Prefeitura de Rio Branco recebe 35 novos ônibus que vão operar na capital

terça-feira, 23 de março de 2010


A Prefeitura de Rio Branco através da RBTRANS recebe esta semana, 35 novos ônibus que passam a ser usados nas principais linhas da Capital. A aquisição dos veículos faz parte de um pacote de medidas adotadas pela atual gestão para melhorar o sistema de transporte coletivo da cidade, que passa por um processo de modernização tecnológica, a partir da implantação do sistema de bilhetagem eletrônica e vai até a renovação total da frota atual.
Estes 35 novos ônibus vão atender linhas prioritárias em substituição aos veículos que estão com idade superior ao considerado aceitável. Entre as novidades adotadas para aprimorar o Sistema de Transporte Coletivo e garantir acessibilidade, destacam-se veículos do tipo “micrão” mais curtos, que facilitam o acesso a regiões de ruas estreitas, permitindo agilidade de manobras e que serão deslocados para atender as linhas que possuem um número menor de passageiros;
Os novos veículos estarão em circulação a partir da próxima semana e a expectativa é de que 100% da frota seja renovada até 2011, gradativamente todas as linhas serão contempladas com as mudanças.Ao longo do ano de 2010, outras medidas serão adotadas para a continuidade do processo de qualidade na prestação do serviço de transporte na capital, são elas: Desenvolvimento de campanhas educativas com a finalidade de promover a boa relação entre usuários e operadores do sistema; Desenvolvimento de um programa de requalificação para fiscais, motoristas e cobradores que atuam no sistema de transporte coletivo da capital. Disponibilização do cartão de bilhetagem eletrônica categoria “criança”, para atender crescente demanda existente; Melhoria dos serviços dos operadores de telemarketing existente no Sindcol; implantação do sistema de qualidade dos serviços concedidos, com base ISSO 9000;

  • O Transporte Coletivo de Rio Branco
O sistema de transporte público coletivo por ônibus de Rio Branco é composto por 36 linhas e é operado por quatro empresas: Via Verde, Floresta, São Judas Tadeu e Rápido São Roque. Os itinerários das linhas do sistema possuem, em geral, características bairro centro e vice-versa, tendo como principal ponto de convergência o Terminal Urbano. A expectativa é de que até o meio deste ano, metade da frota seja renovada, concluindo a substituição até 2011.

  • Sistema de Bilhetagem Eletrônica
Implantado em Rio Branco em 2008, essa ferramenta tecnológica é utilizada nos transportes públicos de algumas cidades do mundo. O sistema permite ao usuário entre outras coisas, viajar pela rede de transportes durante um período de tempo pré-determinado, pagando apenas o valor de uma passagem.
Cada pessoa pode compor seu próprio percurso, já que o sistema é integrado por meio eletrônico, não necessitando passar pelo Terminal Urbano, é a chamada integração temporal, que diminui o fluxo de pessoas no terminal de passageiros de Rio Branco, onde circulam atualmente 50 mil passageiros por dia.São utilizados dispositivos especiais, como os validadores e smart cards, para facilitar o controle. Esta tecnologia oferece melhores condições de administração de todo o sistema, uma vez que cria um arquivo de informações, de acesso fácil e rápido, sobre as viagens realizadas, garantindo agilidade e segurança das informações nele processadas.

Fonte: Notícias da Hora

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960