Ônibus dos modelos B12M biarticulado, B12M articulado e B7R que circularão no BRT de Curitiba

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

A capital paranaense, Curitiba, receberá, ainda neste semestre, um lote de 393 chassis de ônibus produzidos pela Volvo, de acordo com a licitação vencida pela fabricante sueca no ano passado. Os veículos são dos modelos B12M biarticulado, B12M articulado e B7R e foram adquiridos pelos consórcios Pontual, Transbus e Pioneiro, que forma o RIT (Rede Integrada de Transporte – de Curitiba).

Segundo Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America, essa será uma das maiores vendas já realizadas pela Volvo para a capital paranaense. “Curitiba detém um dos maiores, mais eficientes e mais avançados sistemas de transporte coletivo organizado da América Latina”, comenta Pimenta. O destaque mais expressivo dos chassis oferecidos pela Volvo é a maior capacidade para transportar passageiros e o menor custo operacional, já que os modelos são equipados com freios a disco, controle de tração, ABS e suspensão eletrônica.

Além disso, os veículos circularão nos BRT’s (Bus Rapid Transit) da capital, que são os corredores para trânsito exclusivo de ônibus. Para Euclides Castro, gerente de ônibus urbano da Volvo Bus Latin America, esse sistema beneficia significativamente os operadores de transporte. “A grande capacidade de transporte em um BRT se traduz em mais lucratividade para os operadores e custos mais baixos por passageiro transportado”, afirma Castro.


0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960