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Em Porto Alegre, Ônibus poderão ser monitorados por GPS

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

O deslocamento dos ônibus da linha T12, que atende a Restinga, poderá ser acompanhado em tempo real a partir de segunda-feira. Os usuários terão a possibilidade de acompanhar, pelo site da prefeitura de Porto Alegre, a localização dos veículos e a previsão de horário que chegarão às paradas.

Em março, deve ser lançado um aplicativo de celular que concentrará essas informações, entre outros serviços. A promessa do diretor técnico da Procempa, Michel Costa, é de que cinco linhas da Carris estejam operando com GPS até o final do mês que vem. Os trajetos estarão disponíveis no Moovit, app que já funciona com dados planejados e passará a utilizar as informações em tempo real. Outras plataformas que desejarem utilizá-las também terão acesso liberado pelo poder público.

Para gerenciar as informações capturadas pelos equipamentos nos ônibus (inicialmente, nos 15 veículos da linha T12), a Procempa conta com uma sala de "big data" (um grande conjunto de dados), onde armazenará e controlará o material referente à mobilidade urbana. É de lá que dois engenheiros de tráfego da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e dois cientistas de dados da Procempa farão a análise estatística.

— A gestão de dados é prioridade, porque nos ajuda a melhorar o planejamento e a redução de custo. Sabe-se que existe muita fraude em todo o sistema de mobilidade. Quando se tem análise de dados, menores são as chances de elas existirem — analisa Costa.

Outras centrais também receberão os dados: as garagens, para o trabalho operacional; o Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic), para traçar estratégias e fazer gestão de crise; a EPTC, para gerenciamento e controle; e a Procempa, para análise das informações.

Motoristas e cobradores não terão só o veículo monitorado. Por um teclado, poderão enviar e receber informações sobre acidentes, por exemplo. Costa quer implantar um sistema de GPS que não dependa de um único fornecedor; por isso, realiza testes. O modelo usado pela Carris no projeto-piloto é do Sistema Plus, mesma empresa que fornece equipamentos para os ônibus do Rio de Janeiro.

Segundo ele, a prefeitura fez um chamamento público para validar modelos de equipamentos nacionais e internacionais (há um modelo espanhol em análise). Depois, será definida a padronização de estilo, que será aplicada a todas as empresas do sistema. O custo para a utilização em cada ônibus é de R$ 99 a R$ 129 por mês.

O CAMINHO DA INFORMAÇÃO

Nas ruas: a informação é capturada pelo equipamento instalado nos ônibus a cada seis segundos e armazenada a cada 30 segundos — é o momento do armazenamento que aparece para os usuários. O motorista pode enviar e receber dados por texto com o equipamento.

Informações: Zero Hora
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Sem acordo com o governo, metroviários de São Paulo ameaçam paralisação

Uma reunião entre o Sindicato dos Metroviários de São Paulo e o governo paulista terminou sem acordo na quarta-feira (22). O encontro de conciliação, que durou cerca de três horas, foi realizado no Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Sem o acerto, os metroviários ameaçam fazer uma paralisação de 24 horas na quinta-feira (23).

Os trabalhadores pedem que o Estado se comprometa a pagar a Participação de Resultados (PR) referente ao ano passado. Segundo os sindicalistas, o governo disse que não tinha verba para isso. A Secretaria de Transportes Metropolitanos, responsável pelo Metrô de São Paulo, ainda não se pronunciou a respeito.

“A proposta ora apresentada leva em conta, no pagamento PPR/2016, a grave crise econômica dos diversos segmentos da economia, que afeta diretamente a arrecadação tributária da Cia. Do Metrô de São Paulo com a redução dos passageiros pagantes e o aumento dos passageiros gratuitos”, aponta a ata.

Segundo argumento do Metrô na reunião, “as projeções para 2017 apresentadas no fluxo de caixa não poderão neste momento suportar o pagamento de uma folha”.

No começo da noite, os metroviários irão participar de uma assembleia para definir se farão ou não uma paralisação de 24 horas na quinta-feira (23). A categoria já se encontra em estado de greve desde 14 de fevereiro.

No ano passado, os funcionários teriam recebido, no mínimo, R$ 5,2 mil como PR. No total, o governo gastaria cerca de R$ 70 milhões com o pagamento pela participação. “A posição do Tribunal foi que o Metrô pague essa PR como renovação do acordo anterior”, disse Raimundo Cordeiro, coordenador-geral do sindicato. Atualmente, trabalham no Metrô cerca de 9.200 pessoas.

