Metrô de São Paulo completa 37 anos de operação

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Hoje, o Metrô de São Paulo completa 37 anos de operação comercial. Em 14 de setembro de 1974, foi realizada a primeira viagem de uma composição metroviária no Brasil, no primeiro trecho em funcionamento da Linha 1-Azul, com 6,5 quilômetros de extensão na época, entre as estações Jabaquara e Vila Mariana. No início da sua operação comercial, o Metrô funcionava de segunda a sexta-feira, das 9 às 13 horas, e fechava ao público nos fins de semana. Na época, a média diária de passageiros era de apenas 2.858 pessoas.

Atualmente, o Metrô é responsável pelo transporte de cerca de 4 milhões de usuários por dia. Hoje, só na estação Sé circulam 800 mil pessoas diariamente. A rede metroviária paulistana conta com 70,6 quilômetros de extensão e 62 estações, divididos em 5 linhas: 1-Azul, 2- Verde, 3-Vermelha, 4-Amarela e 5-Lilás.

Amanhã, serão inauguradas as estações Luz e República e a Linha 4-Amarela passará a ter nove quilômetros de extensão em sua operação comercial, totalizando 74,3 quilômetros. O total de estações agora é de 64: 58 operadas pela Companhia do Metrô e seis pela concessionária ViaQuatro.

Em 37 anos de operação comercial, a frota do Metrô de São Paulo percorreu um longo caminho. Ao todo, foram mais de 382 milhões de quilômetros, distância superior a 500 viagens ida e volta à Lua ou 3,4 viagens de ida e volta a Marte. Só no primeiro semestre de 2011, os trens percorreram 12,3 milhões de quilômetros.
 
Fonte: Metrô SP

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960