Em Fortaleza, Cadastro para bilhete único começa no dia 22

sábado, 6 de abril de 2013

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, informou que o início do cadastramento para os usuários do bilhete único está marcado para o próximo dia 22 de abril. O anúncio foi feito na manhã de ontem, durante entrevista no programa Grande Jornal, da rádio O POVO/CBN. Apesar de não informar todos os locais que devem ser conveniados, RC adiantou que são vários os postos para a requisição do bilhete, como os terminais de ônibus, shoppings e as sedes da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado (Sindiônibus).

Até o dia 15 de junho, os cadastros devem ser intensificados. Segundo o prefeito, é essa a previsão para que o bilhete único comece a funcionar. O sistema permite que o usuário, em até duas horas, pegue quantos ônibus precisar e em qualquer direção pagando somente uma passagem. “A ideia é fazer esse cadastramento sem fila e sem espera e, depois de duas semanas, o cidadão receba o bilhete com sua foto e nome impresso”, afirmou, durante a entrevista.

RC tem o desejo de fazer com que o experimento do bilhete único seja “singular” e que, “daqui há algum tempo, seja o melhor do Brasil”. Na entrevista, disse ser necessário priorizar obras de mobilidade urbana para o sistema funcionar perfeitamente. Entre as intervenções citadas, estão a construção de viadutos nas avenidas Antônio Sales, Engenheiro Santa Júnior e Padre Antônio Tomás; de corredores exclusivos para ônibus ligando os Terminais do Conjunto Ceará e da Parangaba, e o Terminal do Siqueira até o Centro, pela avenida José Bastos.

O prefeito não deu detalhes de como será o cadastramento do bilhete único, do que será necessário para a inscrição nem especificou todos locais onde será realizada. O POVO procurou a assessoria de imprensa do Sindiônibus e foi informado que somente a Etufor estava autorizada a passar as informações. O POVO também procurou a assessoria do órgão, que afirmou que os detalhes ainda estão sendo discutidos e só serão repassados à imprensa mais próximo à data do cadastramento.

ENTENDA A NOTÍCIA

O bilhete único está previsto para funcionar a partir de 15 de junho. O sistema promete que o usuário pegue qualquer ônibus dentro de Fortaleza, segundo RC em qualquer direção, em um período de duas horas e pague somente uma passagem.

Saiba mais

A Prefeitura deve realizar um cadastramento nos terminais de integração, shoppings, sede da Etufor e do Sindônibus. Devem ser solicitados dados e feita uma fotografia do rosto do usuário em ambiente controlado.

Ao passar o cartão, o usuário é fotografado para fazer uma comparação com os dados do cartão. A partir daí, o usuário tem duas horas para usar outros ônibus municipais pagando apenas uma passagem. O custo da implantação da checagem biométrica é de R$ 2 milhões.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960