Nesse sentido, a PR corresponderia a uma folha de pagamento, ou seja, salário mais gratificações por função e tempo de serviço. No mínimo, cada funcionário receberia R$ 5,7 mil.

“A empresa está demonstrando um grande desrespeito com a categoria, que está sobrecarregada”, disse Cordeiro.

Na ata, o TRT aponta que “a conduta apresentada pela empresa de trazer informações omitidas durante a campanha salarial de 2016, na qual a própria empresa propôs o pagamento da PR, caracteriza desrespeito à boa fé inerente ao processo de negociação coletiva e afronta ao princípio de autonomia privada coletiva”.

Caso os metroviários decidam pela greve, a categoria aguarda, até a meia-noite, a liberação do governo de São Paulo para operar o sistema com catraca livre.

Segundo Cordeiro, o TRT está estimulando a negociação sem paralisação. Na ata, o tribunal pede que os trabalhadores se comprometam a não “eclodir greve enquanto seguem as tratativas negociais”.

A possibilidade de o sistema ser operado parcialmente caso se opte pela paralisação será também discutida na Assembleia, diz o coordenador do sindicato.

Em função da posição do Metrô de não ter condição financeiras de pagar a PR em 27 de fevereiro, o TRT sugere que isso seja feito, de maneira parcelada: metade em 15 de março e a outra metade após nova negociação. A reunião já está marcada para 23 de março.

Informações: Popular Mais
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Maceió ganha novo aplicativo sobre sistema de transporte coletivo

Desde a última terça-feira (21), usuários do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) podem conferir informações sobre os ônibus urbanos e os trens da CBTU no aplicativo Moovit, disponível e gratuito para baixar em iPhone, Android e acesso via web app. Presente em mais de 1.200 cidades, o app é reconhecido mundialmente na área de mobilidade urbana e beneficia mais de 13 milhões de usuários de transportes coletivos e agora deverá auxiliar os cerca de 240 mil usuários diários da capital alagoana.

A inclusão da cidade na ferramenta foi possível graças ao apoio de um grupo de embaixadores e usuários locais que mapearam todas as linhas de ônibus e pontos de parada existentes na cidade juntamente com o corpo técnico da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

“Entendemos que a transparência e o conhecimento são fundamentais para que os usuários tenham praticidade no seu dia a dia ao lidar com o transporte coletivo”, explica o superintendente da SMTT, Antonio Moura. Para o lançamento, foram mapeados 2.419 pontos de parada e 128 linhas de ônibus de Maceió, além do sistema de trem da CBTU, que leva a cidades vizinhas como Satuba e Rio Largo.

Entre os principais recursos que existem no Moovit destacam-se as informações sobre horários, linhas de ônibus e estações, recomendações de trajetos, serviços de alertas relevantes que podem impactar a viagem de cada um (como a interdição de uma via ou a mudança de uma linha, por exemplo) e a possibilidade de qualquer usuário fazer o upload de fotos de pontos de ônibus e entradas e saídas de estações, ajudando outros passageiros a reconhecerem rapidamente por onde entrar para encontrar a linha de destino.

“É gratificante poder colaborar, facilitando o cotidiano da população que utiliza o transporte público e motivando outras pessoas que conhecem o sistema como a gente”, diz Marcílio Correia Junior, de João Pessoa (PB), um dos embaixadores da Moovit responsáveis pelo projeto, ao lado do também embaixador Marcio Santos, morador de Fortaleza (CE), e dos usuários alagoanos Jamerson Tiago, Jefferson Ygor, Felipe Rocha e Rodrigo Fonseca. Os seis integram uma comunidade de mais de 150 mil editores do Moovit ao redor do mundo. São adeptos da mobilidade urbana que ajudam a organizar diariamente informações sobre linhas, horários e pontos de ônibus de diferentes cidades ao redor do mundo.

Cittamobi

Outro aplicativo em funicionamento em Maceió é o Cittamobi. Lançado em 2014 pela prefeitura municipal, a ferramenta é utilizada por cerca de 600 mil usuários do transporte público, o que representa 54% do total da população da cidade.

O CittaMobi pode ser baixado por qualquer pessoa que possua um smartphone ou tablet cujo sistema operacional seja Android ou iOS e é totalmente gratuito. Uma versão mais simples das previsões, porém precisa e em tempo real, pode ser acessada através de computadores por meio do site www.cittamobi.com.br.

