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Avenida Rio Branco, no centro do Rio de Janeiro, vai virar bulevar

quarta-feira, 5 de maio de 2010


Projeto polêmico anunciado pelo prefeito Eduardo Paes (PMDB), o fechamento para carros, motos e ônibus da centenária Avenida Rio Branco, no centro do Rio de Janeiro, ganhou dia para começar a sair do papel. A restrição deverá ocorrer a partir de 26 de junho, um sábado, em caráter experimental. A data foi definida no fim de semana. Ainda não foi anunciado, porém, um plano alternativo de transporte.
A intenção de Paes é criar um "parque urbano" na avenida símbolo da reforma promovida no início do século passado pelo então prefeito Pereira Passos (1902-1906). O projeto idealizado pelo secretário de Urbanismo, Sérgio Dias, enfrenta oposição até mesmo do superintendente local do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Carlos Fernando Andrade. Trata-se de um aliado em outro tema controverso: a ampliação de gabarito aprovada no início do ano para permitir a construção da nova sede da Eletrobrás na Lapa, com 44 andares.
"Numa semana vão demolir o Elevado da Perimetral e, na seguinte, fechar a Rio Branco. Se é para fechar alguma coisa, vamos fechar a Rua 1º de Março. É uma rua muito mais importante historicamente, tem todo um passado colonial, fica perto da Praça XV. Aí, sim, seria ótimo para a cidade. Ali tem razão para fazer isso", disse Andrade.
Ele defende a apresentação de um plano de transporte. "Enquanto isso não existe, fica uma coisa sem sentido." A prefeitura confirmou a interdição em 26 de junho, mas não detalhou o que será feito. Informou apenas que "está fechando o projeto". Por enquanto, não há prazo para o fim da fase de testes.



Fonte: Em Cima da Hora
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Cidades atrasam obras de transporte urbano para a Copa do Mundo de 2014


Não são apenas os estádios brasileiros que causam preocupação devido aos atrasos para a Copa do Mundo de 2014. Ao menos metade das obras de transporte urbano previstas para iniciarem ainda neste ano vai atrasar.

Está previsto em documento assinado pelos administradores das cidades-sedes que 28 construções devem começar até dezembro deste ano, mas as duas primeiras, que já deveriam ter sido iniciadas ainda estão paradas e 14 das outras 26 também já têm previsão de atraso para o começo.
Apesar de as obras não serem consideradas obrigatórias pela Fifa, diferentemente dos estádios, elas foram um compromisso assumido com a organização da Copa. O total de 43 obras tem orçamento de R$ 11,5 bilhões. A maior parte é de corredores viários e corredores expressos de ônibus, chamados BRT (Bus Rapid Transport, em inglês).
Mesmo com os atrasos, o ministro Márcio Fortes, das Cidades, afirma que não há construções de grande complexidade e os prazos são confortáveis devido ao fato de que a maior parte das obras estará pronta até 2013. Apesar de 11 das 12 cidades-sedes terem obras para início neste ano, somente Cuiabá e Distrito Federal têm licitações e contratos feitos para a reforma no transporte urbano.
Após a não-apresentação de interessados na licitação para a construção de um monotrilho orçado em R$ 1,3 bilhão, Manaus tem a segunda tentativa marcada para o próximo dia 13, ainda dependente de acordo entre governo estadual e Ministério Público.
As cidades de Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo também estão atrasadas ou começarão após o prazo para a construção de monotrilhos ou corredores de ônibus.

