Metrô de Fortaleza entra em operação em 15 de junho

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

A primeira fase de testes do Metrô de Fortaleza será iniciada em 15 de junho, no trecho de Maracanaú à estação Parangaba. A informacão foi divulgada nesta sexta-feira, 10, pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor).

Já o trecho de Maracanaú ao centro de Fortaleza será percorrido a partir de 15 de outubro, durante a segunda fase de testes, conforme informou o secretário de infraestrutura do Estado, Adail Fontenele, durante visita de empresários às obras do metrô.

Nesta sexta-feira, as obras do metrô receberam visita de empresários, como parte do projeto “O Ceará que a gente faz”, iniciativa da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag).

Durante a segunda fase de testes, as composições passarão por todas as 18 estações da linha Sul do metrô. “Duas estações, a Xico da Silva e a José de Alencar, ainda estarão em fase de acabamento, mas poderão receber os passageiros”, afirmou o titular da Seplag, Eduardo Diogo.

De acordo com Rômulo Fortes, presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), a primeira fase será iniciada no dia 15 de junho. “O metrô vai sair de Maracanaú e irá parar na estação Parangaba”, afirma.

Testes
Segundo Rômulo Fortes, essas operações são chamados “testes dinâmicos” e consiste em colocar os equipamentos em funcionamento para ajuste. Antes destes testes dinâmicos, ocorrem os testes estáticos na oficina do Metrofor.

Linha Sul
A linha Sul, que está sendo concluída pelo Metrofor, irá ligar Fortaleza a Pacatuba. São 24,1 km de extensão em via dupla, sendo 18 km de superfície, 3,9 km subterrâneo e 2,2 km em elevado.

A obra está recebendo um investimento total de R$ 1,705 bilhão. Em 2013, serão feitos os ajustes finais. A expectativa é transportar 350 mil passageiros por dia, com a integração plena com os terminais de ônibus.




0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960