Na China: Lanzhou é a mais nova cidade a receber um sistema BRT, confira imagens

segunda-feira, 4 de março de 2013

Lanzhou é a mais nova cidade a receber um sistema BRT (Bus Rapid Transit). A capital da província Gansu, no noroeste da China, tem uma população de 3 milhões de habitantes e desde 28 de dezembro conta com o serviço de ônibus rápidos em corredores exclusivos. O sistema é o terceiro de alta capacidade no continente asiático, após a construção dos BRTs de Gangzhou (China) e Brisbane (Austrália).

O BRT de Lanzhou possui 9 km de extensão atende a 110 mil passageiros por dia, chegando a atingir uma demanda de 4 mil passageiros por hora / sentido em horários de pico. No total, são 15 estações que chamam atenção pelo conceito particular de “estação-partida”, com ônibus parando nos dois lados da plataforma e no mesmo sentido. Segundo os idealizadores do projeto, este design oferece praticamente a mesma capacidade de uma estação BRT tradicional, mas possui a metade do comprimento e apenas um metro a mais de largura.

O projeto faz parte de um programa de financiamento de US$ 150 milhões do Banco Asiático de Desenvolvimento, direcionados à mobilidade de Lanzhou.

Informações: Embarq Brasil e Fotos ITDP


Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook







0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960