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Curitiba: Linha Especial de Natal circulará a partir de segunda-feira

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009


A Linha Turismo Especial de Natal começará a circular às 20 horas da próxima segunda-feira (7), com saída do Paço da Liberdade, na praça Generoso Marques, no centro. A linha, com seis ônibus tipo jardineira, vai funcionar a partir deste horário até o dia 23, percorrendo um trajeto de 33 quilômetros que será feito em cerca de duas horas. A tarifa custará R$ 10,00.O roteiro, sugerido pelo Instituto Municipal de Turismo, inclui endereços com decoração especial, construções históricas, hotéis e shoppings.

Por se tratar de um itinerário especial, técnicos da Urbs, Urbanização de Curitiba S/A, percorreram previamente todo o trecho antes de definir o trajeto.Entre outros pontos, a Linha Especial de Natal vai passar nos shoppings Mueller, Curitiba, Crystal Plaza e Estação; em hotéis como o Four Points, Garden, Lancaster e Radisson Batel; e na Igreja das Mercês, Palácio Avenida,Torre Panorâmica das Mercês, Portal de Santa Felicidade, Setor Histórico e a Cassa Dalla Stella.

Até o Natal, o itinerário do ônibus com decoração diferenciada será o seguinte: a partir da saída da praça, os ônibus seguem pelas ruas Alfredo Bufren, Amintas de Barros, Conselheiro Laurindo, XV de Novembro, João Negrão, Marechal Deodoro e avenida Marechal Floriano. Depois, segue pela rua Cândido Lopes, faz o contorno pela rua Ébano Pereira, avenida Luiz Xavier e rua Ermelino de Leão.
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Prefeitura de BH investirá R$ 1,6 bi em “trânsito rápido” a partir de 2010


Com o objetivo de dotar a cidade da infraestrutura adequada para sediar a Copa do Mundo de 2014, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) encaminhou, em 2 de dezembro, para a Câmara Municipal, projeto de lei que autoriza o Executivo a contratar um financiamento de até R$ 1,6 bilhão para investimentos a partir de 2010, principalmente na área de mobilidade urbana.

As intervenções, que devem ser feitas em, pelo menos, oito grandes vias de trânsito da capital, preveem a implantação em BH dos chamados BRTs (Bus Rapid Transit, ou corredores rápidos de trânsito). Conforme o prefeito Marcio Lacerda havia antecipado no final de novembro ao "Hoje em Dia", os recursos provenientes dessa operação de crédito poderão ser utilizados para custear também despesas de desapropriação e reassentamento. Sem novos aportes, essas intervenções não poderão ser feitas e inviabilizarão os projetos originalmente programados pela PBH para mobilidade urbana.

Segundo o próprio prefeito, os custos com desapropriações cresceram até três vezes acima das estimativas do Governo.Na mensagem encaminhada ao Legislativo, Lacerda justifica que precisa dotar o município das condições de infraestrutura "compatíveis com seu estágio de desenvolvimento" e com a "condição de cidade sede da Copa". A operação prevê a implantação, ampliação, modernização e adequação da infraestrutura viária e do sistema de transporte público coletivo urbano. Estão inseridas na proposta as Avenidas Antônio Carlos, Pedro I, Pedro II e Carlos Luz (Catalão).

Neste conjunto de intervenções, também é priorizada a expansão do Centro de Controle Operacional da BHTRANS. Sob o aspecto da circulação geral da cidade, foram priorizados os BRT nas Avenidas Cristiano Machado e Tereza Cristina e na Via 220 (Regional Barreiro), além da implantação da Via 710, com corredor exclusivo de ônibus (Regional Leste).

