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Grade de proteção solta põe usuários de terminal de ônibus em risco em Porto Alegre

terça-feira, 7 de setembro de 2010


Usuários de ônibus que utilizam o terminal localizado sobre o viaduto José Eduardo Utzig, no cruzamento das Avenidas Dom Pedro II (Terceira Perimetral) e Benjamin Constant, na zona norte de Porto Alegre, estão preocupados com o risco causado por uma grade de proteção parcialmente solta. O concreto colocado para fixar a estrutura está frágil — inclusive comprometendo a fixação por meio de parafusos.

A grade, instalada para proteger os usuários do risco de quedas sobre a pista da Benjamin Constant, está solta desde o início do ano, segundo a advogada Magdala Ferreira Barrada, 33 anos, que trabalha nas imediações do viaduto.

— O concreto está caindo, nem segura mais os parafusos. A impressão é que tu vai encostar na grade de proteção e cair junto com ela. Moradores da região estão bem preocupados com os riscos. Uma criança pode se escorar lá e a grade cair — declara.

Nas últimas semanas, de acordo com a advogada, a prefeitura chegou a reforçar a proteção soldando os ferros. No entanto, para ela, a situação ainda oferece risco aos usuários.

— Não acho que aquela solda tenha resolvido o problema. Continua perigoso — afirma.

Escada rolante estragada há dois anos

Além da proteção comprometida, os usuários de ônibus do terminal estão impedidos de usar a escada rolante instalada para facilitar o acesso ao segundo andar do terminal. Conforme o agente de vistoria Diego Américo Costa, 32 anos, que usa o lugar todos os dias, o equipamento está estragado há cerca de dois anos.

Tapumes foram colocados pela prefeitura para impedir a passagem no acesso à escada.

— Na primeira vez que a escada estragou, foi consertada. Na segunda, há dois anos, colocaram os tapumes para impedir o acesso e não fizeram os reparos necessários. Idosos ou cadeirantes são os mais prejudicados. Quando o elevador estraga, o que é comum, eles (idosos e cadeirantes) não tem opção — comenta Costa.


Fonte: Zero Hora


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Mauá pode ter ônibus sem bilhete eletrônico


A empresa Leblon Transporte de Passageiros quer assumir o lote 2 do sistema de transporte público de Mauá - que abrange 18 linhas - sem ter nos ônibus sistema de bilhetagem eletrônica, conforme exige concorrência da Prefeitura. Sem o aparelho, não é possível que o usuário, que usa o bilhete na atual frota, possa utilizar o serviço após a mudança. Apesar de ter anunciado que entraria hoje em operação, a irregularidade inviabiliza o início das atividades da empresa.

A exigência consta no anexo IV do item ‘bilhetagem eletrônica'' do edital, que diz, na página 36: "o proponente deverá equipar os seus ônibus com validadores eletrônicos híbridos, capazes de ler e gravar os bilhetes de tarja magnética atualmente empregados no município de Mauá".

A Leblon apresentou em sua proposta validador APB Prodata, incompatível com o formato Auttran, em vigor nos ônibus da cidade. A APB Prodata chegou à enviar, no dia 11 de dezembro de 2008, comunicado ao então presidente da Comissão Permanente de Licitações, João Tekatscz Filho, afirmando que, de fato, a empresa não tem condições de fazer a leitura e gravação dos bilhetes de tarja magnética.

Por conta de não cumprir esse item, a Leblon foi desclassificada do processo licitatório em 18 de dezembro de 2008, ainda durante a gestão de Leonel Damo. Ata da Comissão Técnica da Prefeitura mostra que a Leblon não conseguiu cumprir a determinação e apresentou validador incapaz de ler e gravar os bilhetes de Mauá.

Outras duas concorrentes da licitação, Estrela de Mauá e Transmauá, seguiram para a próxima etapa do certame, que seria a proposta comercial. A Estrela de Mauá, então, foi declarada vencedora do lote 2 do sistema de transporte do município.



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Seterb orienta população sobre troco no transporte coletivo de Blumenau


Em nota enviada à imprensa nesta sexta-feira à tarde, o Seterb informou à população usuária do transporte coletivo urbano que, devido ao novo valor da passagem ser fracionado, de R$ 2,57, o cobrador que eventualmente não tiver R$ 0,03 para dar como troco, devolverá ao cidadão o valor de R$ 0,05.

O objetivo é evitar prejuízo aos usuários de ônibus. As 72 mil unidades de moedas de R$ 0,01 necessárias diariamente para troco, segundo cálculo do Siga, ainda não foram todas conseguidas.

Os cobradores também estão apreensivos. Eles temem que as quebras de caixa sejam descontadas do salário. Neste caso, também, as empresas garantem que não haverá problemas. Enquanto as moedas de R$ 0,01 não forem suficientes para o troco, as empresas arcarão com a diferença no fechamento dos caixas.

