Réveillon em uma semana

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Somente dez mil bilhetes especiais do metrô para o Réveillon na Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio, dos 143 mil colocados à venda, foram comprados pelos usuários nesta primeira semana de vendas. Segundo o diretor de engenharia do Metrô Rio, Joubert Flores, um número muito pequeno e que pode provocar longas filas nos guichês especiais montados nas estações.

“Queremos evitar duas coisas que o brasileiro adora, mas que causam sempre desconforto: compras de última hora e filas. Até o dia 24 de dezembro, os bilhetes estão sendo vendidos em sete estações. A partir do dia 25 a venda ocorre somente em quatro estações. E aí, começam aquelas filas imensas, que causam desconforto e aborrecimentos”, disse Flores, destacando que os usuários sempre deixam para comprar os bilhetes depois do Natal.


Até o dia 24 de dezembro, os bilhetes especiais podem ser adquiridos nas estações Pavuna, Del Castilho/Nova América, Saens Peña, Central, Carioca, Largo do Machado e Siqueira Campos, das 9h às 21h.
Do dia 25 ao dia 31, esses bilhetes passam a ser vendidos somente nas estações Pavuna, Central, Carioca e Largo do Machado, também das 9h às 21h.

Cores de cartões diferenciam os horários de viagens
Cada horário terá seu respectivo cartão, que se diferenciará  de acordo com as cores:
Embarque entre 19h e 20h – Azul;
Embarque entre 20h e 21h – Laranja;
Embarque entre 21h e 22h – Verde;
Embarque entre 22h e 23h – Vermelho;
Embarque entre 23h e 0h – Amarelo;
Cartões de volta (0h a 5h) - Cinza

Preços
O cartão de ida e volta será vendido por R$ 6,40. Já o cartão de ida ou de volta custará R$ 3,20, o mesmo valor da tarifa do MetrôRio. Cada cliente tem o limite de compra de até 10 cartões.

Não será aceito o uso do Vale Transporte Eletrônico durante a Operação Especial de Réveillon. Ele só voltará a valer a partir das 7h do dia 1º de janeiro de 2014, exceto nas estações General Osório, Cantagalo e Siqueira Campos, onde serão aceitos os cartões Unitário, Pré-Pago e Vale Transporte até a meia-noite do dia 31/12.

Retirada de Gratuidades
Dez mil bilhetes especiais de gratuidade estarão à disposição das pessoas com deficiência e maiores de 65 anos. Serão 5 mil para a ida (mil por faixa de horário) e 5 mil para as viagens de volta. Para retirar, o usuário deverá comparecer à bilheteria especial e comprovar que faz jus ao direito.

Crianças terão pulseiras de identificação
Visando dar maior tranquilidade para pais e responsáveis, o MetrôRio distribuirá pulseiras de identificação para as crianças. Elas poderão ser retiradas, a partir do dia 09 de dezembro, nos postos de Relacionamento com o Usuário, nas estações Central e Carioca. O posto de Botafogo estará fechado. No dia 31 de dezembro os postos da Central e Carioca estarão abertos de 9h às 16h para tirar dúvidas, orientar os usuários sobre a operação e prestar serviços como Achados e Perdidos.

Linha 2 operará da Pavuna a General Osório sem transferência
O Metrô Rio contará, na Operação de Réveillon, com a Estação General Osório, que será reaberta na segunda quinzena de dezembro. Durante a Operação, os usuários da Linha 2 terão, à sua disposição, trens operando da Pavuna até General Osório sem necessidade de transferência.

Funcionamento das estações durante a Operação Especial
A partir das 19h do dia 31 de dezembro, as bilheterias do Metrô Rio estarão fechadas, exceto as das estações General Osório, Cantagalo e Siqueira Campos. A estação Cardeal Arcoverde será fechada para embarque às 19h.

A volta acontecerá entre meia-noite e 5h e se dará exclusivamente pelas estações General Osório, Cantagalo, Siqueira Campos e Cardeal Arcoverde com o uso exclusivo do cartão especial. O Metrô Rio recomenda que os usuários priorizem, na viagem de volta, o embarque na estação Siqueira Campos. As demais estações das Linhas 1 e 2 estarão abertas apenas para desembarque neste horário.

No dia 1º de janeiro, as estações Cidade Nova, Praça Onze, Presidente Vargas, Uruguaiana, Cinelândia, Maracanã e Catete permanecerão fechadas, somente reabrindo no dia 02/01, quarta-feira, às 5h.

Lucro revertido para o movimento Rio Como Vamos
Parte do lucro da venda dos cartões especiais de Réveillon será destinada ao movimento Rio Como Vamos e empregada em iniciativas que visem melhorar a qualidade de vida na cidade.

Por Alba Valéria Mendonça
Do G1 Rio

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960