Boa Vista: Motoristas de ônibus participam de cursos de qualificação

segunda-feira, 22 de março de 2010


Melhorar a qualidade do serviço de transporte coletivo é a principal meta do curso de capacitação, que está sendo realizado com os motoristas da empresa de ônibus Viação Cidade de Boa Vista. Aproximadamente 90 profissionais participaram dos treinamentos, que foi divido em quatro etapas.
Nesta primeira fase, os motoristas estão recebendo orientações sobre a segurança no ambiente de trabalho, tais como: postura, direção defensiva, ponto cego dos veículos, parada e saída de paradas de ônibus e cuidados em dias chuvosos. Casos específicos também estão sendo abordados, como a forma mais segura de dirigir no Centro Cívico de Boa Vista.
“É necessário sempre trocarmos experiências com os motoristas sobre casos do cotidiano, pois assim podemos direcionar e melhorar nosso material de treinamento continuado”, explicou Sebastião França, instrutor da empresa Viação Cidade de Boa Vista.
A realização de cursos de reciclagem para os profissionais de transporte coletivo é uma recomendação da Emhur (Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional), e de acordo com o presidente Frankembergen Galvão, a Prefeitura de Boa Vista está atuando com o intuito de garantir a qualidade do serviço prestado à população.
“Nossa intenção é de que o usuário de transporte coletivo se sinta seguro ao utilizar o serviço. Esses treinamentos contribuem significativamente para que os motoristas possam estar sempre atualizando informações que são importantes para a sua própria segurança e para o conforto de todos”, destacou Galvão.
A segunda etapa do treinamento, será realizada a partir da segunda-feira, 22, consiste em aulas práticas com os motoristas dentro do veículo. Serão abordados assuntos como: equipamento obrigatórios de segurança, respeito às sinalizações de trânsito e conhecimento do veículo.
Há seis anos trabalhando na empresa, Antonio de Souza Ramos, 34, comentou sobre a importância das atividades de reciclagem realizadas com os profissionais que atuam no transporte coletivo. Ele disse que a releitura do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) está sendo o assunto mais discutido.
“Precisamos sempre renovar nossos conhecimentos a respeito das leis e compartilhar com os colegas, pois assim, podemos evitar muitas situações de risco”, frisou o motorista.
Na terceira e quarta fase do curso será abordado o Regulamento Interno da empresa e o tema Atendimento ao Cliente, respectivamente. Na última parte a empresa convidou um portador de necessidades especiais para conversar com os profissionais sobre as dificuldades enfrentadas na utilização do transporte coletivo.

Fonte: Roraíma em Foco

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