E mesmo sendo o último dia para comprar créditos para os cartões de passe de ônibus no valor antigo, de R$ 2,30, a sexta-feira foi tranquila na Central de Atendimento do Consórcio Siga, anexo ao Shopping Neumarkt. Não houve formação de filas ou tumulto na hora do atendimento.

VALORES
- Passe Trabalhador, Passe Fácil e dinheiro - R$ 2,57
- Passe Estudante - R$ 1,28
- Ônibus seletivo (vermelhinho)
- R$ 3,20 - Domingo - R$ 1,50
- Isentos - idosos acima de 65 anos e deficientes cadastrados que portam o Passe Livre
- Quem comprar os créditos até hoje, às 19h, irá pagar o valor da atual tarifa, de R$ 2,30 (R$ 1,15 para estudantes), até 17 de outubro, de acordo com o decreto que confirmou o aumento do valor da tarifa de ônibus



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Curitiba: Crescimento acelerado causa transtornos no trânsito


Os transtornos causados pelo crescimento acelerado da frota brasileira de carros afetam principalmente cidades de porte médio, com menos de 2 milhões de habitantes, localizadas nas regiões metropolitanas mais ricas do Sul e Sudeste do Brasil. Com 1,8 milhão de habitantes, Curitiba, que exportou ao mundo o modelo de transporte coletivo com base em corredores de ônibus, é uma das surpresas do ranking. Ocupa a 2ª colocação.

Já São Paulo, cidade com a maior frota absoluta de carros, fica em um modesto 8º lugar, duas posições abaixo de Valinhos, cidade com 107 mil habitantes. Municípios de Santa Catarina com menos de 500 mil habitantes, como Florianópolis, Blumenau e Brusque, as duas últimas localizadas no Vale do Itajaí, ocupam as outras três posições entre os dez primeiros.

O ranking foi feito do cruzamento dos dados da frota do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) com a população medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). "A lista das localidades com maior ocorrência de carros por habitantes está diretamente ligada ao poder econômico. Essas são cidades ricas e com grande concentração de empregos", diz o presidente da Associação Nacional de Transporte Público (ANTP), Aílton Brasiliense.

Ele aponta que a opção pelo automóvel é resultado de três fatores: status, má qualidade do transporte público e flexibilidade de tempo. "São fatores que levam a pessoa a preferir o veículo individual. Não eram todos que podiam se dar a esse luxo no passado, mas hoje as condições econômicas facilitam."

Tráfego e Violência

Com o incentivo da expansão de crédito e isenção de impostos, já são 35,3 milhões de carros no País — 66% a mais que em 2001. Em 2005, o Brasil ocupava a 10ª colocação entre os principais países vendedores de carro, saltando para o 4º lugar neste ano, quando ultrapassou a Alemanha.

O aumento dos congestionamento em ruas e estradas e o crescimento dos acidentes de trânsito são os principais efeitos do aquecimento das vendas. Levantamento divulgado nesta semana pelo IBGE mostrou que os acidentes de trânsito já matam mais que os homicídios em oito Estados brasileiros. São Paulo, Santa Catarina e Paraná, Estados com cidades em posição de destaque no ranking de carros por mil habitantes, estão entre eles.

O caso de Santa Catarina é o que mais chama a atenção. Com três cidades entre as mais motorizadas, possui a menor taxa de homicídio brasileira (10,4 por 100 mil habitantes) e a segunda maior taxa de mortes em acidentes por transportes (32,7 por 100 mil habitantes). "Se a quantidade de carros já é muito alta, para piorar, as estradas litorâneas de Santa Catarina recebem um número excessivo de turistas. Em Florianópolis, os grandes congestionamentos são um dos fatores que mais aborrecem a população", diz o diretor-geral do Detran no Estado, Vanderlei Russo.

Enquanto nas grandes cidades o trânsito é assunto diário, locais como Valinhos e Indaiatuba, no interior de São Paulo, já apresentam ruas paradas nos horários de pico, algumas com suas peculiaridades. "Nessas cidades, o maior congestionamento acontece nos fins de semana, principalmente aos sábados", explica o professor do departamento de trânsito da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp, Carlos Alberto Bandeira Guimarães.

Especialistas atribuem o grande crescimento da frota na região de Campinas à construção de condomínios residenciais fechados. "São pessoas que já eram adeptas do automóvel, mas que aumentaram ainda mais o uso porque o transporte coletivo não atende com qualidade a esses condomínios mais afastados", diz Guimarães.



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São Paulo: Vá de ônibus ao Desfilo Cívico de 7 de Setembro

sábado, 4 de setembro de 2010


Em função do Desfile Cívico Militar de 7 de Setembro, no Pólo Cultural e Esportivo Grande Otelo, Anhembi, Zona Norte, a SPTrans ativará duas linhas específicas para atendimento ao local e alterará os itinerários de outras duas linhas de ônibus que passam pela região, na próxima segunda-feira, 7 de setembro, das 4h às 14h.

