Metrô Recife vai receber 15 novos trens

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

O Metrô Recife anunciou na manhã desta quinta-feira (2) que vai aumentar sua frota. 15 metrôs novos vão ser fabricados a partir de 2011 por uma empresa espanhola. As novas composições vão se juntar às 25 que percorrem os trilhos do Recife. De acordo com Ângela Granjeiro, gerente operacional das estações, as aquisições serão "climatizadas e com tecnologia de ponta" e devem estar prontas em 3 anos.

A linha de trens diesel também vai sofrer mudanças. Foram encomendados 7 Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) que vão substituir a frota atual. A primeira unidade dos VLTs deve funcionar já no começo do próximo ano. A construção ficou por conta de uma empresa nacional que está montando os trens na cidade de Barbalho, no Ceará.

LINHA SUL - Outra novidade, anunciada nesta terça-feira (30) é a ampliação do horário da Linha Sul (Recife/Cajueiro Seco). A linha, que antes funcionava das 6h às 22h, agora vai começar a circular mais cedo e fechar mais tarde, das 5h às 23h. A operação também será estendida aos domingos, como já ocorre na Linha Centro (Recife/Jaboatão dos Guararapes/Camaragibe). A espera para a chegada dos trens também vai diminuir: o intervalo de 17 minutos foi reduzido para 13 min. Assim, o número de viagens também vai aumentar de 119 para 148.

Outra novidade entrou em vigor nesta quinta (2) é a integração do metrô com o trem diesel, que faz o percurso entre o Curado e o Cabo de Santo Agostinho. Agora, o trem começa a circular nos trechos Cabo de Santo Agostinho/Cajueiro Seco e Curado/Cajueiro Seco. De acordo com a gerente operacional das estações, "O grande benefício é para a população de Marcos Freire, que vai ter uma melhora na qualidade de vida, pois a mudança vai reduzir uma viagem de 53 minutos para 28 minutos".

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960