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Em SP, Nova linha do Airport Bus Service atende Vila Mariana

domingo, 19 de fevereiro de 2017

A partir da próxima segunda-feira (20), a rede de ônibus Airport Bus Service inicia um novo trajeto. A empresa que faz o traslado direto para o aeroporto de Guarulhos, agora também passa a atender o Bairro Vila Mariana, na capital paulista.

A linha faz poucas paradas e oferece wi-fi, ar condicionado e um assento reservado para cada viajante. Os ônibus também contam com adaptações para quem viaja com malas.

A linha 830, operada pelo Consórcio Internorte, está programada para realizar 18 partidas todos os dias da semana. As viagens acontecerão também aos domingos e feriados. Os pontos finais serão no Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos e na Rua José Ferreira Pinto (Hotel Grand Mercure), em São Paulo.

Os ônibus são executivos e oferecem um ótimo padrão de conforto aos usuários, o mesmo das outras linhas deste serviço especial. As poltronas são estofadas e reclináveis e possuem um espaço adaptado para o bagageiro. A tarifa será de R$ 48,80.

Além de outras cinco linhas executivas para o Aeroporto de Guarulhos, os passageiros contam com duas linhas intermunicipais. Para essas, a tarifa é de R$ 5,95, que juntas realizam mais de 70 partidas nos dias uteis.

Saiba mais sobre os pontos de partida das linhas de ônibus aqui.

Informações: Governo de SP
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Curitiba e Araucária voltam a ter ônibus integrados a partir de segunda-feira

Nesta segunda-feira (20), Curitiba e a Região Metropolitana voltam a contar com mais uma opção de integração do transporte coletivo. Desta vez, entre a capital e Araucária. Esta é a segunda reintegração de ônibus feita pela Prefeitura de Curitiba e pelo Governo do Estado desde janeiro e um compromisso de campanha do prefeito Rafael Greca.

Agora, as linhas de ônibus ligeirinhos Araucária-Capão Raso e Angélica-Capão Raso voltam a passar por dentro do Terminal CIC, permitindo que os passageiros façam novo embarque sem pagar outra tarifa. A nova reintegração beneficia cerca de 20 mil pessoas por dia nestas duas linhas. “Estamos fazendo aquilo que foi desfeito e conectando, pelo transporte coletivo, a capital com a Região Metropolitana”, disse o prefeito.

Do terminal, partem ônibus alimentadores para a região da CIC e também para os bairros Fazendinha, Campo Comprido e Santa Felicidade.

Com a desintegração, em 2015, as duas linhas desviavam do Terminal CIC e seguiam direto ao Terminal Capão Raso, interrupção que obrigava alguns passageiros a um novo embarque para voltar, cerca de cinco quilômetros, ao terminal CIC para seguir o destino ou pagar uma segunda tarifa.

Araucária e CIC concentram muitas empresas e as duas linhas transportam milhares de trabalhadores todos os dias. “É mais um passo para retomar a reintegração determinada pelo prefeito Rafael Greca e uma necessidade dos passageiros. Outros estudos estão sendo feitos em parceria com a Coordenação da Região Metropolitana, a Comec, para uma retomada mais ampla e que atenda o maior número possível de linhas e de pessoas”, disse o presidente da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), José Antonio Andreguetto.

Próximas linhas

Em janeiro, Urbs e Comec reintegraram a linha Colombo-CIC, beneficiando mais de 30 mil passageiros por dia. A próxima reintegração que está em estudo é a unificação das estações-tubo da Pontifícia Universidade Católica (PUC) para atender as linhas de ligeirinho Fazenda Rio Grande, Aeroporto e PUC-Rodoferroviária.

A Urbs e a Comec também elaboram um estudo sobre as demandas da reintegração do transporte coletivo. O termo foi assinado em janeiro e tem prazo de seis meses para ser concluído.

