Grande Recife: Corredor exclusivo para ônibus na PE-15 só deve ser concluído em julho

sábado, 19 de março de 2011

Foto: Blog Meu Transporte
O segundo viaduto do Complexo de Salgadinho,a PE-15, em Olinda, foi inaugurado  na quarta-feira.  Agora, motoristas e passageiros esperam a conclusão das obras do corredor exclusivo de ônibus que vai atender as comunidades. Mesmo inacabados e mau sinalizados, os viadutos do foram liberados para o tráfego. Isso fez com que o trânsito no local ficasse ainda mais intenso.

Normalmente, segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), são 50 mil veículos por dia na PE-15 e no seu prosseguimento, a avenida Pan-Nordestina. A situação só deve melhorar com a ampliação do corredor exclusivo para ônibus.

Atualmente, ele só vai até a área próxima ao quartel do Exército, na PE-15, no sentido Paulista-Recife. A partir daí é tráfego misto do qual ninguém gosta, a começar pelos motoristas de carros menores.

Os passageiros de ônibus também preferem os corredores exclusivos para ônibus e o motivo é simples. “Várias vezes os ônibus já queimaram a parada e tive de esperar outro”, reclamou uma passageira que aguardava um coletivo no local. Ansiosos mesmo pela conclusão dos serviços estão os motoristas de ônibus.”Há quatros anos eu espero pelo fim dessa obras, tomara que agora termine”, comentou um motorista.

A obra está fora do prazo. De acordo com as datas na placa da obra, ela deveria ter terminado em dezembro do ano passado, mas acabou atrasando por conta das mudanças no projeto dos viadutos do Complexo de Salgadinho. A previsão agora é o fim do mês de julho.

Até lá, o corredor exclusivo vai ganhar mais 1,1 quilômetro. Por ele, vão circular os ônibus de 15 linhas diferentes. Dessas, 11 seguirão direto pelos viadutos, quanto as outras quatro que atendem as comunidades de Cohab e Ouro Preto, em Olinda, terão que passar por pistas locais. Elas começarão depois do canal que fica ao lado do Fórum da cidade.

“A idéia é que esse corredor venha de Igarassu até Joana bezerra. Há todo um projeto de integração desse corredor com outros corredores existentes na Região Metropolitana”, explicou Manuel Marinho, presidente do Grande Recife Consórcio de Transportes.




0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960