Grande Vitória ganha Novo Serviço Especial Mão na Roda

terça-feira, 22 de dezembro de 2009


No dia 04 de janeiro, entra em operação o Novo Serviço Especial Mão na Roda da Grande Vitória, destinado ao transporte de cadeirantes nos municípios atendidos pelo Sistema Transcol. A partir de 2010, o serviço passa a ter um novo modelo de gestão, sendo operado pelo Consórcio Cidadania - empresas privadas do ramo de transporte do Estado, que venceram processo licitatório e receberam um termo de permissão do Governo para operar o sistema.

As mudanças significam melhoria na prestação dos serviços, com ampliação da frota de veículos e mais vagas disponíveis, além de uma logística mais apurada para otimizar as viagens agendadas. Com o novo serviço, a capacidade da frota será ampliada de 73 para 97 lugares, o que significará um ganho de produtividade de aproximadamente 25%.

A frota do Novo Mão na Roda, que hoje é composta por 22 vans e um microônibus, terá 17 microônibus, 15 com quatro e dois com seis lugares, e oito vans, que transportam de dois a três passageiros simultaneamente. Também será adquirido um software de roteirização, que permitirá melhor aproveitamento da frota e realização de mais viagens.

O novo Mão na Roda vai começar a funcionar no dia 04 de janeiro, operado pelo Consórcio Cidadania, que também será responsável pela Central de Atendimento do Serviço Especial Mão na Roda (Casem), pelo treinamento e preparação dos motoristas e pela manutenção preventiva e corretiva da frota. A Casem começa a operar com seis atendentes, três operadores, dois programadores, um auxiliar e um coordenador e funcionará na sede do GVBus, em Santa Lúcia, Vitória.

O novo Mão na Roda foi elaborado pela Ceturb-GV em conjunto com usuários, acompanhantes de usuários e motoristas do serviço, que apresentaram as oportunidades de melhorias. Após análise das propostas apresentadas e pesquisas, foi criada uma nova regulamentação para o serviço, apresentada em audiência pública que contou com a participação de representantes do Ministério Público Estadual, da Apae, do Poder Legislativo, dos conselhos municipais e estadual das pessoas com deficiência, do Crefes e das federações de associações de moradores e movimentos populares da Grande Vitória.

Mão na Roda hoje: 22 vans e 1 microônibus, totalizando 73 lugares

Mão na Roda em 2010: 7 vans e 18 microônibus, totalizando 97 lugares

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960