Uberaba: Modelo de pontos de ônibus em forma de tubos é criticado na Câmara de Vereadores

sexta-feira, 21 de maio de 2010


A implantação das estações tubos de transporte coletivo, em toda a avenida Leopoldino de Oliveira, está gerando polêmica entre os vereadores da oposição. De acordo com o vereador Itamar Ribeiro (DEM), a instalação de pontos de ônibus neste formato sugerido pela consultoria do engenheiro Jaime Lerner pode gerar confusão no tráfego de automóveis na avenida, visto que será destinada uma via para a circulação do transporte coletivo, podendo atrapalhar a circulação dos carros.

O projeto do engenheiro de Curitiba traz uma reformulação do trânsito de Uberaba. Entre as mudanças está o sistema de transporte coletivo; dois terminais de integração serão construídos no percurso e também dez estações de ônibus para interligar as regiões leste e oeste da cidade. De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Karim Abud Mauad, a circulação de ônibus irá reduzir de 80 para 12 carros, além disso, de três em três minutos terá coletivos nos pontos de ônibus.

Entretanto, a situação ainda gera dúvida. De acordo com Itamar, as avenidas de Uberaba são estreitas demais para ter uma via destinada aos coletivos. Municípios como Curitiba, Goiânia e até mesmo Uberlândia têm condições de receber uma transformação no trânsito de tal forma. Sobre esta alegação, Karim afirmou que não haverá problemas no trânsito, visto que a via não será exclusiva para a circulação de ônibus, os motoristas poderão utilizar esta via.

Além disso, o vereador afirmou que os uberabenses, melhor do que ninguém, conhecem as necessidades do município, portanto, deveria ser investido em mão-de-obra da cidade. "Antes de realizar projeto de tal amplitude, há várias irregularidades que precisam ser vistas e analisadas no trânsito da cidade. Discordo plenamente da alteração para mão única em algumas ruas. Antes de fazer uma grande ação, precisa ser feito o básico", alerta Itamar.

Esclarecimentos - O vereador ainda irá protocolar um requerimento na sexta-feira pedindo esclarecimento ao Executivo sobre o projeto de reformulação do trânsito de Uberaba e sobre a construtora que irá realizar o serviço. Já na sessão de ontem na Câmara Municipal, Itamar enviou ao Executivo inúmeros requerimentos pedindo esclarecimento sobre convênios celebrados para a realização de diversas obras. Entre eles está a solicitação para enviar a cópia do contrato, no valor de mais de R$ 427 mil, sobre o Programa de Saneamento para Todos.

Outro requerimento é para o envio do convênio de R$295 mil, do Executivo com a Caixa Econômica Federal, sobre a implantação de sinalização turística na cidade, sendo onde será instalada a sinalização, a cópia do documento e o cronograma das atividades.

Fonte: Jornal de Uberaba

3 comentários:

Marion disse...

Pena que tem gente que ainda tem esse pensamento, se for ver o valor umano enquanto um automovel transporta no maximo 5 pessoas quantos o onibus transporta?
O onibus teria de ser sempre preferencial.
a é dificil pensar isso em um pais onde os carros fortes que transporta dinheiro tem prioridade sobre tudo no transito onde nãi existe lugar para pessoas que tem dificuldade de locomoção.

loukosporonibus.blogspot.com

SAMUEL MOITINHO disse...

Este pensamento é típico da direita; não é á toa que o vereador é do DEM...

A direita sempre quer manter seu status quo, a qualquer custo, ainda que esta manutenção gere prejuízos a coletividade. Não é difícil perceber que investimento no transporte público é a solução definitiva para todos os problemas de infraestrutura de locomoção nas cidades - qualquer medida a ser tomada tem que passar por melhorias no transporte, sob a pena se serem efêmeras, como a pura e simples construção de viadutos e vias, que se vê por aí...

O transporte individual necessita de espaço, é mais poluidor (por passageiro transportado). Sim, o conforto e mobilidade proporcionados por ele são extremamente tentadores, mas, a longo prazo, é o certo? Claro que não!!

Então, acordem, pelo amor de Deus!! Não deixe que este pensamento direitirsa e ultraconservador venha a inviabilizar a cidade de Uberaba a médio e longo prazos!!

FERNANDO FARIS disse...

So em Uberaba - MG pra ter certos vereadores com pensamentos mediocres e passados.
Acorda... Evolua..... quem tem carro que use rotas alternativas caso ache o novo transito da Leopoldino lotado.

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960