Informações: Cada Minuto
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Tarifa de ônibus em Manaus sobe para R$ 3,80

O preço da passagem de ônibus do transporte coletivo de Manaus será novamente reajustado. Dessa vez, o valor cobrado será R$ 3,80. O anúncio foi feito pelo prefeito Arthur Neto, na tarde desta terça-feira (21), durante coletiva na Casa Militar, na Zona Oeste de Manaus. No dia 26 de janeiro, o valor da passagem aumentou de R$ 3 para R$ 3,30.

Ao anunciar a mudança, o prefeito falou que o novo valor passará a ser cobrado nas catracas a partir deste sábado (25). Assim como Governo já havia feito antes, a prefeitura de Manaus também suspendeu os subsídios concedidos às empresas de transporte coletivo da cidade e, por isso, o passageiro pagará o valor ‘cheio’ aos cobradores.

“Não tive outra alternativa a não ser essa. Tomei essa decisão por responsabilidade própria. A passagem vai aumentar para R$ 3,80. Resolvemos retirar os subsídios porque não tenho como pagar R$ 100 milhões sem a parceria e ajuda do Governo”, disse o prefeito.

Na coletiva, Arthur frisou que os modelos Executivos, Alternativos e Kombis irregulares serão retirados das ruas.

O vice-prefeito, Marcos Rotta, anunciou outras mudanças para o transporte, como a chegada de 200 novos ônibus equipados com ar-condicionados e wi-fi em todos os terminais.

Os estudantes ainda vão continuar pagando o valor de R$ 1,50 na meia-passagem.

Informações: Em Tempo
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Internet gratuita é instalada em todos os terminais de ônibus de Florianópolis

Com a liberação do sinal de internet via WiFi no Terminal Integrado do Rio Tavares (TIRIO), no Sul da Ilha, a partir desta quarta-feira (22), a navegação gratuita pela rede ‘fenixconecta’ está disponível em todas os seis terminais de integração do transporte coletivo convencional de Florianópolis.

Por meio do sistema, o passageiro pode navegar utilizando WiFi livre e de qualidade enquanto aguarda sua viagem. A implantação começou em agosto do ano passado no TICEN, passou pela Trindade, Santo Antônio de Lisboa, Canasvieiras e Lagoa da Conceição. Agora, chegou ao TIRIO.

“O projeto que permite acesso gratuito à internet é um passo importante na implantação de um sistema de inteligência para os passageiros”, comenta Rodolfo Guidi, coordenador técnico do Consórcio Fênix.

Para ter acesso, basta selecionar a ‘fenixconecta’ no seu aparelho (smartphone, tablet ou computador) e fazer um cadastro simples. Daí em diante, em cada novo acesso, será solicitado apenas o login (e-mail) e senha. Todas as informações sobre a internet gratuita estão disponíveis no site consorciofenix.com.br/fenixconecta 

O consórcio também implantará placas de sinalização para ajudar o passageiro a utilizar a rede.

Informações: Segs
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Em SP, Nova linha do Airport Bus Service atende Vila Mariana

domingo, 19 de fevereiro de 2017

A partir da próxima segunda-feira (20), a rede de ônibus Airport Bus Service inicia um novo trajeto. A empresa que faz o traslado direto para o aeroporto de Guarulhos, agora também passa a atender o Bairro Vila Mariana, na capital paulista.

A linha faz poucas paradas e oferece wi-fi, ar condicionado e um assento reservado para cada viajante. Os ônibus também contam com adaptações para quem viaja com malas.

A linha 830, operada pelo Consórcio Internorte, está programada para realizar 18 partidas todos os dias da semana. As viagens acontecerão também aos domingos e feriados. Os pontos finais serão no Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos e na Rua José Ferreira Pinto (Hotel Grand Mercure), em São Paulo.

Os ônibus são executivos e oferecem um ótimo padrão de conforto aos usuários, o mesmo das outras linhas deste serviço especial. As poltronas são estofadas e reclináveis e possuem um espaço adaptado para o bagageiro. A tarifa será de R$ 48,80.

Além de outras cinco linhas executivas para o Aeroporto de Guarulhos, os passageiros contam com duas linhas intermunicipais. Para essas, a tarifa é de R$ 5,95, que juntas realizam mais de 70 partidas nos dias uteis.

Saiba mais sobre os pontos de partida das linhas de ônibus aqui.

Informações: Governo de SP
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Curitiba e Araucária voltam a ter ônibus integrados a partir de segunda-feira

Nesta segunda-feira (20), Curitiba e a Região Metropolitana voltam a contar com mais uma opção de integração do transporte coletivo. Desta vez, entre a capital e Araucária. Esta é a segunda reintegração de ônibus feita pela Prefeitura de Curitiba e pelo Governo do Estado desde janeiro e um compromisso de campanha do prefeito Rafael Greca.

