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Paralisação dos rodoviários afetou cerca de 30 mil passageiros, segundo a BHTrans

sexta-feira, 13 de agosto de 2010


A paralisação parcial do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Belo Horizonte e Região (STTRBH) realizada na manhã desta sexta-feira atingiu aproximadamente 30 mil passageiros, segundo a BHTrans. Esse número corresponde a 2,6% do total diário de usuários de transporte público na capital.
De acordo com a companhia de trânsito, das 312 linhas de ônibus da capital, 28 foram afetadas. Os passageiros mais prejudicados foram os das regiões Oeste e Barreiro.
Ainda conforme a BHTrans, a partir das 11 horas a maioria das linhas afetadas já estava operando normalmente e no início da tarde o serviço estava completamente reestabelecido.
Uma nova reunião entre representantes do sindicato e das empresas rodoviárias de Belo Horizonte está marcada para este sábado (14), quando ficará decidido se haverá greve geral na próxima semana.

Fonte: O Tempo


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Metrô, CPTM e EMTU/SP terão postos de vacinação contra paralisia infantil


O Metrô, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e a EMTU/SP (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) participam da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite neste sábado (14). Totalmente gratuita, a ação será realizada em sete estações e um terminal de ônibus metropolitano (confira abaixo).

A imunização contra a poliomelite, também conhecida como paralisia infantil, é indicada para crianças menores de cinco anos de idade. Será aplicada a segunda dose da vacina, mas mesmo quem não tomou a primeira deve tomar as gotinhas. Para participar, é necessário levar um documento com foto da criança e a carteira de vacinação.

A doença

A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa grave transmitida por um vírus (poliovírus) e a contaminação se dá, principalmente, por via oral. Na maioria dos casos, a doença não é fatal, mas a criança adquire sérias lesões que atingem o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores.

Postos de atendimento na rede de transportes metropolitanos

CPTM

Estação Barueri (Linha 8-Diamante) – das 8h às 16h

Estação Francisco Morato (Linha 7-Rubi) – das 8h às 17h

Estação Suzano (Linha 11-Coral) – das 8h às 17h


Metrô

Horário: das 8h30 às 17h

Estações: Vila Matilde, Guilhermina/Esperança, Patriarca e Artur Alvim (todas na Linha 3-Vermelha)


EMTU/SP

Horário: das 9h às 16h

Terminal Metropolitano São Mateus (Corredor ABD)


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Presidente da CBTU visita trecho que será implantado VLT na região metropolitana do Recife


No dia 10 de agosto, o presidente da CBTU, Elionaldo Magalhães, fez uma viagem experimental no trem diesel para vistoriar o trecho que será usado com a implantação dos Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs).
O presidente aproveitou para conhecer os projetos das obras que serão realizadas para instalação dos VLTs nas vias e estações que compõem o trecho que ligará a estação de Cajueiro Seco à estação do Cabo de Santo Agostinho. Atualmente a linha férrea daquele trecho é utilizada pelo trem diesel e percorre o trecho da estação Curado até a estação Cabo, sem integração com a Linha Sul.
Para Elionaldo, com a implantação desses novos modelos de trens, as viagens serão mais rápidas, com um tempo menor de espera, ampliando-se o número de passageiros transportados e atendendo também a população que trabalha no complexo portuário e industrial de SUAPE, com mais qualidade e conforto, obra de grande importância para a economia nordestina.Após a viagem de trem diesel, o presidente se dirigiu ao Centro de Manutenção de Cavaleiro - CMC, onde visitou as oficinas e conheceu os trabalhos desenvolvidos pelo próprio pessoal da CBTU-METROREC, entre eles a restauração das máquinas de chave. Hoje, os aparelhos de mudança de via (AMV) do pátio de Cavaleiro são controlados manualmente e, com a restauração, será possível controlar todas as máquinas de chave por meio de um sistema elétrico. Esse sistema já é usado nas linhas Centro e Sul e passará também a funcionar no pátio de manutenção.