Esta última intervenção é destacada como importante ligação transversal, que permitirá a interligação entre diversas regiões da cidade, contribuindo para retirar grande parte de veículos de passagem da área central.Compatibilizando as demandas da Copa com as já existentes na cidade, planeja-se também viabilizar a implantação do Hospital Metropolitano, do terminal de transporte e do Centro de Convenções, todos os investimentos já previstos no planejamento municipal.
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Grande Recife reforça linhas para prova do ENEM


Durante os dois dias de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), entre os dias 05 e 06 de dezembro, o Grande Recife Consórcio de Transporte irá ofertar uma programação especial de coletivos para facilitar a locomoção dos candidatos até os locais de prova. Para isso, 16 linhas de ônibus estarão envolvidas na programação. Os candidatos que realizarão provas na Universidade Federal e Rural de Pernambuco (UFPE e UFRPE), nos bairros de Boa Viagem, Boa Vista e Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) vão ser atendidos pela programação especial. Para o primeiro dia de prova, no sábado (05/12), o Grande Recife irá disponibilizar dois ônibus e 29 viagens a mais durante o dia, totalizando 109 coletivos e 951 viagens no sábado.
Já para o domingo, serão mais 23 coletivos e 130 viagens a mais, ofertando um serviço de 98 coletivos e 852 viagens. Já em virtude do grande número de candidatos que se deslocarão até a UFPE, o Grande Recife desviou o itinerário de quatro linhas de ônibus que passarão a entrar no campus da universidade. As linhas 060-Shopping/CDU, 920-Rio Doce/CDU, 431-Cidade Universitária e 303-Curado II/ Caxangá (BR-232) fazem parte da alteração provisória de percurso.
O consórcio também irá reativar, no domingo, o serviço de linhas que normalmente não operam nesse dia. A linha 116-Circular (Príncipe) que atende a Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) irá operar no dia 05/12. E, a linha 469-Camaragibe/CDU que atende a UFPE também fará parte do esquema especial.
Linhas que farão parte do esquema especial:
  • 032-Setúbal/Conde da Boa Vista
  • 060-Shopping/CDU
  • 331-Totó Planalto
  • 100-Circular
  • 116-Circular (Príncipe)
  • 920-Rio Doce/CDU
  • 431-Cidade Universitária
  • 432-CDU/Varzea
    450-Camaragibe (Conde da Boa Vista)
  • 469-Camaragibe/CDU
  • 490-Camaragibe/Macaxeira
  • 330-Casa Amarela/CDU
  • 522-Dois Irmãos (Rui Barbosa)
  • 524-Sítio dos Pintos (Dois Irmãos)
  • 303-Curado II/Caxangá (BR-232)
  • 302-Curado II/Caxangá
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Detro apreende 54 ônibus intermunicipais em terminais no Rio


Fiscais do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) participaram, na manhã desta quinta-feira, da operação Legal tem que ser Legal nos terminais rodoviários do Estado. O objetivo é verificar as condições de tráfego dos ônibus que integram a frota regular do transporte intermunicipal. Entre 6h e 10h, 54 veículos foram recolhidos às garagens das empresas, em sua maioria, por mau estado de conservação e documentação irregular. Outros 18 infrações foram aplicadas. Na Rodoviária Novo Rio, um ônibus da Teresópolis foi recolhido por falta de selo de vistoria. A Viação Costa Verde teve um veículo apreendido pelo mesmo motivo e outro multado por trafegar com falta de equipamento de segurança. A Viação 1001 também teve um veículo multado pelo mesmo motivo. A Transmil teve um veículo apreendido por documentação irregular, o mesmo ônibus ainda foi multado por mal estado de conservação. No Américo Fontenelle (Central), a Transmil teve quatro veículos recolhidos, três por problemas de documentação e um por mal-estado de conservação, além de duas multas. A TRELL teve quatro ônibus apreendidos por falta de selo de vistoria e outro por mal estado de conservação.