Informações: Prefeitura de Curitiba
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SPTrans anuncia troca de todos os 15 milhões de bilhetes únicos

O secretário municipal de Transportes, Sergio Avelleda, anunciou na quinta-feira (16), durante reunião do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte, que todos os cartões de bilhetes únicos em poder dos usuários de ônibus, trens e metrô terão de ser trocados por cartões novos.

Ele estima que a troca comece ainda neste ano, após maio, mas garante que o processo será feito “com tempo" para evitar filas e tumultos em postos de atendimento. A estimativa é que a cidade tenha 15 milhões de bilhetes ativos (usados no último ano), mas o total de bilhetes emitidos até hoje, e que podem ter créditos, é da ordem de 30 milhões, ainda de acordo com o secretário.

O motivo é a constatação de que os códigos de segurança dos cartões foram quebrados e que golpistas estão fazendo recargas clandestinas nos cartões. A troca dos bilhetes é para combater as fraudes no sistema.

O secretário explicou que a Prefeitura já havia adquirido, no ano passado, um novo software para administrar o comércio de créditos do bilhete único, mas que o processo de instalação e de testes está atrasado. Só deve ficar pronto em maio. Quando os sistemas estiverem com sinal verde, terá início a etapa de troca dos cartões, por um modelo com códigos de segurança mais fortes.

“Toda a plataforma tecnológica será trocada por outra. O que a gente pode assegurar é que não haverá uma troca no curto prazo a ponto de gerar filas intermináveis e causar transtorno à população. Isso será ao longo do tempo. A estratégia vai ser elaborada mais para a frente. O software só chega em maio e provavelmente vai ter um período de testes longo".

Os técnicos da SPTrans ainda não conseguem estimar o total de valores desviados por meio nas fraudes no sistema, que é bilionário - pelo bilhete único, circulam cerca de R$ 18 bilhões por ano. Embora já haja comprovações de que é possível recarregar o cartão com créditos que não vieram da SPTrans, a equipe da Prefeitura não tem como saber, apenas avaliando o sistema, quais os cartões carregados ilegalmente.

A equipe também não consegue responder se, da mesma forma que os clandestinos conseguem criar créditos fantasmas, a série de empresas que trabalham com a venda de créditos também conseguem fazer operações ilegais - carregar bilhetes sem repassar valores à empresa.

Informações: R7
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Cartões SalvadorCard e Metropasse são unificados

sábado, 18 de fevereiro de 2017

O uso dos cartões de passagem de Salvador e região metropolitana (SalvadorCard, Metropasse e CCR Metrô) será unificado a partir deste sábado (18). A informação foi divulgada nesta sexta-feira (17) pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador (Setps).

Com a mudança, segundo informou o sindicato, os usuários de ônibus urbanos e metropolitanos e do metrô vão poder utilizar um único tipo de cartão para viajar em ambos os meios de transporte, desde que tenham crédito disponível.

Até então, o sistema dos coletivos da região metropolitana que circulam em Salvador não aceita o SalvadorCard, que é da capital. O mesmo acontece quando os usuários do Metropasse não conseguem embarcar nos coletivos urbanos e nem no metrô.

Informações: G1 BA
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RioCard identifica fraude em 34.190 cartões de gratuidade

O sistema de reconhecimento facial da RioCard identificou 34.190 cartões de gratuidade usados de maneira fraudulenta desde setembro do ano passado, quando foi instalado. A maior parte das fraudes – 22.838 ou 82% do total – são usados por bilhetes cujos usuários cadastrados são idosos. Outros 3.365 estão em nome de universitários (12%) e 1.672, de estudantes da rede pública (6%).

Juntos, os cartões usados irregularmente produziram aproximadamente 47 mil eventos de fraude no estado do Rio do Janeiro. Até o momento, 27.875 cartões foram temporariamente suspensos e os seus titulares devem comparecer a uma loja RioCard para explicar a fraude e receber os esclarecimentos sobre o uso correto do benefício.