Para informações sobre os trajetos de linhas de ônibus consulte itinerários ou ligue 156.

Linhas específicas para atendimento:

179A/10 Term. Tietê – Parque Anhembi
Ponto inicial: Rua Mal. Odílio Denys, 105
Ponto final: Rua Prof. Milton Rodrigues, s/nº
Horário de funcionamento: Ponto inicial: das 6h às 14h; ponto final: das 6h15 às 14h15
Ida: Rua Mal Odylio Denys, Rua Voluntários da Pátria, Av. Assis Chateaubriand, Rua Profº Milton Rodrigues.
Volta: Rua Prof. Milton Rodrigues, Av. Olavo Fontoura, Praça Campo de Bagatelle, Rua Paineira do Campo, Rua Voluntários da Pátria, Rua Pe. Idelfonso, Av. Cruzeiro do Sul, Rua Mal. Odylio Denys.

879A/10 Term. Barra Funda – Parque Anhembi
Ponto inicial: Term. Barra Funda
Ponto final: Rua Anita Malfatti, s/nº
Horário de funcionamento: Ponto inicial: das 6h às 14h; ponto final: das 6h15 às 14h15
Ida: Terminal Barra Funda, Av. Auro Soares de Moura Andrade, Av. Pacaembú, Viaduto Pacaembú, Av. Dr. Abrahão Ribeiro, Rua Baronesa de Porto Carrero, Av. Rudge, Ponte da Casa Verde, Av. Braz Leme, Rua Dr. Melo Nogueira, Rua Anita Malfati.
Volta: R. Anita Malfati, Av. Otaviano de Lima, acesso, Ponte da Casa Verde, Av. Dr. Abrahão Ribeiro, Viaduto Pacaembú, Av. Pacaembú, Av. Auro Soares de Moura Andrade, contorno, Av. Auro Soares de Moura Andrade, Terminal Barra Funda.

Linhas e itinerários alterados:

9717/10 COHAB Brasilândia – Santana
Ida: Av. Dep. Cantidio Sampaio, prosseguindo normal até a Rua Antonio Nascimento Moura, Av. Braz Leme, Rua Voluntários da Pátria, Rua Pe. Idelfonso, Av. Cruzeiro do Sul, Av. Gen. Ataliba Leonel, Rua Dr. Zuquim, Rua Leite de Morais, Rua Ezequiel Freire.
Volta: Rua Ezequiel Freire, Rua Alfredo Guedes, Av. Cruzeiro do Sul, Rua Sta. Eulália, Av. Santos Dumont, Praça Heróis da Força Expedicionária Brasileira, Av. Bras Leme, Praça José Tomaselli, Av. Otaviano Alves de Lima, Rua Atilio Piffer, prosseguindo normal.

278A/10 Penha - CEASA
Ida: normal até a Rua Sta. Eulália, Av. Santos Dumont, Praça Heróis da Força Expedicionária Brasileira, Av. Braz Leme, Praça José Tomaselli, Av. Otaviano Alves de Lima, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Ponte da Casa Verde, Av. Braz Leme, R. Voluntários da Pátria, R. Pe. Idelfonso, prosseguindo normal.

Fonte: SPTrans


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Rio de Janeiro: Bilhete Único municipal deve ser implantado até novembro


O Bilhete Único, já utilizado em ônibus intermunicipais desde fevereiro, deve ser implantado nas linhas municipais até 10 de novembro se a licitação não se estender com recursos. Os consórcios que venceram a disputa têm até 60 dias, a contar da assinatura do contrato, para começar a oferecer o benefício.

Segundo a Secretaria de Transportes, a ideia é o passageiro que usa duas conduções, num intervalo de até duas horas, pagar apenas R$ 2,40. O desconto só vale para veículos sem ar-condicionado e representa economia mensal de R$ 92 por mês para quem pega quatro ônibus por dia.

A prefeitura não descarta a hipótese de permitir futuramente a integração com metrô e trem.

Fonte: O Dia Online


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DF: Obras do VLT são retomadas mais uma vez


A construção do veículo leve sobre trilhos (VLT) está mais uma vez suspensa. O juiz José Eustáquio de Castro Teixeira, da 7ª Vara de Fazenda Pública do DF, decidiu paralisar a obra devido a suspeitas de irregularidades na licitação para o projeto básico do empreendimento. Em ação civil pública, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) apontou fraude na concorrência promovida em 2007 pela Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF) para supostamente favorecer as empresas Dalcon e Altran/TCBR na execução de contrato no valor de R$ 3,259 milhões.

