Mobilidade urbana sustentável: Salvador fica em 5º entre nove capitais brasileiras, aponta estudo

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Salvador ficou em 5º lugar entre nove capitais brasileiras no quesito mobilidade urbana sustentável, segundo estudo feito pelo portal "Mobilize Brasil". A capital baiana teve nota 4 no estudo e está entre as piores na questão.

O trabalho de levantamento foi feito pesquisando e comparando informações de órgãos governamentais, institutos de pesquisa, universidades e entidades independentes. As duas primeiras cidades na questão foram Rio de Janeiro (7,9) e Curitiba (7). Na outra ponta, as piores cidades foram São Paulo e Cuiabá. A escala da nota vai de 0 a 10. 

Segundo o economista e jornalista Thiago Guimarães, que coordenou o estudo, a ideia era comparar as cidades entre si e não tomando as referências internacionais como parâmetros.

A intenção era avaliar 13 capitais brasileiras, mas Goiânia, Fortaleza, Manaus e Recife foram excluídas por carência de dados. Cinco indicadores foram avaliados: extensão de vias adequadas ao trânsito de bicicletas em relação à extensão do sistema viário; razão entre a renda média mensal e a tarifa simples de ônibus urbano; razão entre o número de viagens por modos individuais motorizados de transporte e o número total de viagens; porcentagem de ônibus municipais acessíveis a pessoas com deficiência física; e mortos em acidentes de trânsito (por 100.000 habitantes) por ano.



0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960