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Micro-ônibus substituem kombis em Olinda


A partir de hoje, o município de Olinda passa a contar com uma nova frota de veículos que passa a alimentar o sistema de transporte público da cidade. Vinte e cinco novos micro-ônibus foram adquiridos em substituição as 50 kombis do atual sistema complementar. Outros 15 carros serão acrescidos ao sistema nos próximos três meses. A gestão e a fiscalização ficará sob a responsabilidade do Grande Recife Consórcio de Transporte, enquanto a operação dos equipamentos será administrada pelas empresas Caxangá, Rodotur e Rodolinda (ônibus) e pela Cooperativa dos permissionários de transporte complementar (Cootraol). Cerca de seis mil pessoas serão transportadas por dia, porém, essa demanda poderá aumentar em breve. Ao todo, 98 veículos vão operar as linhas no município, sendo 73 convencionais e 25 micros.
Esses micro-ônibus têm capacidade para transportar 33 pessoas, sendo 21 sentadas e 12 em pé. As kombis tem capacidade apenas para 12 pessoas. Os novos carros são climatizados, equipados com GPS, possuem acesso para cadeirantes, além do equipamento chamado “anjo da guarda” - dispositivo que só permite que os veículos saiam com as portas fechadas. Os micro-ônibus estão integrados ao sistema de bilhetagem eletrônica onde trabalhadores e estudantes poderão usar o VEM. Crianças também vão poder utilizar o VEM infantil, a partir de hoje. Quanto à tarifa, o valor cobrado será de R$ 1,70, até o dia 1º de maio. No dia seguinte, o valor da passagem custará R$ 1,85 (equivalente ao anel “A”).
Os veículos não-convencionais irão atender as várias localidades de Olinda, tais como Águas Compridas, Alto da Bondade, Alto do Sol Nascente, Caixa D’água, entre outras localidades. Os terminais de ônibus do Caenga e Ouro Preto irão fazer a interligação com as linhas convencionais do município.
O presidente do Grande Recife Consórcio, Dilson Peixoto disse que a nova frota, que começa a operar a partir de hoje, será um ganho em qualidade para o sistema de transporte municipal de Olinda. “Foram investidos aproximadamente R$ 4,3 milhões nessa nova etapa. Os ônibus são plenamente acessíveis aos cadeirantes e pessoas com deficiência visual. Além disso, os veículos possuem GPS permitindo o controle das viagens e horários. O prefeito de Olinda, Renildo Calheiros também destacou essa nova fase do sistema de transporte público municipal. “Nosso objetivo é atender melhor o usuário”, concluiu.

Fonte: Folha de Pernambuco
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Blumenau: O que muda com a criação dos corredores de ônibus


A partir da próxima semana, quem trafegar pela Rua 7 de Setembro terá de redobrar a atenção. Começam as obras para implantação dos corredores de ônibus, medida tomada pelo poder público para melhorar o transporte coletivo na cidade.Segundo o Seterb, a velocidade ideal para os ônibus trafegarem é de 23 km/h. Entretanto, a média em Blumenau é de 13 km/h.

Com os corredores a serem implantados também nas avenidas Beira-Rio e Martin Luther e nas ruas São Paulo, 2 de Setembro e Engenheiro Paul Werner, a velocidade deve aumentar para 20 km/h e tornará mais ágil o deslocamento dos passageiros.O assunto já desperta dúvidas. Para esclarecer algumas delas, o Santa conversou com o secretário de Planejamento Urbano de Blumenau, Walfredo Balistieri.

Fonte: Clicrbs
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Fortaleza: Fiscalização da SMTT apreende dois ônibus


