Tarifa de transporte coletivo de Botucatu tem reajuste de 7,5%

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Depois de um mês de negociação foi autorizado o aumento na tarifa do transporte coletivo de Botucatu (100 quilômetros de Bauru). Desde o dia 16, a nova tarifa está em vigor. O preço passou de R$ 2,00 para R$ 2,15 (aumento de 7,5%) válido até novembro de 2010.
O secretário da Habitação e Mobilidade, Vicente Ferraudo, explica que a nova tarifa foi decidida pelo Conselho de Usuários, colegiado formado por vários representantes da sociedade civil.“Nós coletamos todas as informações de passageiros, de quilometragem e fiscalização conforme prevê nossas atribuições.”Para fazer o cálculo tarifário, o departamento de trânsito coletou os valores dos insumos. “Levantamos os preços unitários de pneus, a câmara protetora, o chassi, a carroceria e até o salário do cobrador. Esse modelo de planilha prevê, inclusive, a quantidade de ônibus em cada linha.


Os dados serviram para o cálculo justo de custos.” A empresa, que faz o transporte coletivo na cidade, ofereceu sete ônibus novos para o início do ano que vem. “Antes do Carnaval”, diz o secretário. Para dar mais transparência ao processo, comenta Ferraudo, o Conselho de Usuários se reuniu fora da prefeitura com as partes envolvidas e com as planilhas, sem a participação do órgão público. A atual frota tem 57 carros coletivos. “Sete serão substituídos no início de 2010, pois apresentam desgastes naturais.”

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960