Fonte: CBTU


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Quatro linhas de ônibus permanecem com 80% das frotas paradas em BH


Usuários de quatro linhas de ônibus ainda permanecem prejudicados com a paralisação anunciada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Belo Horizonte e Região (STTRBH) para esta sexta-feira.
De acordo com o coordenador de comunicação do sindicato, Carlos Henrique Marques, no começo da tarde 80% dos veículos das linhas 1404 (Alípio de Melo/Palmeiras), 9204 (Santa Efigênia/Estoril), 3055 (Estação Diamante/BH Shopping) e 3050 (Estação Diamante/Hospitais) estavam parados na garagem do bairro Betânia.
Marques afirmou que na segunda-feira as garagens de outras empresas serão visitadas por descumprimento da convenção, tendo em vista o baixo índice de adesão ao protesto. Durante a tarde, a BHTrans ainda não tinha um balanço exato da quantidade de usuários prejudicados, mas informou que as linhas voltaram a circular normalmente.

Fonte: O Tempo


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Manhã de movimento normal para passageiros em Fortaleza


Após um dia de transtornos para passageiros do transporte público de Fortaleza, a manhã desta sexta-feira (13) registra movimento normal. É o que garante a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).
Pelo menos, por enquanto, a paralisação de motoristas e cobradores não está acontecendo.

Durante a madrugada desta sexta-feira (13), a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania de Fortaleza (AMC) manteve viaturas de plantão em 5 terminais de ônibus.
Dia de reuniões e assembleias
Uma audiência, a portas fechadas, deve acontecer entre o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará (Sintro-CE) e representantes da Procuradoria Regional do Trabalho, ainda nesta sexta-feira (13).
De acordo com o assessor do Sintro-CE, Valdir Pereira, haverá uma assembleia geral entre motoristas e cobradores, pela tarde.
A nova assembleia da categoria pretende avaliar que medidas serão tomadas em relação às penalidades impostas pela Justiça do Trabalho, já que a greve foi considerada abusiva pelo vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho – 7ª Região, desembargador federal Arízio de Castro.



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Grande Recife: “Binário” está em processo de licitação


Para complementar as intervenções na região Sul da RMR, o Governo do Estado está licitando o projeto “Binário de Cajueiro Seco”, que ligará Piedade à Estação de Metrô de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes. Serão abertas duas grandes vias paralelas, em dois sentidos, que terão início na avenida Bernardo Vieira de Melo e chega através da construção de um viaduto até Cajueiro Seco e PE-08, mais conhecida por Estrada da Batalha.
A obra prevê vias exclusivas de ônibus que fará integração com o terminal do metrô, ônibus e Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) a ser implantado em Cajueiro Seco. O orçamento é da ordem R$ 150 milhões. “É um projeto que vai trazer maior fluidez naquela região”, destaca o secretário de Transportes, Eugênio Morais.
A intervenção com 3,15 quilômetros de extensão começará pelo alargamento das ruas Domingos Sávio e São Sebastião - transversais da avenida Bernardo Vieira de Melo. Mais na frente, elas cortam o canal de Setúbal até chegar à Estação de Cajueiro Seco.
De acordo com o DER, a ideia é ligar este binário diretamente com a BR-101 Sul, através da construção de um elevado complementar. Como o binário também conta com pista exclusiva de ônibus, facilitará o deslocamento daqueles que hoje fazem o percurso do Cabo de Santo Agostinho, Suape e Ipojuca para Jaboatão e Centro do Recife.