A comissão da Superintendência Municipal de Transportes de Trânsito (SMTT) que fiscaliza as condições dos ônibus que circulam no Sistema Integrado de Transporte de Aracaju (SIT) apreendeu na manhã desta quarta, 5, dois veículos da Viação Cidade de Aracaju - VCA, que faziam a linha 040- Marcos Freire II/ DIA e 061- Marcos Freire/ Centro. O primeiro apresentava defeitos mecânicos e quebrou em cima do viaduto jornalista Carvalho Déda, já o outro em situação idêntica obstruiu o trânsito na avenida Ivo do Prado, esquina com rua Maruim.
De acordo com o Superintendente da SMTT, Osvaldo Nascimento, os dois veículos encontram-se no pátio da SMTT, autuados e apreendidos passarão por uma rigorosa vistoria. "Os veículos só serão liberados mediante pagamento de todas as multas pendentes de transporte e de trânsito. A fiscalização constatou o total de 17 infrações nos dois ônibus apreendidos, podendo acarretar multa superior 2000 reais por veículo, caso outras irregularidades sejam identificadas", informa o Superintendente.
Segundo o Diretor de Trânsito da SMTT, Major Paiva, os ônibus quebraram em importantes corredores de tráfego. "A nossa equipe fez a autuação de trânsito, considerada gravíssima. Um veículo ao quebrar deve ser imediatamente retirado da via e levado para a garagem da empresa a qual pertence. O que eles fizeram foi tentar efetuar o conserto em via pública, o que causou o caos no trânsito das localidades. Continuaremos atentos para garantir o respeito ao cidadão", explica o Diretor de Trânsito da SMTT, Major Paiva.

Fonte: Infonet
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Alunos trocam veículo particular por transporte coletivo e abrem discussão sobre mobilidade urbana


Abrir mão da comodidade em nome da mobilidade urbana. Para discutir sobre o assunto alunos do 7º período de Arquitetura e Urbanismo da Facisa, dentro da disciplina de Economia, estão partindo do seguinte questionamento: É possível trocar o transporte individual pelo transporte coletivo em cidades como Campina Grande? Para isso, na próxima sexta-feira, 07, toda a turma irá de ônibus para Faculdade, com saída do terminal de integração às 18h, deixando o carro em casa e utilizando o transporte público. A ideia é colher dados para avaliar a qualidade da mobilidade em Campina Grande, tomando como base os princípios do planejamento urbano.
A turma foi dividida em equipes que serão responsáveis por fotografar, filmar, cronometrar o tempo do percurso e o tempo de espera do ônibus. Em paralelo será aplicado um questionário buscando traçar um perfil sócio-econômico dos usuários, o tempo de espera e trajeto (bairro/centro; centro/bairro), a qualidade dos serviços, entre outros. Em outra ocasião, também será feita uma visita a STTP para coletar informações sobre o transporte público tais como: número de usuários, rotas, número de veículos, tempo de trajeto e o cálculo tarifário.
De acordo com a professora da disciplina, Laudicéia Araújo, é nítido que a mobilidade urbana, no que diz respeito ao trânsito tem se tornado um grave problema tanto nas grandes metrópoles quanto nas cidades de porte médio. Segundo ela, vários estudos apontam que o transporte público seria uma das alternativas viáveis para solucionar estes problemas, mas para isso é necessário primeiro uma conscientização das pessoas para utilizarem o transporte coletivo e uma melhoria na qualidade desses serviços.
“ A ida de ônibus para a faculdade é apenas uma etapa do trabalho, já que depois será feito um seminário aberto para a comunidade acadêmica e a sociedade para apresentar os resultados do trabalho, convidando os representantes dos órgãos públicos (STTP, SEPLAM) para debaterem junto com os alunos as conclusões do trabalho realizado,” concluiu.
Aulas de campo como essa fazem parte da política pedagógica da Facisa, que incentivo os alunos a vivenciarem na prática os temas que são discutidos em sala de aula, fazendo com que eles se defrontem com a realidade que irão enfrentar enquanto profissionais.

Fonte: SNN
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São Paulo: Marginal Tietê terá faixa para ônibus


A SPtrans, empresa que gerencia o transporte público na capital, vai oficializar uma faixa preferencial para ônibus em toda a extensão da Marginal do Tietê, nos dois sentidos da pista local, o que não havia antes da ampliação.

