Em Fortaleza, 109 ônibus extras devem circular na noite de Ano Novo

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Sete linhas de ônibus especiais, ligando os terminais diretamente ao Aterro da Praia de Iracema, com 109 ônibus extras, devem circular a partir das 19h do sábado, 31, até 5h da manhã do dia seguinte. A informação foi divulgada na manhã desta quarta-feira, 28, em coletiva de imprensa no Hotel Luzeiros, na avenida Beira Mar, sobre a organização do Réveillon de Fortaleza na Praia de Iracema, Messejana e Conjunto Ceará.
click na imagem para ampliar
Segundo o chefe da Divisão de Planejamento da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Ferreira Silva, 80 agentes da Etufor deverão auxiliar o embarque e desembarque dos passageiros nos principais pontos de parada durante a noite de Ano Novo. Já no dia 1º, por conta do grande movimento nas praias, mais 133 ônibus extras deverão ligar os terminais às praias, além dos 1.205 coletivos das linhas usuais, que funcionam normalmente. Nos dias 31 e 1º os ônibus circularão com tarifa social, com passagens a R$ 1,40 (inteira) e R$ 0,70 (meia).

Trânsito

De acordo com o gerente operacional da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC), Disraeli Brasil, a interdição das ruas próximas ao Aterro da Praia de Iracema será iniciada às 14h do sábado, até a total dispersão do público na manhã do dia seguinte, por volta das 6h, em horário previsto pela AMC. 210 agentes devem participar da operação de cobertura da área. Em Messejana e no Conjunto Ceará, dois efetivos de 30 agentes cada atuará nos dois bairros.

Como nos anos anteriores, a avenida Historiador Raimundo Girão será totalmente interditada, assim como parte da avenida Beira Mar, entre as ruas Ildefonso Albano e Ararius, local reservado para a praça de alimentação do evento. Dois desvios vão orientar o tráfego na região: um pela avenida Barão de Studart e o outro na rua Ildefonso Albano. “Toda a área será interditada e de uso exclusivo para os pedestres”, reforçou.

Todas as ruas transversais entre as avenidas Monsenhor Tabosa e Historiador Raimundo Girão, a partir das 14h, estarão restritas somente para o trânsito local. O controle da entrada de veículos de moradores e hóspedes será feito por agentes de trânsito. O gerente, porém, alertou para o estacionamento em frente às entradas de garagens e em cima das calçadas, o que prejudica o tráfego e provoca o uso do reboque.

Devido ao intenso fluxo de veículos na noite de Ano Novo, o gerente ainda afirmou que é muito difícil suprir a carência de vagas para estacionamento nas proximidades do aterro, recomendando o uso de transporte público. Nos pólos de lazer da Messejana e do Conjunto Ceará não há previsão de bloqueios.

Estiveram presentes na coletiva a secretária de Turismo de Fortaleza (Setfor), Patrícia Aguiar, o gerente operacional da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC), Disraeli Brasil, o chefe da Divisão de Planejamento da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Ferreira Silva, o diretor operacional da Guarda Municipal, Márcio Ronielli, o secretário da Regional II, Humberto Júnior, o presidente da Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb) e o superintendente do Instituto Doutor José Frota (IJF), Messias Barbosa Lima.




0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960