As duas únicas empresas que participaram da licitação seriam, segundo o MP, sócias ocultas. A Dalcon Engenharia venceu o processo de seleção, mas repassou parte do dinheiro recebido do GDF, R$ 1,076 milhão, para a Altran-TCBR, com quem disputou a concorrência. A suposta transferência foi detectada por promotores de Justiça em documento apreendido na sede de uma das empresas durante a Operação Bagre, ocorrida em abril. O Ministério Público também sustenta que as duas empresas apresentaram propostas técnicas muito semelhantes na licitação do projeto básico do VLT. O mesmo texto foi considerado uma cópia da proposta que as empresas apresentaram quando se uniram formalmente em consórcio para concorrer a contrato em Curitiba (PR).

Exoneração
Por conta das supostas irregularidades, o ex-presidente do Metrô-DF José Gaspar é alvo de uma ação de improbidade administrativa em tramitação também na 7ª Vara de Fazenda Pública do DF. Na ação, o MP aponta que Gaspar manteve vínculo no passado com as duas empresas. Antes de assumir o cargo no GDF, em janeiro de 2007, ele foi consultor da Altran-TCBR e coordenou uma associação da empresa com a Dalcon no Paraná. Em virtude da Operação Bagre e das suspeitas de irregularidades, o governador Rogério Rosso (PMDB) exonerou Gaspar em abril.

O Correio não conseguiu contato ontem à noite com as empresas citadas. Na época da Operação Bagre, a Dalcon sustentou ter vencido a licitação do Metrô-DF de forma legal e afirmou que uma parceria com a empresa Altran-TCBR ocorrida no passado não inviabilizaria disputas entre as firmas em licitações de outros projetos. O GDF poderá recorrer ao Tribunal de Justiça do DF para tentar cassar a liminar. A decisão em vigor determina a paralisação das obras e a suspensão de repasses de recursos para o consórcio encarregado do empreendimento. Depois de dois meses parada, a obra foi retomada na última semana, quando o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) retirou o embargo imposto anteriormente sob a justificativa de que o GDF não havia submetido o projeto executivo do VLT ao órgão.




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Manaus: Prefeitura realiza audiência pública sobre Sistema BRT


Na última quarta-feira (02), a Prefeitura de Manaus promoveu, no auditório do Parque Ecológico do Mindú, no Parque Dez de Novembro, na zona Centro-Sul, uma Audiência Pública para dar início ao processo de implantação dos Serviços de Sistema de Transporte Público Bus Rapid Transport (BRT). Participaram da sessão representantes do Ministério Público Estadual e do Sindicato dos Empresários de Transporte do Amazonas (SINETRAM), além de entidades de classe e a sociedade civil organizada. Durante a audiência, o público conheceu dados do sistema, características, conceitos tecnológicos e premissas do sistema, além de conhecer detalhes do projeto básico a serem executados pela Prefeitura de Manaus, assim como, os principais eixos de circulação do transporte massivo da cidade.

As perguntas feitas durante a audiência e suas respectivas respostas assim como, uma cópia do projeto, será publicada no site da Prefeitura (www.manaus.am.gov.br) nos próximos dias.

Características do BRT
· Possui desempenho e conforto semelhante aos sistemas sobre trilhos, mas com custo entre 4 a 20 vezes menor;

Conceitos Tecnológicos
· Opera por controle centralizado, permitindo viagens em velocidades constantes e elevadas;

Regulação da operação:

· Monitoração da performance das linhas (no sistema inteiro)
· Sistema de rastreamento com identificação do veículo, linha operada e tripulação
· Controle semafórico centralizado

Sistemas de informação ao público:

· Sistemas de sonorização ambiente em terminais, estações e veículos
· Painéis de informação (terminais, estações e veículos)

Premissas do Sistema

· Os veículos são do tipo articulado e bi-articulado, podendo ter propulsão híbrida gás-eletricidade;
· Piso baixo, sem catraca interna com o pagamento do bilhete antes do embarque;
· O Corredor será à esquerda junto ao canteiro central, sendo as demais faixas da via reservadas somente ao tráfego normal;
· Plataformas bidirecionais para a parada simultânea de dois veículos tipo articulado por plataforma, por sentido, permitindo a divisão das linhas em grupos, podendo parar simultaneamente oito veículos nas estações, sendo quatro por sentido.
· Estações modernas com instalações seguras e confortáveis
· Estações com acesso em nível (veículos de piso baixo)

Terminais de Integração

· Reconfiguração das plataformas;
· Readequação geométrica para ônibus articulados;
· Escadas com patamares intermediários e elevador de acesso ao mezanino;
· Ampliação para implantação de um CCO (Centro de Controle Operacional);

Posto de atendimento à comunidade com serviços públicos, praça de alimentação, sanitários, etc.
Fonte: Prefeitura de Manaus


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