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Em Natal, Avenida Salgado Filho começa ser sinalizada para corredor semi-exclusivo

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

A prefeitura começou a sinalizar o corredor semi-exclusivo de ônibus na avenida Salgado Filho na madrugada desta quinta-feira (3). O corredor será entregue oficialmente a cidade no próximo sábado (dia 5).

Com a operacionalização do sistema Salgado Filho, as linhas intermunicipais que usavam a via no retorno aos seus respectivos municípios de origens serão relocadas para avenida Prudente de Morais, onde será criado um corredor metropolitano semi-exclusivo para o transporte coletivo. Já os chamados opcionais usarão o corredor Romualdo Galvão com destino ao sentido do Sul da região Metropolitana de Natal.

A expectativa é que os usuários dos transportes coletivos gastarão menos tempo no deslocamento dentro do corredor, além de desafogar o trânsito na via, uma vez que ônibus e veículos particulares estarão separados.

A nova operação das linhas de ônibus intermunicipais prevê seis (06) novos cenários para as linhas intermunicipais:

Cenário 1: Os itinerários para as linhas de ônibus de Barreta, Nísia Floresta, Pirangi, Parnamirim (linhas B e D), São José e todas as linhas da Viação Campos será realizado na volta pela avenida Presidente Bandeira/rua São José/avenida Bernardo Vieira e avenida Prudente de Morais, onde os ônibus seguirão seus respectivos itinerários normais a partir do acesso pela Marginal da BR 101.

Cenário 2: Os itinerários das linhas de Nísia Floresta (via São José) e Parnamirim (Linha D, via Tirol) terão operação com volta pela Rua Potengi, com acesso a avenida Prudente de Morais até a altura da Marginal da BR 101, onde seguirão seus respectivos itinerários normais.

Cenário 3: Os ônibus das linhas intermunicipais Macaíba (linha M), Parnamirim (linha E) e Regomuleiro (Linha R) farão retorno pela Av. Prudente de Morais, onde acessarão a rua Alberto Silva, avenida Senador Salgado Filho, avenida Bernardo Vieira, rua São João, rua Alberto Silva, avenida Prudente de Morais, onde acessarão a Marginal da BR 101 e seguirão seus respectivos itinerários normais.

Cenário 4: Já as linhas de Ceará-Mirim, Extremoz, Jardim Petrópolis e Regomuleiro (via Tirol) estarão operando na ida pela Antônio Basílio e retornando pela Av. Prudente de Morais, onde seguirão seus respectivos itinerários normais.

Cenário 5:As linhas de transportes opcionais intermunicipais acessarão Natal pela avenida Romualdo Galvão e retornarão para seus respectivos municípios pela Rua São José, Raimundo Chaves e Marginal da BR 101.

Cenário 6: Já as linhas de transportes opcionais semi urbanas (Nova Parnamirim e Eucaliptos) deverão realizar seus itinerários pela avenida Romualdo Galvão.

Com esse novo traçado urbano, o Departamento de Estudos e Projetos da STTU criará também um Corredor Metropolitano semi exclusivo para as linhas de ônibus intermunicipais e urbanas na avenida Prudente de Morais. Eesses não são os primeiros corredores exclusivos na capital. Em 2007, foi implantado um corredor exclusivo para ônibus com a criação do sistema Nova Bernardo Vieira com plataformas de embarque e desembarque de passageiros no centro da via. Outro ponto da cidade que conta com a faixa exclusiva de ônibus é avenida. Rio Branco, no bairro de Cidade Alta.

Os usuários de ônibus assim como os motoristas de ônibus e veículos particulares concordam que a ideia é boa, uma vez que os ônibus não precisam competir com os veículos particulares entre as faixas da via, diminuindo assim o impacto no trânsito e melhorando a qualidade de fluidez e a segurança na via.

