População de Natal recebe 60 novos ônibus adaptados para pessoas portadoras de necessidades especiais

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Os natalenses dispõem agora de uma frota de 100 ônibus adaptados para portadores de necessidades especiais e obesos. O Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município do Natal (Seturn) e a Prefeitura do Natal entregaram a população uma nova frota de 60 ônibus, todos adaptados para este público.
Os novos veículos foram adquiridos pelas empresas Guanabara, Nossa Senhora da Conceição, Reunidas, Rio-grandense, Via Sul, Santa Maria e Cidade do Natal. “A entrega destes novos 60 ônibus contribuirá muito para o desenvolvimento do projeto Via Livre, pois entre as medidas a serem adotadas está a questão da acessibilidade para pedestres nas calçadas, nos transportes coletivos urbanos”, ressaltou Kelps Lima, secretário municipal de Mobilidade Urbana (Semob).
“Nossa intenção é fazer com que a idade média da frota de ônibus de Natal chegue há 2,5 anos, pois dessa forma conseguimos manter sempre a qualidade do serviço”, informou o diretor de comunicação do Seturn, Augusto Maranhão. Ele acrescentou que Natal possui agora uma frota de 100 ônibus adaptados. Os 60 novos veículos tiveram um investimento de R$ 15 milhões e somam-se aos outros 800 carros da frota.Os novos ônibus são equipados com motores eletrônicos que atendem às determinações do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), com a vantagem ambiental de reduzir em pelo menos 30% a emissão de poluentes.
Também são parametrizados para limitar a velocidade, dispondo de sistema de freios pneumático e freio auxiliar top brake, garantindo maior segurança. A carroceria proporciona maior vedação acústica contra ruídos externos. Seguem ainda a norma NBR 1402 que enfatiza obrigações sobre acessibilidade nos transportes públicos.
READ MORE - População de Natal recebe 60 novos ônibus adaptados para pessoas portadoras de necessidades especiais

Curitiba: Série de reportagem especial da RPC TV, sobre Transporte Público na grande Curitiba

READ MORE - Curitiba: Série de reportagem especial da RPC TV, sobre Transporte Público na grande Curitiba

Curitiba: Urbs instala elevadores em mais 11 estações tubo


A técnica em informática Gislaine Cristina Paes de Almeida, de 26 anos, tem usado com frequência os elevadores das estações-tubo do Terminal Guadalupe, no centro de Curitiba. Gislaine, que se locomove em cadeira de rodas, foi recentemente contratada para trabalhar na área de informática do HSBC e está fazendo um curso de aprimoramento nas proximidades do Terminal. Ela aprovou a instalação de mais elevadores para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção nas estações-tubo. "Para mim, rampas e elevadores são essenciais", diz Gislaine. "De outra forma, preciso de ajuda para desembarcar ou atravessar um meio-fio.". Gislaine mostra destreza na direção da cadeira de rodas com a qual circula sozinha pela cidade. "O que eles estão fazendo aqui é muito importante para muita gente", diz ela, apontando para o novo elevador do Guadalupe que está sendo instalado nesta quinta-feira.O Terminal Guadalupe tem quatro estações-tubo e até o fim do mês, todas estarão equipadas com elevador. Uma das estações já conta há três meses com elevador e outros dois estão sendo instalados nesta semana. Nos próximos dias será instalado o quarto elevador no terminal.
READ MORE - Curitiba: Urbs instala elevadores em mais 11 estações tubo

Metrô, CPTM e EMTU/SP arrecadam quase 250 mil peças para a Campanha do Agasalho

O Metrô, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e a EMTU/SP (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), empresas vinculadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, bateram novo recorde de arrecadação para a Campanha do Agasalho deste ano. Foram 247 mil peças angariadas pelas três empresas, ante 181 mil itens, em 2008. Mais de 200 caixas foram distribuídas em todas as estações do Metrô e da CPTM, pelos terminais da EMTU/SP, nas garagens das empresas de ônibus e nos prédios administrativos das três empresas. Uma grande parte dos donativos arrecadados já foi encaminhada ao Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (FUSSESP), entidade que organiza a campanha. No Metrô, os postos de coleta permanecem durante todo o ano. As estações da CPTM e os pontos da EMTU/SP continuam com as caixas até meados deste mês. As contribuições da campanha são distribuídas entre as entidades assistenciais cadastradas no FUSSESP, além de hospitais, albergues da Capital e de municípios do Estado de São Paulo.
READ MORE - Metrô, CPTM e EMTU/SP arrecadam quase 250 mil peças para a Campanha do Agasalho

Guarulhos: 80 ônibus novos adaptados para portadores de deficiência são entregues


80 ônibus novos foram apresentados à população, como parte da política de renovação da frota municipal do transporte coletivo. Todos são adaptados para facilitar o acesso de pessoas portadoras de deficiência, passando para 163 o número de ônibus com acessibilidade, ou seja, 26% da frota de 624 veículos urbanos.
O investimento da Empresa de Ônibus Vila Galvão (60) e da Empresa de Ônibus Guarulhos (20) foi de R$ 17,6 milhões. Todos os veículos utilizarão o biodiesel, um combustível que emite menos poluentes que o diesel, e é fabricado a partir de fontes renováveis, como girassol, soja ou mamona. As linhas que serão atendidas pelos novos coletivos são as seguintes: 70 – Fortaleza, 76 – Ponte Alta, 78 e 79 – Parque Santos Dumont, 77 – Cidade Soberana, 08 – Parque Alvorada e 10 A – Cocaia.
O secretário de Transportes e Trânsito, José Evaldo Gonçalo, disse que a cerimônia desta quinta-feira é apenas mais uma etapa do processo de fazer do sistema de transporte público de Guarulhos um dos mais modernos do país. “Nosso plano é tornar as viagens mais rápidas em um intervalo de tempo mais curto. E, ao mesmo tempo, permitir que o sistema atenda de forma adequada a todas as pessoas”, ponderou.
READ MORE - Guarulhos: 80 ônibus novos adaptados para portadores de deficiência são entregues

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960