Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Sistema BRT circula por Salvador e atrai atenções

sábado, 19 de março de 2011

O ônibus do futuro circulou ontem à tarde por Salvador e chamou a atenção que nem trio elétrico. O Mega BRT (Bus Rapid Transit) saiu da Avenida Tancredo Neves, trecho da Dismel, e seguiu pela Av. Luis Viana Filho ( Paralela) até o Aeroporto para, em seguida, retornar via CAB, Rótula do Abacaxi, Acesso Norte,  e encerrar a viagem na garagem da BTU, na região do Iguatemi. Durante o percurso, sempre acompanhado por batedores da Transalvador e Polícia Militar, foi fotografado e aprovado como opção para o sistema de transporte de massa em Salvador.

“É muito lindo e confortável. Vou perder todos os pontos porque vou acabar dormindo nele. Isso aqui é o metrô que já chegou sobre rodas. Pode mandar o outro metrô embora”, disse o técnico Alberto Pedreira, 36, que entrou no ônibus e gostou do que viu. O supervisor Evanilson Pereira de Souza, 45, passou diante do Mega BRT ainda parado e comentou: “Nota dez, show de bola. É o ideal pra o transporte de massa em Salvador”.

“A nossa intenção hoje é trazer uma solução pro transporte de passageiros na condição do BRT. Cidades como Salvador, que comporta um corredor, precisarão de um veículo igual a esse”, declarou Renato Miotto, da empresa gaúcha Neobus, responsável pela fabricação do ônibus de designe inspirado no trem bala, com ar-condicionado, circuito fechado, sistema de anúncio digital e de áudio da próxima parada, dois aparelhos de vídeo, sistema de câmeras interno e externo, GPS, moderna tecnologia, quatro portas do lado esquerdo, duas no direito, espaço para bicicletas e poltrona de obesos e cadeirantes. Se aprovado pelo poder público, cerca de 300 ônibus neste estilo poderão circular em Salvador em corredores especiais que poderão fazer as ligações Calçada-Pituba, Aeroporto-Lapa.

“É o mínimo que precisará ser  implantado para a gente poder oferecer um serviço de qualidade pra cidade”, ressaltou na oportunidade Horácio Brasil, superintendente do Setps, que participou do passeio do Mega RBT, que tem capacidade para 50 passageiros sentados e 110 em pé, e confirmou já ter o sistema desenhado, cobrindo 42 kms, para ser posto em prática a partir da sua aprovação.

“Estamos muito contentes com esta perspectiva do BRT porque o ônibus tem uma configuração e padrão muito legal e vai fazer com que melhore o sistema de transporte coletivo da cidade”, disse o “busólogo”- pessoa que gosta de ônibus e corre atrás de informações a respeito do tema – Frant Hechir, 19, estudante de Arquitetura da UFBa, ao final do passeio.
Informações: Tribuna da Bahia


Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook
READ MORE - Sistema BRT circula por Salvador e atrai atenções

Grande Recife: Corredor exclusivo para ônibus na PE-15 só deve ser concluído em julho

Foto: Blog Meu Transporte
O segundo viaduto do Complexo de Salgadinho,a PE-15, em Olinda, foi inaugurado  na quarta-feira.  Agora, motoristas e passageiros esperam a conclusão das obras do corredor exclusivo de ônibus que vai atender as comunidades. Mesmo inacabados e mau sinalizados, os viadutos do foram liberados para o tráfego. Isso fez com que o trânsito no local ficasse ainda mais intenso.

Normalmente, segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), são 50 mil veículos por dia na PE-15 e no seu prosseguimento, a avenida Pan-Nordestina. A situação só deve melhorar com a ampliação do corredor exclusivo para ônibus.

Atualmente, ele só vai até a área próxima ao quartel do Exército, na PE-15, no sentido Paulista-Recife. A partir daí é tráfego misto do qual ninguém gosta, a começar pelos motoristas de carros menores.

Os passageiros de ônibus também preferem os corredores exclusivos para ônibus e o motivo é simples. “Várias vezes os ônibus já queimaram a parada e tive de esperar outro”, reclamou uma passageira que aguardava um coletivo no local. Ansiosos mesmo pela conclusão dos serviços estão os motoristas de ônibus.”Há quatros anos eu espero pelo fim dessa obras, tomara que agora termine”, comentou um motorista.

A obra está fora do prazo. De acordo com as datas na placa da obra, ela deveria ter terminado em dezembro do ano passado, mas acabou atrasando por conta das mudanças no projeto dos viadutos do Complexo de Salgadinho. A previsão agora é o fim do mês de julho.

Até lá, o corredor exclusivo vai ganhar mais 1,1 quilômetro. Por ele, vão circular os ônibus de 15 linhas diferentes. Dessas, 11 seguirão direto pelos viadutos, quanto as outras quatro que atendem as comunidades de Cohab e Ouro Preto, em Olinda, terão que passar por pistas locais. Elas começarão depois do canal que fica ao lado do Fórum da cidade.

“A idéia é que esse corredor venha de Igarassu até Joana bezerra. Há todo um projeto de integração desse corredor com outros corredores existentes na Região Metropolitana”, explicou Manuel Marinho, presidente do Grande Recife Consórcio de Transportes.




READ MORE - Grande Recife: Corredor exclusivo para ônibus na PE-15 só deve ser concluído em julho

Paulistanos terão acesso a informações sobre linhas do Metrô em tempo real

Os passageiros do Metrô passarão a ter acesso a informações em tempo real sobre o funcionamento das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 5-Lilás a partir da próxima segunda-feira (21). Um aplicativo estará disponível no site da empresa e poderá ser acessado também por meio de celulares.

Por meio do “Direto no Metrô”, será possível saber sobre falhas que “afetem uma linha em sua totalidade”, e os motivos que causaram o problema. Falhas pontuais e breves não serão exibidas pelo sistema. As informações são emitidas do Centro de Controle Operacional.


Fonte: R7.com

READ MORE - Paulistanos terão acesso a informações sobre linhas do Metrô em tempo real

Governo abandona projeto de metrô leve na Baixada Santista

Depois de 11 anos de promessas, o governo do Estado de São Paulo abandonou o projeto de implantação do VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos ou metrô leve), que integraria o SIM (Sistema Integrado Metropolitano) na região da Baixada Santista. O projeto já havia perdido credibilidade depois que a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) declarou a licitação do VLT deserta em fevereiro deste ano.

Em visita à região na última semana, o governador Geraldo Alckimin confirmou que encaminhou à CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) a proposta de criar um trem regional.

Segundo o governo do Estado, a medida ampliaria ainda mais a prestação de serviços, uma vez que o VLT consistia em um tronco de ligação rápida apenas entre Santos e São Vicente, e o trem serviria também as demais cidades da região. Procurada pela reportagem, a CPTM não soube informar detalhes da proposta. O responsável pela análise de projetos da empresa também não foi localizado.

Além do VLT, outro antigo plano para a região pode não sair conforme o anunciado. De acordo com o governo do Estado, além da construção de uma ponte estaiada ligando Santos e Guarujá, a proposta da Ecovias de criar uma ligação entre as duas margens, que serviria apenas aos caminhões, também está em análise pela Secretaria Estadual de Logística e Transportes de São Paulo.


Fonte: eBand



READ MORE - Governo abandona projeto de metrô leve na Baixada Santista

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960