Além da divulgação na imprensa e nas redes sócias, será disponibilizado na região efetivo da STTU com agentes e educadores de trânsito para divulgar junto aos usuários e motoristas todos os detalhes sobre as mudanças previstas, esclarecer dúvidas e orientar sobre os novos pontos de paradas das linhas intermunicipais.

Informações: Tribuna do Norte
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VLT pode ser mais eficaz que BRT em atrair usuários

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Frequentemente leitores desta página observam a falta de projetos de veículo leve sobre trilhos (VLT), principalmente quando é relatado construções que contemplam serviços de corredores de ônibus do tipo Bus Rapid Transit (BRT).

Comparar projetos de BRT com VLT pode ser desigual do ponto de vista do custo de implantação, assim como o carregamento do sistema, onde os corredores de ônibus apresentam vantagens.

Porém há quem defenda que em longo prazo o valor empregado no transporte sobre trilhos pode ser revertido. É o caso de Cristiano Saito, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Alstom. Em um artigo, Cristiano afirma que sistemas de VLTs podem ser em longo prazo mais vantajosos.

“Fazendo um comparativo direto entre a solução Bus Rapid Transit e o VLT elétrico, um primeiro ponto a esclarecer é que, apesar de o custo de implantação de um VLT ser inicialmente maior, em longo prazo, os gastos da operação acabam sendo menores. A vida útil de um ônibus a diesel é, em média, de sete a dez anos e a do VLT, superior a 30 anos. A solução de BRT envolve mais despesas com mão de obra, combustível e outras variáveis como recuperações da via, que acarretam mais custos ao longo do tempo” – afirma o diretor da empresa Francesa que produz composições.

O diretor diz ainda ser viável o reaproveitamento de antigas estruturas para novas Linhas de VLT, e questiona a implantação de VLTs movido à diesel.

“A utilização de estruturas de carga existentes (linhas em bitola métrica) permite, com a instalação de novos veículos, a implantação rápida de uma linha de transporte. Entretanto, por se basear em um traçado existente, nem sempre ligam os eixos prioritários de demanda. Esses veículos movidos a diesel ou biodiesel não apresentam também os mesmos benefícios, como melhor acessibilidade e menor poluição sonora, oferecidos pelo VLT elétrico” afirma Cristiano Saito.

Ele cita um estudo feito na europa onde a migração do usuário do automóvel pode ser mais eficaz em um VLT do que em um sistema de ônibus. “Estudos de caso qualitativos realizados na Europa comprovam que a aceitação do VLT para a substituição do veículo próprio é maior do que a utilização do ônibus” – pontua.

O diretor da multinacional francesa não pontua os aspectos da pesquisa, mas não é difícil entender esta tendência levando em consideração o conforto dos veículos elétricos obtidos pela aceleração constante, frenagem suaves e baixo ruído.

Por outro lado, a que se considerar a urgência em que algumas cidades necessitam de sistemas eficazes de transporte cruzado com o baixo poder de investimento, acabando por optar por corredores de ônibus.

Por Renato Lobbo
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Aplicativo permite compra de créditos para o Cartão BOM

Os usuários do Cartão BOM contam com mais uma facilidade. A partir desta quarta-feira (2) a consulta de saldo e a compra de créditos podem ser feitas pelo aplicativo BOM MOB. Desenvolvido para smartphones de sistemas Android e iOS, o app gratuito funcionará para os Cartões BOM e BOM+ (Vale-Transporte Comum) na função transporte.

Para utilizar a novidade é muito simples. Basta realizar o download, fazer o cadastro com o e-mail e digitar o número do cartão de transporte. Automaticamente, o saldo disponível aparecerá na tela do celular, bem como a opção para compra de créditos.

O cliente terá opções de pagamento com os cartões de crédito Visa ou Mastercard, e o valor mínimo é de R$ 5 e o máximo de R$ 100. Futuramente, o aplicativo permitirá pagamentos com cartões de débito, além de estar disponível para plataforma Windows Phone e aparelhos com "NFC".