De acordo com a legislação que regulamenta a biometria no sistema de bilhetagem eletrônica em transporte coletivo no estado do Rio de Janeiro, o cartão é pessoal e intransferível. É importante reforçar que o uso irregular do benefício pode levar o titular a responder criminalmente por fraude.

— O benefício do subsídio não é familiar, é individual, exclusivo do titular do cartão. O filho não pode emprestar seu cartão de universitário para a mãe, a avó não pode dar seu cartão de idosa ao neto, o estudante não pode passar o cartão dele para a namorada na catraca. Estes são exemplos concretos de fraudes que encontramos no uso das gratuidades — afirmou Carlos Silveira, diretor-executivo da RioCard TI.

Por meio de uma câmera instalada junto ao validador eletrônico, o sistema de reconhecimento facial calcula as medidas do rosto do passageiro no momento em que ele passa o cartão.
Se as medidas não conferirem com a foto do cadastro, um técnico audita o caso e emite um laudo comprovando a fraude.

Quem teve o cartão suspenso deve ir a qualquer loja RioCard portando documento com foto e o cartão RioCard. Na loja, ele terá acesso ao laudo comprovando o uso indevido. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, sem intervalo para o almoço. Os endereços estão no site www.cartaoriocard.com.br.

Informações: Extra Globo
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Governo de SP pretende entregar nove estações da Linha 5-Lilás do metrô este ano

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

O governador Geraldo Alckmin disse hoje (13), durante evento na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), que entregará nove das dez estações que faltam da Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo até o fim do ano. Em julho, serão entregues três estações: Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin. Até dezembro, devem ser entregues as estações Eucaliptos, Moema, AACD Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin. No início do ano que vem, será entregue a Estação Campo Belo.

"Esta é a chamada Linha da Saúde, Linha dos Hospitais, porque atenderá o Hospital do Servidor, o Hospital da AACD, o Hospital Edmundo Vasconcelos e o Hospital São Paulo. Vai ser muito importante para a população que busca essa rede hospitalar aqui na região. Com isso, até o ano que vem, a linha fica totalmente concluída. Vai ser uma das mais modernas linhas, totalmente automatizada, assim como a Linha 4-Amarela, que é toda operada por sistema", completou.

A Linha 5-Lilás contava com seis estações em 2011, ligando o Capão Redondo ao Largo Treze, quando começaram as obras de expansão. O projeto previa a construção de mais 11 estações, além de um prolongamento até a Chácara Klabin, previsto para ser finalizado até 2015. Apenas uma dessas estações foi entregue, a Adolfo Pinheiro.

Por Flávia Albuquerque
Informações: Agência Brasil
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Tarifa de ônibus em Curitiba passa a ser a mais cara do Brasil

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Desde a zero hora de segunda-feira, as tarifas dos ônibus de Curitiba e região estão mais caras. O anúncio do aumento da tarifa foi feito na sexta-feira passada pela Urbs e pela Comec.
Foto: Franklin de Freitas

A tarifa do transporte coletivo de Curitiba foi reajustada e passou a R$ 4,25 passando a ser a mais cara do Brasil entre as capitais. a tarifa antiga era de R$ 3,70. Nas linhas metropolitanas sob responsabilidade da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), o preço da passagem varia entre R$ 4,25 e R$ 5,30, conforme degrau adotado pela Coordenação.

Também a passagem do Circular Centro — da Urbs —passou a custar R$ 3,00 e a Linha Turismo, R$ 45,00. Aos domingos, o valor da passagem será o mesmo praticado nos dias úteis, ou seja, não há mais a tarifa domingueira implantada pelo então prefeito, Beto Richa, em 2005.

A justificativa da Urbs ed da Comec para o reajuste foi a falta de equilíbrio econômico-financeiro do sistema de transporte público. “A decisão foi técnica e não demagógica para evitar a continuidade do sucateamento do transporte público”, disse o presidente da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), José Antonio Andreguetto na sexta-feira.

