Bilhete Único de Guarulhos é lançado

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Como parte do processo de reestruturação do sistema de transporte, o prefeito Sebastião Almeida e o secretário de Transportes e Trânsito, José Evaldo Gonçalo, promoveram, na manhã desta terça-feira, no Terminal Urbano, o lançamento do Bilhete Único de Guarulhos.
O novo cartão permitirá que as pessoas possam se locomover pelo município pagando apenas o valor de uma única tarifa (R$ 2,65) pelo período de duas horas, contado a partir do momento em que passar pelo aparelho de leitura do primeiro veículo usado. Com isso, será possível economizar tempo e dinheiro para circular por toda a cidade.
O cartão só terá validade nas viagens feitas pelas linhas do transporte coletivo municipal. Os passageiros poderão usar, em qualquer local (pontos de parada, estações de transferência e terminais urbanos), mais de um ônibus ou micro-ônibus. "A implantação do Bilhete Único de Guarulhos representa uma mudança significativa do sistema de transportes e vai ao encontro das mudanças pelas quais passa o município, que cresceu e ganhou corpo de uma grande cidade. Como presente à população, o novo sistema entrará em operação em janeiro próximo", disse o prefeito.
O Bilhete Único ainda não permitirá fazer integração com as linhas intermunicipais. Assim, quem precisar se deslocar para outro município terá de pagar a tarifa separadamente. "O Governo do Estado poderia implantar o Bilhete Único em âmbito metropolitano para possibilitar a interligação da capital paulista com as outras cidades da Grande São Paulo", afirmou Sebastião Almeida.

INTEGRAÇÃO - Não há obrigatoriedade para aquisição do Bilhete Único. Caso a passagem seja paga com dinheiro, não será possível fazer integração com outra linha municipal. Qualquer passageiro terá direito a utilizar o cartão. O funcionamento do sistema é simples. Basta aproximar o cartão com créditos do validador e a catraca será liberada, a exemplo do que ocorre atualmente com os cartões de passagem já existentes.
"Estamos vencendo mais uma etapa do processo de reestruturação do sistema de transporte. A partir de amanhã (quarta-feira), o Bilhete Único de Guarulhos torna-se realidade para a população, que poderá adquirir seu cartão em vários pontos de venda. A expectativa é que 450 mil pessoas passem a utilizar, diariamente, o novo cartão. Trata-se de um ganho para toda a cidade, que resultará inclusive na melhoria do processo de mobilidade urbana", contou o secretário José Evaldo Gonçalo.
Ele garantiu ainda que a administração municipal respeitará a decisão da Justiça em relação às liminares concedidas aos profissionais que não conseguiram passar no processo seletivo do novo sistema e que continuam a operar: "Vamos cumprir todas as decisões judiciais, ao mesmo tempo em que damos sequência à implantação do Bilhete Único."
Segundo o secretário, a intenção é que as casas lotéricas e as redes de farmácia passem a fazer a recarga do Bilhete Único. Inicialmente estarão à disposição seis modelos de cartões: Bilhete Único Cidadão (utilizado por qualquer pessoa), Bilhete Único Escolar (para uso de estudantes e professores), Bilhete Único Vale-Transporte (para empregados), Bilhete Único Sênior (para idosos a partir de 60 anos), Bilhete Único Gratuidade (para pensionistas e aposentados) e Bilhete Único Especial (para portadores de deficiência).

ACESSIBILIDADE - A implantação do Bilhete Único de Guarulhos contará ainda com a aquisição de 550 ônibus e 301 micro-ônibus, todos movidos a biodiesel e devidamente equipados para permitir o acesso das pessoas portadoras de deficiência. "Dessa forma, Guarulhos terá a frota mais nova em operação no país, com 100% de acessibilidade", disse o representante das empresas de ônibus, José Roberto Yasbek.

Com o Bilhete Único, todas as atuais linhas do transporte coletivo terão seus números modificados. Algumas permanecerão com o mesmo nome e haverá ainda a criação de novos itinerários. Para informar a população a respeito dessas mudanças, equipes da Secretaria de Transportes e Trânsito, espalhadas por diversas regiões da cidade, irão orientar os passageiros e distribuir folhetos e cartilhas. Além disso, cartazes serão afixados no interior dos próprios ônibus com informações sobre o processo de reestruturação do sistema de transporte.

A primeira via do Bilhete Único Cidadão, que pode ser usado por qualquer pessoa, é gratuita. Para utilizar este cartão será preciso carregar, no ato de aquisição, o valor mínimo de duas tarifas municipais (R$ 5,30). A segunda via do cartão terá um custo equivalente a oito passagens, que não serão revertidos em créditos para uso. Mais informações, como os pontos de venda existentes, podem ser obtidas na Central do Bilhete Único (0800 559499) ou no site http://www.guarulhos.sp.gov.br/.

Fonte: Guarulhosweb

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960