Estações
Além do aplicativo, a recarga pode ser feita nas estações do Metrô, nos terminais da EMTU/SP do Corredor ABD, lojas e quiosques do Cartão BOM ou nos validadores dos ônibus metropolitanos da região de São Paulo. 

Para mais informações ligue para a Central de Atendimento do Cartão BOM no 0800 77 11 800 ou pelo site do BOM ou da EMTU.

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No Recife, Linhas Ibura e UR-11/Ipsep atendem a Imbiribeira nos horários de pico

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Os usuários das linhas 110 – Ibura/IPSEP e 190 – UR-11/IPSEP terão mais uma opção de deslocamento nessas linhas a partir de segunda-feira (31). É que elas passarão a realizar atendimentos na Av. Pinheiros, no bairro da Imbiribeira.

A novidade acontecerá nos dias úteis e aos sábados. Os ônibus também terão alteração no itinerário, passando a fazer o seguinte trajeto: Rua Jean Emile Favre, Rua Arquiteto Luis Nunes, Avenida Pinheiros, Avenida Mascarenhas de Morais, Rua Jean Emile Favre...


Para mais informações, os usuários devem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800.081.0158.

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Tarifa do transporte coletivo em Rio Preto subirá de R$ 2 para R$ 2,30

A tarifa do transporte coletivo de São José do Rio Preto (SP) vai aumentar de R$ 2 para R$ 2,30 a partir desta sexta-feira (4). O aumento representa 15% a mais no bolso dos usuários de ônibus e foi divulgado nesta terça-feira (1º) no Diário Oficial do município.

O motivo do aumento, segundo a prefeitura, é a redução no subsídio que a prefeitura repassa ao transporte público desde 2011. Além disso, o prefeito, Valdomiro Lopes (PSB), considera que, ainda assim, o valor da passagem na cidade é considerada baixa se comparada a cidades do mesmo porte de Rio Preto.

A prefeitura disse que despesas com o transporte coletivo, como óleo diesel e outros itens, aumentou e o subsídio precisou ser reduzido. Desde 2011, a prefeitura banca parte das passagens do usuário para que o repasse feito pelas empresas não caía no bolso do usuário. Segundo a prefeitura, 130 mil pessoas utilizam o serviço em Rio Preto por dia.

Informações: G1 Rio Preto e Araçatuba

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Metrô-DF terá vagão exclusivo para mulheres durante todo o funcionamento

A partir desta terça-feira (1º), o uso do carro exclusivo para mulheres e pessoas com deficiência será liberado durante todo o período da prestação do serviço metroviário, das 6h às 23h30, de segunda a sábado, e das 7h às 19h, aos domingos e feriados. A ampliação para o período integral atende a reivindicações dos próprios usuários, que manifestaram essa vontade na ouvidoria da Companhia.

O carro exclusivo para mulheres e pessoas com deficiência é o primeiro carro, que fica logo após a cabine do piloto. Adotado em 1º de julho de 2013, em cumprimento à Lei Distrital 4848/2012, o carro exclusivo foi ganhando a adesão de usuários, que logo se tornaram os maiores fiscais da exclusividade.

Apesar de a Lei não prever punição aos infratores, o Metrô-DF faz, por meio do CSO (Corpo de segurança Operacional), a abordagem dos desavisados e desatentos, sempre de forma educativa. Quando há flagrante de desrespeito, o usuário é convidado a se retirar e, se houver resistência, pode ser encaminhado à Delegacia de Polícia e responder por crime de desobediência.

Em abril deste ano, o Metrô-DF deu início a uma campanha para o uso correto do carro exclusivo. A presença mais efetiva das regras de uso junto aos usuários aumentou o número de reclamações contra o descumprimento da Lei. Diariamente, cerca de 20 usuários passaram a contatar a ouvidoria para relatar casos de desobediência e pedir a ampliação do benefício.