Agora, as linhas de ônibus ligeirinhos Araucária-Capão Raso e Angélica-Capão Raso voltam a passar por dentro do Terminal CIC, permitindo que os passageiros façam novo embarque sem pagar outra tarifa. A nova reintegração beneficia cerca de 20 mil pessoas por dia nestas duas linhas. “Estamos fazendo aquilo que foi desfeito e conectando, pelo transporte coletivo, a capital com a Região Metropolitana”, disse o prefeito.

Do terminal, partem ônibus alimentadores para a região da CIC e também para os bairros Fazendinha, Campo Comprido e Santa Felicidade.

Com a desintegração, em 2015, as duas linhas desviavam do Terminal CIC e seguiam direto ao Terminal Capão Raso, interrupção que obrigava alguns passageiros a um novo embarque para voltar, cerca de cinco quilômetros, ao terminal CIC para seguir o destino ou pagar uma segunda tarifa.

Araucária e CIC concentram muitas empresas e as duas linhas transportam milhares de trabalhadores todos os dias. “É mais um passo para retomar a reintegração determinada pelo prefeito Rafael Greca e uma necessidade dos passageiros. Outros estudos estão sendo feitos em parceria com a Coordenação da Região Metropolitana, a Comec, para uma retomada mais ampla e que atenda o maior número possível de linhas e de pessoas”, disse o presidente da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), José Antonio Andreguetto.

Próximas linhas

Em janeiro, Urbs e Comec reintegraram a linha Colombo-CIC, beneficiando mais de 30 mil passageiros por dia. A próxima reintegração que está em estudo é a unificação das estações-tubo da Pontifícia Universidade Católica (PUC) para atender as linhas de ligeirinho Fazenda Rio Grande, Aeroporto e PUC-Rodoferroviária.

A Urbs e a Comec também elaboram um estudo sobre as demandas da reintegração do transporte coletivo. O termo foi assinado em janeiro e tem prazo de seis meses para ser concluído.

Informações: Prefeitura de Curitiba
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SPTrans anuncia troca de todos os 15 milhões de bilhetes únicos

O secretário municipal de Transportes, Sergio Avelleda, anunciou na quinta-feira (16), durante reunião do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte, que todos os cartões de bilhetes únicos em poder dos usuários de ônibus, trens e metrô terão de ser trocados por cartões novos.

Ele estima que a troca comece ainda neste ano, após maio, mas garante que o processo será feito “com tempo" para evitar filas e tumultos em postos de atendimento. A estimativa é que a cidade tenha 15 milhões de bilhetes ativos (usados no último ano), mas o total de bilhetes emitidos até hoje, e que podem ter créditos, é da ordem de 30 milhões, ainda de acordo com o secretário.

O motivo é a constatação de que os códigos de segurança dos cartões foram quebrados e que golpistas estão fazendo recargas clandestinas nos cartões. A troca dos bilhetes é para combater as fraudes no sistema.

O secretário explicou que a Prefeitura já havia adquirido, no ano passado, um novo software para administrar o comércio de créditos do bilhete único, mas que o processo de instalação e de testes está atrasado. Só deve ficar pronto em maio. Quando os sistemas estiverem com sinal verde, terá início a etapa de troca dos cartões, por um modelo com códigos de segurança mais fortes.

“Toda a plataforma tecnológica será trocada por outra. O que a gente pode assegurar é que não haverá uma troca no curto prazo a ponto de gerar filas intermináveis e causar transtorno à população. Isso será ao longo do tempo. A estratégia vai ser elaborada mais para a frente. O software só chega em maio e provavelmente vai ter um período de testes longo".

Os técnicos da SPTrans ainda não conseguem estimar o total de valores desviados por meio nas fraudes no sistema, que é bilionário - pelo bilhete único, circulam cerca de R$ 18 bilhões por ano. Embora já haja comprovações de que é possível recarregar o cartão com créditos que não vieram da SPTrans, a equipe da Prefeitura não tem como saber, apenas avaliando o sistema, quais os cartões carregados ilegalmente.

A equipe também não consegue responder se, da mesma forma que os clandestinos conseguem criar créditos fantasmas, a série de empresas que trabalham com a venda de créditos também conseguem fazer operações ilegais - carregar bilhetes sem repassar valores à empresa.

Informações: R7
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