Na Praça XV, dois ônibus da Rio Ita foram recolhidos por documentação irregular e um da Evanil recebeu uma infração por atraso. No João Goulart, em Niterói, a Nossa Senhora do Amparo teve um veículo apreendido por alteração de característica. A Rio Minho teve um ônibus recolhido por falta de selo de vistoria. A Viação ABC, a Estrela, a Viação Fagundes, a Rio Ita e a Viação Mauá tiveram um ônibus multado, cada, por trafegar sem cobrador. A Fagundes ainda teve um veículo recolhido à garagem e a Rio Ita dois, todos por não estarem registrados no Detrop. A Viação 1001 foi multada por problemas de iluminação em um ônibus. Em São Gonçalo, três ônibus da Viação Fagundes e dois da Viação Mauá foram recolhidos por mal-estado de conservação. Em Belford Roxo, a Viação Caravele teve um veículo multado por mal estado de conservação. Em Nova Iguaçu, a Galo Branco teve um ônibus recolhido e outro multado por documentação irregular. Em Cabo Frio, a Viação 1001 teve oito ônibus recolhidos, três por mal estado de conservação e o restante por documentação irregular. Em Araruama, seis veículos da Viação 1001 foram apreendidos, um por mal estado de conservação e os demais por alteração de característica. Dois ônibus da Montes Brancos foram recolhidos por esse motivo. A Rio Ita teve três ônibus recolhidos por alteração de característica, outros três por descumprimento de edital, além de uma multa por desrespeitar a gratuidade do idoso. Em Volta Redonda, um ônibus da São João Batista foi apreendido por documentação irregular. Em Barra Mansa, um veículo da Viação Falcão foi recolhido pelo mesmo motivo. Em Resende, um ônibus da Viação Penedo sem selo de vistoria foi encaminhado à garagem. Em Barra do Piraí, as empresas Barra do Piraí, Normandy, Pinheral, JC Guimarães e Nossa Senhora Aparecida tiveram um veículo recolhido, cada. A Santa Luzia registrou duas infrações.
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No Rio, Metrô terá ônibus para inauguração da Árvore de Natal da Lagoa


O Metrô vai oferecer linhas de ônibus para a inauguração da Árvore de Natal da Lagoa no sábado. Eles vão sair da Estação Siqueira Campos e farão o trajeto até a Lagoa das 18h às 23h, com intervalos de 10 minutos. No domingo, o serviço vai funcionar das 18h às 22h.
A tarifa dos ônibus para a Lagoa será de R$ 2,80 e incluirá a viagem nos trens das linhas 1 e 2. Quem comprar o bilhete do metrô deve informar que usará o serviço Metrô Na Superfície para receber o cartão eletrônico que dá direito ao embarque. O usuário poderá pagar diretamente nos ônibus com dinheiro, cartão pré-pago do metrô ou vale transporte eletrônico.
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Terminal lotado em Catanduva deixa usuários insatisfeitos


Quem necessita e tem o costume de utilizar os serviços de transporte coletivo, já parece ter se acostumado com as condições existentes em Catanduva. Mas, aqueles que, por alguma necessidade, são ‘marinheiros de primeira-viagem’, não parecem estar satisfeitos com o que estão encontrando nesses ambientes. Maciel disse que não depende do transporte coletivo, mas que, por um acaso, teve que tomar um ônibus para chegar no seu destino, mas se arrependeu.“Eu estou pasmo com essa situação, não imaginava encontrar o Terminal Urbano dessa maneira”, desabafou.Durante a reclamação, o morador disse que tentou falar com alguns funcionários do local, mas não foi atendido.“Eu tentei tomar água, não tinha água. E isso por que tem só bebedouro para todos os usuários do terminal. Onde já se viu isso? Na lanchonete tem água para vender, mas as pessoas não têm condições de comprar”, disse, revoltado.
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Curitiba: Edital da licitação do Transporte coletivo deve sair até o final do ano