A passagem de ônibus vai a...

VALORES     LINHAS
R$ 4,25       Curitiba/Urbs
R$ 4,25       Campo Magro, Campo Largo, Araucária e Pinhais/Comec (1º degrau)
R$ 4,30       São José dos Pinhais, Almirante Tamandaré e Colombo/Comec (2º degrau)
R$ 4,40       Piraquara e Fazenda Rio Grande/Comec (3º degrau)
R$ 5,30       Bocaiúva do Sul, Contenda, Itaperuçu e Rio Branco do Sul/Comec (4º degrau)
R$ 3,00       Circular Centro /Urbs
R$ 45,00     Linha Turismo/Urbs

A situação em todas as capitais brasileiras:

Aracaju - R$ 3,10
Belém - R$ 3,40 
Belo Horizonte - R$ 4,05
Boa Vista - R$ 3,10
Brasília - R$ 3,50 
Campo Grande - R$ 3,50
Cuiabá -  R$ 3,60 
Curitiba - R$ 4,25
Florianópolis - R$ 3,90 
Fortaleza - R$ 3,20 
Goiânia - R$ 3,70 
João Pessoa - R$ 3,20 
Macapá - R$ 2,75
Maceió - R$ 3,15
Manaus - R$ 3,30
Natal - R$ 2,90
Palmas - R$ 3,00
Porto Alegre - R$ 3,75
Porto Velho - R$ 3,00
Recife - R$ 3,20
Rio Branco - R$ 2,90
Rio de Janeiro - R$ 3,80
Salvador - R$ 3,60 
São Luís - R$ 2,90
São Paulo - R$ 3,80
Teresina - R$ 3,20

Vitória - R$ 3,20

Informações: Bem Paraná
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No Recife, Usuários reclamam do sistema de integração temporal na Caxangá

Usuários do transporte público no Recife estranharam as mudanças no sistema de integração nos ônibus que trafegam na Avenida Caxangá, Zona Oeste da cidade. Hoje é o primeiro dia útil da nova rota. Desde esta segunda (6), as linhas 2433 – Brasilit, 2423 – Engenho do Meio, 2413 – Avenida do Forte e 2415 – Sítio das Palmeiras virão de seus terminais, mas só passarão por uma parada na Caxangá. A partir daí, os usuários que quiserem seguir para o Centro devem desembarcar e optar por outro ônibus. Até o próximo dia 11, outras quatro linhas devem aderir a essa modalidade.

Em um sistema de integração, o usuário deve usar o cartão VEM para saltar de um coletivo para outro. O valor da viagem será debitado apenas no primeiro ônibus desde que o viajante entre no segundo ônibus em até duas horas. Para seguir até o Centro da cidade, existem opções em ônibus BRT e outros convencionais. Por isso, durante a manhã a reportagem da Folha registrou filas em terminais de passageiros para a compra de créditos para o cartão do VEM.

“Tive que vir fazer um cartão e comprar crédito porque vamos precisar”, disse o motorista desempregado Edson Tavares, 57. Desde quinta-feira, cartões estão sendo distribuídos gratuitamente para a população. Para adquirir, os moradores dos bairros afetados devem levar um comprovante de residência e um documento de identificação, restando aos usuários comprar os créditos para o cartão.

As novidades geraram dúvidas. “O meu ônibus sempre demora muito. Não sei como vai ser agora”, afirmou a diarista Sandra Regina Gomes, 45. Na Caxangá, uma usuária reclamou. “Eu tive que pagar duas passagens porque ainda não tenho cartão. Não acho que essa mudança serve muito para a população”, reclamou a dona de casa Mônica da Silva, 57. 

Por meio de nota, o Grande Recife confirmou que as linhas Monsenhor Fabrício, Barbalho (Detran), Roda de Fogo e Torrões terão seus itinerários modificados a partir do próximo sábado e passarão a fazer integração temporal na Caxangá.






Informações: Folha de Pernambuco
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