A faixa preferencial vai ser finalizada, segundo a Prefeitura, quando toda sinalização da marginal estiver concluída, o que está previsto para o final de agosto, segundo informou ontem a Dersa, empresa do governo estadual responsável pela obra e pela sinalização.
As placas informando a inclusão da faixa destinada ao transporte coletivo já estão instaladas em alguns trechos da marginal, mas os motoristas ouvidos pela reportagem parecem desconhecer o real significado delas.
De acordo com a SPTrans, os motoristas de veículos particulares podem utilizar a faixa preferencial, mas o que se espera com a demarcação é que os condutores tenham bom senso e só utilizem a faixa da direita da pista local para fazer a conversão ou onde houver interseção com outra via, deixando o espaço para os ônibus.
“Nem vi a placa indicando a faixa preferencial. E olha que passo aqui de duas vezes por dia”, disse a representante comercial Elisete Serrano, de 56 anos.
  • NÚMEROS - Por dia, transitam pela Marginal do Tietê ao menos 54 linhas de ônibus municipais e 83 linhas intermunicipais, transportando 370 mil passageiros. A via também recebe uma grande quantidade de fretados diariamente. Nos trechos mais carregados da marginal, entre a Via Dutra e Ponte das Bandeiras, estima-se que transitem 250 ônibus por hora.
    A vendedora Marcela Taira, de 26 anos, repetiu o discurso dos outros motoristas e disse que não percebeu a existência das novas sinalizações. “Nunca reparei”, afirmou ela, que também dirige mais de uma vez por dia na via.
    Apesar de reconhecer que a população tende a desrespeitar inicialmente a faixa preferencial, o representante comercial Carlos Cunha, de 47 anos, avalia que a medida beneficiará o trânsito. “Todos temos que contribuir para um trânsito melhor. O grande problema é fazer a população respeitar a nova medida”, disse.
    Quando anunciou a intenção de criar a faixa preferencial, em março de 2009, a Secretaria Municipal de Transportes justificou a medida como forma de tornar a viagem de ônibus mais rápida.

EDUCAÇÃO - Para o arquiteto e urbanista Cândido Malta Filho, a educação no trânsito é uma tarefa considerada difícil. Malta, que também é professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP), avalia que as pessoas só costumam seguir determinações se forem multadas. “A educação vinda pelo bolso é muito mais fácil.”
A nova pista central da marginal ajudou a reduzir em 44% o índice de lentidão na via, segundo medição da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Com a diminuição nos congestionamentos, a CET estima que 30 mil carros voltaram a usar a via.

  • QUEM TRAFEGAR PELO ESPAÇO NÃO SERÁ MULTADO - A faixa preferencial é destinada aos ônibus, mas quem trafegar por essa pista não será autuado. Já as faixas exclusivas, os corredores de ônibus espalhados pela cidade, são exclusivas dos ônibus ou táxis, que têm permissão para usá-los só com passageiro. Os corredores podem ser instalados na mão contrária à da via, o que não ocorre com as preferenciais.

Fonte: ZAP carros
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São Paulo: Ônibus não faz integração e usuário paga mais


O trajeto de Santana (zona norte de SP) até o Jardim Moreira, em Guarulhos (Grande São Paulo), custa R$ 2,95 para o passageiro que utiliza dois ônibus. Mas, para os usuários que fazem a integração no terminal Tucuruvi, o preço chega a R$ 5,90.
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Eles reclamam que, nas nove linhas que operam entre a capital e o município, o BOM (Bilhete Ônibus Metropolitano) não faz a integração entre o ônibus local de São Paulo e o intermunicipal. Com isso, em vez de pagar a primeira passagem inteira (R$ 2,65) e, na segunda, somente a diferença de preço (R$ 0,30 quando a passagem custa R$ 2,95), voltam a pagar o valor completo.
"Eu perdi R$ 40 e só percebi quando o BOM não passou mais", disse a operadora de telemarketing Maria dos Santos, 60 anos, de Guarulhos.
Um fiscal da empresa Vila Galvão, que não quis se identificar, afirmou que isso ocorre porque a catraca tem um sistema que indica "ida" ou "volta" do coletivo. Para ter direito à integração, e a pagar menos, o passageiro deve passar o BOM em duas catracas com a mesma indicação.

Fonte: Agora São Paulo
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