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009


O edital da primeira licitação do transporte coletivo de Curitiba deverá ser lançado ainda neste ano. A promessa é do prefeito Beto Richa, que ameaçou “pegar de jeito” o presidente da Urbs (sociedade de economia mista controlada pelo município, que gerencia o transporte na capital), Marcos Valente Isfer, caso ocorra novo atraso. Segundo o prefeito, a demora na abertura do processo licitatório é plenamente justificável. “É uma licitação um tanto complexa”, argumenta. “É a primeira na história de Curitiba e todos os cuidados têm de ser tomados. Já umas três vezes estávamos para lançar o edital e apareceu uma ou outra situação que gerou alguma preocupação, alguma coisa de errado que aconteceu em outra cidade, onde observamos também as licitações que ocorreram, e estamos procurando corrigir.”
O prefeito disse esperar que o lançamento do edital traga transparência e mais qualidade ao sistema, preservando os interesses da população e garantindo uma tarifa justa e acessível. “Todos esses detalhes estão sendo observados, por isso não posso tratar esse assunto com pressa”, afirma. Os contratos do transporte coletivo foram firmados em 1955 e vieram sendo prorrogados durante todos esses anos sem licitação. Em 2001, o Ministério Público do Paraná ingressou com ação judicial para exigir que a prefeitura licitasse as linhas de ônibus da cidade, conforme determina a Constituição Federal de 1988. A juíza Fabiana Passos de Melo, da 1.ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba, ordenou, em junho de 2005, que a administração municipal iniciasse o processo licitatório do sistema de transporte coletivo, a ser concluído em até 18 meses. A prefeitura recorreu da decisão. No dia 27 de março do ano passado, foi publicada no Diário Oficial do município a nova Lei Geral do Transporte Coletivo.
Em agosto de 2008, a decisão da juíza Fabiana foi confirmada pelo desembargador Marcos Moura, do Tribunal de Justiça do Paraná. Há quase um ano, no dia 15 de dezembro, o prefeito Beto Richa assinou decreto regulamentando a lei. Para iniciar a elaboração do edital, a Urbs promoveu audiência pública no dia 27 de abril deste ano, no Memorial da Cidade, no Largo da Ordem. De 30 de abril a 11 de maio, a estatal recebeu, em seu site, sugestões para serem incluídas no edital. Atualmente, apenas dez concessionárias, quatro delas controladas pela mesma família, exploram o serviço de transporte coletivo em Curitiba, sem nunca terem passado por concorrência pública. O sistema movimenta aproximadamente R$ 50 milhões por ano.
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Circular mais caro surpreende passageiros e gera críticas em Marília-SP

Andar de ônibus em Marília está mais caro desde ontem. A tarifa da Circular aumentou 9,5% no final de semana, subiu para R$ 2,30 e pegou muita gente de surpresa. Além disso, pagar mais caro revoltou a grande maioria dos usuários.
A estudante, Júlia Cristina Barbosa, 27, se surpreendeu quando pegou o ônibus e viu um papel colado no vidro informando que a partir de então o preço era R$ 2,30.
Ela diz que não sabia do aumento. “A sorte foi que tinha dinheiro para pagar a diferença”, disse.
Para a estudante, Jéssica Davi, 17, o aumento representa menos dinheiro no bolso no fim do mês. Ela gasta duas passagens por dia para ir à escola. Agora terá de desembolsar R$ 4,60. “Se não prestar atenção, vai pesar”, afirma.
O vigilante Mauro Cruz Silva, 52, vai além. Critica o reajuste e afirma que a empresa não atende as expectativas dos usuários, que o aumento de R$ 0,20 embora pareça pouco é um absurdo.
“O terminal está imundo. Os ônibus demoram muito. Como é que podem aprovar um aumento desses?”, questiona.
Para a esteticista Maria de Lourdes Tozati, 48, que utiliza serviço de transporte coletivo quatro vezes ao dia, o aumento não tem qualquer justificativa.
O promotor de Justiça do Consumidor, José Alfredo de Araújo Sant’ Anna, anunciou que deve protocolar hoje no Tribunal de Justiça do Estado recurso tentando derrubar a liminar concedida pelo juiz Valdeci Mendes de Oliveira, que autorizou o aumento do ônibus. Um dos argumentos do MP é que o juiz concedeu a liminar sem consultar a promotoria ou a prefeitura.
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BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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