Fonte: Folha de Pernambuco


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EMTU se reúne com Prefeitura para avaliar operação do Corredor Diadema-São Paulo


Na ultima quarta-feira, dia 11 a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) se reuniu mais uma vez com representantes da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e SPTrans para vistoriar e avaliar a operação no Corredor Diadema-São Paulo, inaugurado em 31 de julho.
Estiveram presentes o diretor-presidente da EMTU/SP e secretário adjunto da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, João Paulo de Jesus Lopes, o diretor de gestão operacional, Eraldo Rett, o superintendente de Especificações de Serviços da SPTrans, Celso Alexandre de Souza Lopes, o gerente de Engenharia de Tráfego da CET, Valtair Ferreira Valadão e, também pela CET, o gerente de Projetos, Carlos Alberto Saraiva Codesseira.Os principais pontos definidos, durante o encontro, foram:
1. A EMTU/SP e a CET reafirmam que a sinalização vertical e horizontal da faixa exclusiva de ônibus está completa.
2. Visando reforçar a segurança dos pedestres, a EMTU já está substituindo os alambrados por gradis reforçados.
3. A CET irá alocar agentes orientadores de travessia nos principais pontos do Corredor.
4. A SPTrans garante que só circulam no Corredor ônibus com porta à esquerda e que nenhum ônibus que utiliza a via exclusiva transpõem as faixas das avenidas para realizar embarque e desembarque de passageiros à direita.
5. Os microônibus de responsabilidade SPTrans não estão autorizados a circular pelo Corredor, pois possuem porta à direita e fazem atendimento local, percorrendo os bairros.
6. A frota das linhas intermunicipais, gerenciadas pela EMTU, que percorrem o Corredor Diadema-São Paulo está totalmente adaptada com porta à esquerda. Somente os ônibus que fazem o atendimento do serviço semi-expresso, de Diadema a Berrini, não possuem porta à esquerda e percorrem o Corredor, mas não realizam paradas durante o trajeto.
7. A EMTU e a SPTrans irão reforçar a fiscalização dos ônibus que circulam pelo Corredor para garantir a correta utilização da via exclusiva.
8. Todas as infrações de invasão de faixa exclusiva, quando constatadas, são autuadas pela CET. A CET reitera que desde o início da operação do Corredor, fiscaliza a via com equipe de 25 agentes por turno.
Quanto ao trânsito nas demais faixas das avenidas do corredor, esclarecemos que a implantação de corredores exclusivos de ônibus, tanto municipais quanto metropolitanos, atende às necessidades de melhorias no fluxo do transporte coletivo, em benefício de milhares de passageiros, e organização do trânsito, além de colaborar para a redução de emissão de poluentes, já que os ônibus andam com maior velocidade.

Fonte: EMTU-SP


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Candidato Geraldo Alckmim quer reforçar ampliação do metrô e ainda mais qualidade ao transporte público

Com verba exclusivamente do governo do Estado e da Prefeitura, São Paulo vem ganhando cada vez mais linhas de Metrô e a garantia de um transporte público ágil e de qualidade. "O governo federal arrecada do povo de São Paulo, do trabalhador, 41% dos seus recursos e devolve 12%. Nenhum centavo para o Metrô", destacou. "Nós vamos priorizar o Metrô, priorizar o trem, entregando as novas linhas"
"O governo federal coloca dinheiro em Recife e Salvador. E na quarta maior cidade do mundo, São Paulo, nenhum centavo. Nenhum centavo para o metrô", afirmou Geraldo, lembrando que todo o investimento nesta importante meio de transporte é estadual.
Geraldo fez questão de ressaltar o apoio que o poder municipal vem dando para a ampliação do transporte. "Aliás quem está ajudando o Metrô aqui é o prefeito (Gilberto) Kassab, que está colocando R$ 800 milhões, e o governo do Estado de São Paulo", disse.
Interior e Baixada
O candidato deu destaque também para investimentos que estão sendo feitos no interior e no litoral paulista. "Priorizando o corredor Noroeste que já fiz de Campinas até Hortolândia e que vai chegar até Americana, até Santa Bárbara D'Oeste", afirmou.
Já no litoral Sul, na Baixada Santista, Geraldo vai levar o VLT (Veículo Leves sobre Trilhos). "Já está em processo de licitação, ligando Santos até São Vicente. Nós vamos apoiar o transporte coletivo de alta capacidade", concluiu.

Fonte: JusBrasil

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