Como era

Desde a implantação, em 2013, a exclusividade era aplicada apenas aos horários de pico da manhã (das 6h às 8h45) e da tarde (das 16h45 às 20h15), de segunda a sexta-feira.

Informações: R7.com

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Em dois anos, 7 linhas de trens de São Paulo têm entrega adiada

As duas obras em andamento da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e cinco das sete obras do Metrô de São Paulo registram ao menos dois anos de atraso em relação às promessas originais de entrega do governo estadual.
Germano Lüders/EXAME.com

Duas dessas - a conclusão da Linha 4-Amarela e a construção da Linha 18-Bronze, o monotrilho que vai para o ABC - não têm previsão de retomada (ou início) das obras.

No caso da CPTM, além da Linha 13-Jade, há expectativa de entrega do prolongamento da Linha 9-Esmeralda até Varginha, no extremo sul da cidade.

Seriam duas estações: Mendes-Vila Natal e Varginha, ambas depois do atual terminal, a Estação Grajaú. Prometidas para 2014, as obras só saem em 2016.

O jornal O Estado de S.Paulo pediu para falar sobre o assunto com o atual secretário dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, mas não obteve resposta.

No metrô, o caso da Linha 4 é resultado de uma briga entre o Estado e o grupo espanhol Corsán, que saiu da empreitada afirmando que o Metrô não conseguia entregar projetos no prazo, entre outros fatores. O Metrô disse que a empresa não cumpria cronogramas.

Há ainda atraso na Linha 5-Lilás do Metrô, paralisada em 2012 por suspeita de ações de cartéis das construtoras, mas que também foi atrasada por causa da descoberta em seu trajeto de uma adutora perto da Estação Adolfo Pinheiro. Além dela, há os monotrilhos das zona sul e leste, cujos atrasos não foram detalhados.

Informações: Exame Abril

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Em Petrolina, Aplicativo informa horário que ônibus chega ao ponto

Quem depende de transporte coletivo em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, já pode ter acesso ao 'CittaMobi', um aplicativo gratuito que transmite em tempo real, através de GPS, a localização dos ônibus que fazem linha na cidade. Através da tecnologia, os passageiros vão saber o tempo estimado de chegada dos ônibus aos pontos de embarque e desembarque e ainda traçar um percurso desejado.

O aplicativo 'CittaMobi' é gratuito, basta buscar e baixar na loja virtual de dispositivos móveis como smartphones e tablets. O acessso também pode ser realizado por computadores pelo site do CittaMobi . Os usuários podem utilizar da ferramenta para consultar todas as linhas que fazem embarque e desembarque na cidade e saber o horário que os ônibus passarão no ponto escolhido.

Duas empresas oferecem o serviço de transporte coletivo no município. “Toda frota estará dotada de GPS e os ônibus vão transmitir a localização em tempo real para a Central de Monitoramento e o aplicativo captará essas informações”, explica o diretor-presidente da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (Epttc), Paulo Valgueiro.

Cidades como Campinas, Maceió, Recife e Salvador já fazem uso da ferramenta. De acordo com Valgueiro, a implantação em Petrolina vai proporcionar mais comodidade aos passageiros. “As vantagens é você ter a certeza de quando o ônibus vai passar e não precisa estar no ponto de ônibus esperando, o passageiro pode se programar”, conta Valgueiro.

O outro ponto positivo do aplicativo é em relação à fiscalização do transporte coletivo pela EPTTC. “Montamos uma Central de Monitoramento com três pessoas e tem um fiscal que faz as autuações. Cada um monitorando uma empresa. E o aplicativo mostra se está faltando um carro, se o ônibus não passou no ponto, se houve atraso e isso fica tudo registrado por dias.Tinhamos 30 fiscais na rua para dar conta da demanda de toda a cidade. Hoje precisa apenas de três fiscais em cada turno e sobra fiscais para os demais serviços”, argumenta Valgueiro.

Informações: G1 PE

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