Em Blumenau, Sinalização será reforçada no Corredor de Ônibus da Rua 7 de Setembro

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Intensificar a fiscalização e fazer um deslocamento de eixo são as medidas que serão tomadas pela prefeitura para melhorar o tráfego na Rua 7 de Setembro, no Centro, que agora conta com corredor de ônibus. O sistema foi inaugurado ontem, mas a prova de fogo deve ser hoje, quando a quantidade de veículos no local será muito maior.

No final da tarde de ontem, o prefeito João Paulo Kleinübing percorreu o trecho da pista exclusiva, acompanhado do presidente do Seterb, Rudolf Clebsch, do secretário de Obras, Alexandre Brollo, e de Éder Marchi, titular de Serviços Urbanos.

Segundo o prefeito, o ponto que merece mais atenção é a partir da esquina com a Rua Amadeu da Luz, de onde os carros começam a seguir pela direita para entrar no Shopping Neumarkt:

– Precisamos intensificar a sinalização e até mesmo fazer um pequeno desvio para que os motoristas entendam que aquela pista é dos ônibus.

Os agentes da Guarda Municipal de Trânsito acompanharam a estreia da operação do primeiro dos seis corredores de ônibus. Três guardas se espalharam nas proximidades do Neumarkt para alertar os motoristas, que agora não podem mais usar a pista da direita. Desde as 8h de ontem havia agentes de trânsito no local, mas o maior movimento veio na metade da tarde, quando os profissionais precisaram usar o apito para evitar que motoristas invadissem a faixa exclusiva.

Em toda a extensão do corredor, que vai da esquina com a Rua São José até o Angeloni da Fonte, foram colocados tachões, pinturas no chão e placas indicando que a pista da direita da 7 agora pertence apenas aos ônibus. O agente de trânsito João Alberto Kuszekowski afirma que hoje haverá mais agentes para fiscalizar o trânsito no local:

– Algumas pessoas vêm de fora e outras ainda não sabem como funciona. Precisaremos alertar os motoristas para a necessidade de não usar a pista da direita.

O trecho que começou a funcionar domingo faz parte da primeira etapa da instalação. Em março, o corredor será implantado na Avenida Beira-Rio (da Ponte Adolfo Konder até a Avenida Martin Luther) e na Martin Luther (da Ponte de Ferro até a Rua São Paulo). A próxima etapa beneficiará a Rua São Paulo (da Ponte do Tamarindo até a Rua Henrique Clasen). As ruas Paul Werner e 2 de Setembro também terão faixas exclusivas.

O objetivo da prefeitura com a implantação do sistema é facilitar o tráfego dos ônibus municipais, reduzir o tempo dos percursos e, consequentemente, incentivar que mais pessoas embarquem nos coletivos e deixem o carro em casa.

Fonte: Jornal de Santa Catarina

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960